Sesau assegura transferência de recém-nascido cardiopata para Recife
Transporte foi feito por meio de UTI Aérea do Departamento Estadual de Aviação
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) garantiu, nesta quarta-feira (16), a transferência, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea, de mais um recém-nascido diagnosticado com cardiopatia congênita.
O bebê, de apenas 16 dias, foi transferido da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro Poço, em Maceió, para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em Recife, Pernambuco, onde deve passar por uma operação para corrigir a má-formação congênita.
A transferência foi feitaq por meio da Central de Regulação de Alta Complexidade (Cerac) da Sesau, com o apoio logístico do Programa Salva Mais, composto pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a aeronave do Departamento Estadual de Aviação (DEA). Também atuou, para a efetivação da ação, o Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), essencial para garantir que pacientes alagoanos tenham acesso a serviços de saúde que não estão disponíveis no estado.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da integração entre os órgãos para garantir o acesso a cuidados especializados. “Estamos falando de um bebê que precisa de uma cirurgia de alta complexidade e que não pode esperar. O Programa Salva Mais é a prova de que a união entre os serviços de saúde, regulação e transporte especializado pode salvar vidas todos os dias em Alagoas,” afirmou o secretário.
O bebê transferido nesta quarta-feira é acometido por Transposição das Grandes Artérias (TGA), uma cardiopatia congênita que ocorre quando a aorta e a artéria pulmonar estão invertidas. É uma doença cardíaca grave e rara. A cirurgia indicada para o bebê é a de “switch” arterial, chamada também de cirurgia de Jatene. Ela consiste na correção da transposição das grandes artérias. Além disso, também foi recomendado para a criança a manobra de Lecompte, uma técnica cirúrgica cardíaca que reposiciona a artéria pulmonar em relação à aorta.
Outros casos
Além do recém-nascido transferido para o Recife, nessa terça-feira (15) a Sesau assegurou que uma bebê de 2 meses, que estava internada no Hospital da Criança de Alagoas, fosse transferida para o Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo. A criança nasceu com coarctação da aorta (CoA) associada à hipoplasia do arco aórtico (AAH), e também deverá passar por cirurgia para correção da cardiopatia.
Últimas notícias
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Obras em mirantes do Jacintinho e Chã de Bebedouro entram em fase final
Maceió ganha destaque nacional em premiação de cidades inteligentes
Rafaella Justus dá indício de romance e expõe presente de 'pessoa especial'
Não é IA: Dua Lipa e Sabrina Sato brilham juntas em ensaio da Vila Isabel
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
