Sesau assegura transferência de recém-nascido cardiopata para Recife
Transporte foi feito por meio de UTI Aérea do Departamento Estadual de Aviação
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) garantiu, nesta quarta-feira (16), a transferência, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea, de mais um recém-nascido diagnosticado com cardiopatia congênita.
O bebê, de apenas 16 dias, foi transferido da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro Poço, em Maceió, para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em Recife, Pernambuco, onde deve passar por uma operação para corrigir a má-formação congênita.
A transferência foi feitaq por meio da Central de Regulação de Alta Complexidade (Cerac) da Sesau, com o apoio logístico do Programa Salva Mais, composto pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a aeronave do Departamento Estadual de Aviação (DEA). Também atuou, para a efetivação da ação, o Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), essencial para garantir que pacientes alagoanos tenham acesso a serviços de saúde que não estão disponíveis no estado.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da integração entre os órgãos para garantir o acesso a cuidados especializados. “Estamos falando de um bebê que precisa de uma cirurgia de alta complexidade e que não pode esperar. O Programa Salva Mais é a prova de que a união entre os serviços de saúde, regulação e transporte especializado pode salvar vidas todos os dias em Alagoas,” afirmou o secretário.
O bebê transferido nesta quarta-feira é acometido por Transposição das Grandes Artérias (TGA), uma cardiopatia congênita que ocorre quando a aorta e a artéria pulmonar estão invertidas. É uma doença cardíaca grave e rara. A cirurgia indicada para o bebê é a de “switch” arterial, chamada também de cirurgia de Jatene. Ela consiste na correção da transposição das grandes artérias. Além disso, também foi recomendado para a criança a manobra de Lecompte, uma técnica cirúrgica cardíaca que reposiciona a artéria pulmonar em relação à aorta.
Outros casos
Além do recém-nascido transferido para o Recife, nessa terça-feira (15) a Sesau assegurou que uma bebê de 2 meses, que estava internada no Hospital da Criança de Alagoas, fosse transferida para o Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo. A criança nasceu com coarctação da aorta (CoA) associada à hipoplasia do arco aórtico (AAH), e também deverá passar por cirurgia para correção da cardiopatia.
Últimas notícias
Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (10)

Prefeitura anuncia grande festa para celebrar Dia das Mães em Porto Calvo

Cabo Bebeto lamenta assassinato de PM no conjunto Salvador Lyra, em Maceió

Carro com reboque roda na pista em viaduto em frente ao shopping de Arapiraca

AMA sedia lançamento da nova edição do Selo UNICEF para municípios alagoanos

Confira a previsão do tempo para o fim de semana dedicado ao Dia das Mães
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
