Empatia é indispensável para gestão de crise na comunicação pública, defende titular da Secom de AL
Wendel Palhares foi um dos palestrantes do 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação , que acontece em Fortaleza (CE)
“A verdade pode doer, mas é sempre a melhor forma de cuidar da dor alheia”. A declaração é do jornalista e secretário da Comunicação Social do Governo do Estado de Alagoas, Wendel Palhares, dada nesta quinta-feira (3) no 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom). O evento acontece até sexta-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
“Temos 27 Secretarias de Comunicação que têm dores muito parecidas, desafios na área da tecnologia que exigem decisões que muitas vezes não estão prontas. Escutar o que cada estado tem feito com essas dores e resolver, antes de tudo, é bastante edificante para a comunicação pública", registrou Wendel Palhares.
No encontro, a Secom/AL detalhou o gerenciamento de uma crise iniciada a partir de um caso ocorrido com a paciente Maria José de Araújo Almeida no Hospital Geral do Estado (HGE), em 2023. Na época, o cumprimento de um protocolo cirúrgico foi ignorado e a paciente teve a perna amputada em cirurgia para corrigir fratura no tornozelo.
Diante do erro médico, a prioridade da Secom/AL foi o primeiro canal direto de comunicação com a família e a imprensa, com empatia, transparência e responsabilização interna. O Estado deu todo acolhimento à paciente, incluindo reabilitação e casa adaptada.
“Mostramos como o Governo pode fazer uma gestão de crise baseada na empatia, ouvindo e sendo transparente. A comunicação é ferramenta dessa empatia, ferramenta para entender a dor do outro e comunicar bem", destacou Palhares, que atuou no caso como secretário-executivo de Gestão Interna da Secom/AL.
Secretário da Comunicação à época, Joaldo Reide Barros Cavalcante, também falou sobre as medidas adotadas. "Tivemos respeito ao ser humano, porque é uma perda irreparável, e foi feito todo um trabalho em rede, sob a coordenação da Comunicação, com orientações e ações imediatas", acrescentou Joaldo.
Saiba mais
O Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom) foi criado em 2023 como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas de Comunicação dos Estados e do Distrito Federal.
O Fórum é o órgão máximo do CNSecom, com poderes deliberativos e normativos. É integrado pelos secretários e dirigentes de órgãos correlatos das unidades da federação, norteados pela defesa da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.
Últimas notícias
Ator Rui Rezende, de 'Roque Santeiro', morre aos 88 anos no Rio de Janeiro
Revalida 2026/1: divulgado resultado final da primeira etapa do exame
IBGE inicia coleta da Pesquisa Nacional de Saúde 2026
Inmet emite alerta de baixa umidade para 16 municípios de Alagoas nesta segunda (13)
Após 26 anos, concurso da Guarda Municipal reúne quase 15 mil candidatos em Maceió
Mais de 10 mil pessoas acompanham Renan Filho e Cícero Cavalcante em caminhada histórica
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
