Governo regulamenta férias dos servidores por meio de Decreto Estadual
Medida simplifica normas, facilita planejamento e beneficia servidores e a gestão pública

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), publicou o Decreto Estadual nº 101.744, que padroniza as regras das férias dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual. A medida visou unificar as normas que antes eram dispersas em diversas Instruções Normativas (INs), facilitando o acesso à informação e a operacionalização para os setores de gestão de pessoas.
A elaboração do decreto foi conduzida pela Superintendência de Política de Gestão para Pessoas da Seplag. “Esse Decreto representa um avanço importante na gestão de pessoas do Estado. Ele padroniza e traz mais clareza às regras de férias, garantindo segurança para os servidores e mais previsibilidade para os setores de Recursos Humanos. Com isso, fortalecemos uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades do serviço público”, afirmou o superintendente de Política de Gestão para Pessoas da Seplag, Onildo Canuto.
O Decreto Estadual foi publicado em 31 de março de 2025 e detalha os procedimentos para a concessão, o planejamento e o controle dos períodos de descanso dos servidores. Entre os pontos abordados, está a possibilidade de usufruir das férias de forma integral ou parcelada. Além disso, o decreto estabelece as regras para a solicitação de alteração do período de férias previamente agendado.
Um aspecto importante destacado no decreto é o pagamento do adicional de 1/3 de férias, que deverá ser efetuado no mês anterior ao início do gozo, permitindo ao servidor, condições para planejar seu período de descanso com antecedência. “A implementação do Decreto Estadual nº 101.744/2025 traz benefícios tanto para os servidores quanto para a administração pública, representando maior clareza e segurança jurídica em relação aos seus direitos relacionados às férias, o que se torna um avanço na gestão de pessoas, permitindo um planejamento melhor das equipes, consequentemente a melhora na qualidade dos serviços públicos prestados à população”, complementou a secretária especial de gestão e patrimônio, Júlia Casado.
Todos os servidores públicos ativos do Poder Executivo estadual, regidos pelo regime estatutário, serão diretamente beneficiados pelas novas regras. As chefias de setor e os profissionais que atuam nas áreas de Recursos Humanos também terão um fluxo de trabalho mais claro e diretrizes uniformes para o planejamento e a gestão das férias.
Veja também
Últimas notícias

Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida vai reunir fieis neste domingo (19) em Arapiraca

Ifal repudia caso de intolerância religiosa ocorrido em Palmeira dos Índios

Prefeitura de Penedo e Ufal abrem inscrição para curso gratuito para mulheres empreendedoras
Samyra do Basto ganha destaque e pode fortalecer a candidatura de Ronaldo Lessa ao Senado

Vacina contra bronquiolite chega ao SUS e representa um avanço na proteção das crianças

Operação mira em ferros-velhos suspeitos de comprar cabos furtados e causar prejuízos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
