Governo regulamenta férias dos servidores por meio de Decreto Estadual
Medida simplifica normas, facilita planejamento e beneficia servidores e a gestão pública
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), publicou o Decreto Estadual nº 101.744, que padroniza as regras das férias dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual. A medida visou unificar as normas que antes eram dispersas em diversas Instruções Normativas (INs), facilitando o acesso à informação e a operacionalização para os setores de gestão de pessoas.
A elaboração do decreto foi conduzida pela Superintendência de Política de Gestão para Pessoas da Seplag. “Esse Decreto representa um avanço importante na gestão de pessoas do Estado. Ele padroniza e traz mais clareza às regras de férias, garantindo segurança para os servidores e mais previsibilidade para os setores de Recursos Humanos. Com isso, fortalecemos uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades do serviço público”, afirmou o superintendente de Política de Gestão para Pessoas da Seplag, Onildo Canuto.
O Decreto Estadual foi publicado em 31 de março de 2025 e detalha os procedimentos para a concessão, o planejamento e o controle dos períodos de descanso dos servidores. Entre os pontos abordados, está a possibilidade de usufruir das férias de forma integral ou parcelada. Além disso, o decreto estabelece as regras para a solicitação de alteração do período de férias previamente agendado.
Um aspecto importante destacado no decreto é o pagamento do adicional de 1/3 de férias, que deverá ser efetuado no mês anterior ao início do gozo, permitindo ao servidor, condições para planejar seu período de descanso com antecedência. “A implementação do Decreto Estadual nº 101.744/2025 traz benefícios tanto para os servidores quanto para a administração pública, representando maior clareza e segurança jurídica em relação aos seus direitos relacionados às férias, o que se torna um avanço na gestão de pessoas, permitindo um planejamento melhor das equipes, consequentemente a melhora na qualidade dos serviços públicos prestados à população”, complementou a secretária especial de gestão e patrimônio, Júlia Casado.
Todos os servidores públicos ativos do Poder Executivo estadual, regidos pelo regime estatutário, serão diretamente beneficiados pelas novas regras. As chefias de setor e os profissionais que atuam nas áreas de Recursos Humanos também terão um fluxo de trabalho mais claro e diretrizes uniformes para o planejamento e a gestão das férias.
Veja também
Últimas notícias
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Justiça decreta medidas protetivas de urgência a criança autista agredida em clínica de Maceió
Acusados de matar vendedor em bar de Arapiraca serão julgados nesta quarta-feira (5)
Ao relembrar ações dos mandatos, Cibele Moura reforça: “Trabalho é compromisso, não política eleitoral”
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
