Empatia é indispensável para gestão de crise na comunicação pública, defende titular da Secom de AL
Wendel Palhares foi um dos palestrantes do 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação , que acontece em Fortaleza (CE)
“A verdade pode doer, mas é sempre a melhor forma de cuidar da dor alheia”. A declaração é do jornalista e secretário da Comunicação Social do Governo do Estado de Alagoas, Wendel Palhares, dada nesta quinta-feira (3) no 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom). O evento acontece até sexta-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
“Temos 27 Secretarias de Comunicação que têm dores muito parecidas, desafios na área da tecnologia que exigem decisões que muitas vezes não estão prontas. Escutar o que cada estado tem feito com essas dores e resolver, antes de tudo, é bastante edificante para a comunicação pública", registrou Wendel Palhares.
No encontro, a Secom/AL detalhou o gerenciamento de uma crise iniciada a partir de um caso ocorrido com a paciente Maria José de Araújo Almeida no Hospital Geral do Estado (HGE), em 2023. Na época, o cumprimento de um protocolo cirúrgico foi ignorado e a paciente teve a perna amputada em cirurgia para corrigir fratura no tornozelo.
Diante do erro médico, a prioridade da Secom/AL foi o primeiro canal direto de comunicação com a família e a imprensa, com empatia, transparência e responsabilização interna. O Estado deu todo acolhimento à paciente, incluindo reabilitação e casa adaptada.
“Mostramos como o Governo pode fazer uma gestão de crise baseada na empatia, ouvindo e sendo transparente. A comunicação é ferramenta dessa empatia, ferramenta para entender a dor do outro e comunicar bem", destacou Palhares, que atuou no caso como secretário-executivo de Gestão Interna da Secom/AL.
Secretário da Comunicação à época, Joaldo Reide Barros Cavalcante, também falou sobre as medidas adotadas. "Tivemos respeito ao ser humano, porque é uma perda irreparável, e foi feito todo um trabalho em rede, sob a coordenação da Comunicação, com orientações e ações imediatas", acrescentou Joaldo.
Saiba mais
O Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom) foi criado em 2023 como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas de Comunicação dos Estados e do Distrito Federal.
O Fórum é o órgão máximo do CNSecom, com poderes deliberativos e normativos. É integrado pelos secretários e dirigentes de órgãos correlatos das unidades da federação, norteados pela defesa da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
