Empatia é indispensável para gestão de crise na comunicação pública, defende titular da Secom de AL
Wendel Palhares foi um dos palestrantes do 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação , que acontece em Fortaleza (CE)
 
                            “A verdade pode doer, mas é sempre a melhor forma de cuidar da dor alheia”. A declaração é do jornalista e secretário da Comunicação Social do Governo do Estado de Alagoas, Wendel Palhares, dada nesta quinta-feira (3) no 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom). O evento acontece até sexta-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
“Temos 27 Secretarias de Comunicação que têm dores muito parecidas, desafios na área da tecnologia que exigem decisões que muitas vezes não estão prontas. Escutar o que cada estado tem feito com essas dores e resolver, antes de tudo, é bastante edificante para a comunicação pública", registrou Wendel Palhares.
No encontro, a Secom/AL detalhou o gerenciamento de uma crise iniciada a partir de um caso ocorrido com a paciente Maria José de Araújo Almeida no Hospital Geral do Estado (HGE), em 2023. Na época, o cumprimento de um protocolo cirúrgico foi ignorado e a paciente teve a perna amputada em cirurgia para corrigir fratura no tornozelo.
Diante do erro médico, a prioridade da Secom/AL foi o primeiro canal direto de comunicação com a família e a imprensa, com empatia, transparência e responsabilização interna. O Estado deu todo acolhimento à paciente, incluindo reabilitação e casa adaptada.  
“Mostramos como o Governo pode fazer uma gestão de crise baseada na empatia, ouvindo e sendo transparente. A comunicação é ferramenta dessa empatia, ferramenta para entender a dor do outro e comunicar bem", destacou Palhares, que atuou no caso como secretário-executivo de Gestão Interna da Secom/AL.
Secretário da Comunicação à época, Joaldo Reide Barros Cavalcante, também falou sobre as medidas adotadas. "Tivemos respeito ao ser humano, porque é uma perda irreparável, e foi feito todo um trabalho em rede, sob a coordenação da Comunicação, com orientações e ações imediatas", acrescentou Joaldo.
Saiba mais
O Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom) foi criado em 2023 como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas de Comunicação dos Estados e do Distrito Federal.
O Fórum é o órgão máximo do CNSecom, com poderes deliberativos e normativos. É integrado pelos secretários e dirigentes de órgãos correlatos das unidades da federação, norteados pela defesa da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		