Empatia é indispensável para gestão de crise na comunicação pública, defende titular da Secom de AL
Wendel Palhares foi um dos palestrantes do 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação , que acontece em Fortaleza (CE)
“A verdade pode doer, mas é sempre a melhor forma de cuidar da dor alheia”. A declaração é do jornalista e secretário da Comunicação Social do Governo do Estado de Alagoas, Wendel Palhares, dada nesta quinta-feira (3) no 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom). O evento acontece até sexta-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
“Temos 27 Secretarias de Comunicação que têm dores muito parecidas, desafios na área da tecnologia que exigem decisões que muitas vezes não estão prontas. Escutar o que cada estado tem feito com essas dores e resolver, antes de tudo, é bastante edificante para a comunicação pública", registrou Wendel Palhares.
No encontro, a Secom/AL detalhou o gerenciamento de uma crise iniciada a partir de um caso ocorrido com a paciente Maria José de Araújo Almeida no Hospital Geral do Estado (HGE), em 2023. Na época, o cumprimento de um protocolo cirúrgico foi ignorado e a paciente teve a perna amputada em cirurgia para corrigir fratura no tornozelo.
Diante do erro médico, a prioridade da Secom/AL foi o primeiro canal direto de comunicação com a família e a imprensa, com empatia, transparência e responsabilização interna. O Estado deu todo acolhimento à paciente, incluindo reabilitação e casa adaptada.
“Mostramos como o Governo pode fazer uma gestão de crise baseada na empatia, ouvindo e sendo transparente. A comunicação é ferramenta dessa empatia, ferramenta para entender a dor do outro e comunicar bem", destacou Palhares, que atuou no caso como secretário-executivo de Gestão Interna da Secom/AL.
Secretário da Comunicação à época, Joaldo Reide Barros Cavalcante, também falou sobre as medidas adotadas. "Tivemos respeito ao ser humano, porque é uma perda irreparável, e foi feito todo um trabalho em rede, sob a coordenação da Comunicação, com orientações e ações imediatas", acrescentou Joaldo.
Saiba mais
O Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom) foi criado em 2023 como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas de Comunicação dos Estados e do Distrito Federal.
O Fórum é o órgão máximo do CNSecom, com poderes deliberativos e normativos. É integrado pelos secretários e dirigentes de órgãos correlatos das unidades da federação, norteados pela defesa da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
