Empatia é indispensável para gestão de crise na comunicação pública, defende titular da Secom de AL
Wendel Palhares foi um dos palestrantes do 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação , que acontece em Fortaleza (CE)
“A verdade pode doer, mas é sempre a melhor forma de cuidar da dor alheia”. A declaração é do jornalista e secretário da Comunicação Social do Governo do Estado de Alagoas, Wendel Palhares, dada nesta quinta-feira (3) no 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom). O evento acontece até sexta-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
“Temos 27 Secretarias de Comunicação que têm dores muito parecidas, desafios na área da tecnologia que exigem decisões que muitas vezes não estão prontas. Escutar o que cada estado tem feito com essas dores e resolver, antes de tudo, é bastante edificante para a comunicação pública", registrou Wendel Palhares.
No encontro, a Secom/AL detalhou o gerenciamento de uma crise iniciada a partir de um caso ocorrido com a paciente Maria José de Araújo Almeida no Hospital Geral do Estado (HGE), em 2023. Na época, o cumprimento de um protocolo cirúrgico foi ignorado e a paciente teve a perna amputada em cirurgia para corrigir fratura no tornozelo.
Diante do erro médico, a prioridade da Secom/AL foi o primeiro canal direto de comunicação com a família e a imprensa, com empatia, transparência e responsabilização interna. O Estado deu todo acolhimento à paciente, incluindo reabilitação e casa adaptada.
“Mostramos como o Governo pode fazer uma gestão de crise baseada na empatia, ouvindo e sendo transparente. A comunicação é ferramenta dessa empatia, ferramenta para entender a dor do outro e comunicar bem", destacou Palhares, que atuou no caso como secretário-executivo de Gestão Interna da Secom/AL.
Secretário da Comunicação à época, Joaldo Reide Barros Cavalcante, também falou sobre as medidas adotadas. "Tivemos respeito ao ser humano, porque é uma perda irreparável, e foi feito todo um trabalho em rede, sob a coordenação da Comunicação, com orientações e ações imediatas", acrescentou Joaldo.
Saiba mais
O Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom) foi criado em 2023 como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas de Comunicação dos Estados e do Distrito Federal.
O Fórum é o órgão máximo do CNSecom, com poderes deliberativos e normativos. É integrado pelos secretários e dirigentes de órgãos correlatos das unidades da federação, norteados pela defesa da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.
Últimas notícias
Embriagado, prefeito de Traipu causa acidente no Jaraguá, dizem testemunhas
Duas motocicletas colidem de frente e deixam três feridos em Craíbas
Idosa fica ferida após acidente envolvendo motocicletas em Santana do Ipanema
Cadáver em estado avançado de decomposição é encontrado na zona rural de Anadia
Adriano e Aloísio Chulapa postam vídeo descontraído enquanto curtem piscina em Maceió
Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
