Membros do União Brasil em AL esperam decisão sobre federação com PP para definir futuro
O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, é o nome mais cotado para assumir a presidência da federação

Parlamentares filiados ao União Brasil (UB) em Alagoas esperam a definição sobre a federação com o partido Progressistas (PP) de Arthur Lira para definir o rumo político que será tomado nas eleições de 2026.
As articulações na cúpula dos dois partidos estão avançadas, sendo aprovada pelos dirigentes do PP, mas enfrenta dificuldades em alguns estados por questões locais, como o apoio a grupos políticos distintos.
Em Alagoas, a bancada de deputados estaduais do União Brasil na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AL) mantém o mesmo tom quanto à questão.
O deputado Lelo Maia disse, ao portal 7Segundos, que espera uma decisão do Diretório Nacional para definir os próximos passos. Lelo Maia lembrou, ainda, que a cláusula de barreira dificulta o acesso dos partidos.
“A cláusula vai piorando a cada eleição. Em 2026 já tem uma quantidade de barreira e em 2030 tem muito mais. O presidente Arthur Lira falou da possibilidade da federação, e nos deixou à vontade para continuar”, disse o parlamentar.
Mesaque Padilha, um dos representantes da bancada evangélica da Casa de Tavares Bastos, disse à reportagem, por meio de nota, que a união dos dois partidos pode representar um fortalecimento do sistema eleitoral brasileiro.
“A união [entre os dois partidos] pode representar um fortalecimento do sistema eleitoral brasileiro. Contudo, o deputado ressalta que seu apoio está condicionado à preservação de valores que considera inegociáveis, como a defesa da família, a liberdade religiosa e o compromisso com o bem-estar do povo alagoano”, diz a nota.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do deputado Leonam Pinheiro, mas ainda não obteve resposta.
O único representante do União Brasil na Câmara Municipal de Maceió, David Empregos AL, disse que não está acompanhando as movimentações de bastidores sobre a formação da nova federação. O vereador afirma que mantém seu foco nas ações como legislador municipal.
O deputado federal Alfredo Gaspar, um dos principais nomes da legenda no Nordeste, preferiu não comentar as negociações já que seu partido ainda não definiu se fechará acordo com o União Brasil.
Informações de bastidores apontam que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, é o nome mais cotado para assumir a presidência da federação entre União Brasil e o PP.
Arthur Lira deixou claro, para os membros do União Brasil, que não impedirá a saída de nomes que não concordem com a união dos dois partidos. Os parlamentares esperam a definição do Diretório Nacional sobre a federação para definir os rumos que serão tomados na eleição de 2026.
O PP de Lira já definiu sua posição quanto à federação. Agora, falta apenas o União Brasil alinhar seus diretórios estaduais e comunicar a decisão à cúpula do Progressistas.
Veja também
Últimas notícias

“Corre, que é Terapêutico” ocorre nesta quinta (9) em Arapiraca

Corpo de Bombeiros faz buscas por criança desaparecida na praia de Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Traficante 'Playboy' morto em confronto é suspeito de participar de roubos de relógios de luxo, em Maceió

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
