Sesau assegura transferência de recém-nascido cardiopata para Recife
Transporte foi feito por meio de UTI Aérea do Departamento Estadual de Aviação
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) garantiu, nesta quarta-feira (16), a transferência, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea, de mais um recém-nascido diagnosticado com cardiopatia congênita.
O bebê, de apenas 16 dias, foi transferido da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro Poço, em Maceió, para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em Recife, Pernambuco, onde deve passar por uma operação para corrigir a má-formação congênita.
A transferência foi feitaq por meio da Central de Regulação de Alta Complexidade (Cerac) da Sesau, com o apoio logístico do Programa Salva Mais, composto pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a aeronave do Departamento Estadual de Aviação (DEA). Também atuou, para a efetivação da ação, o Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), essencial para garantir que pacientes alagoanos tenham acesso a serviços de saúde que não estão disponíveis no estado.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da integração entre os órgãos para garantir o acesso a cuidados especializados. “Estamos falando de um bebê que precisa de uma cirurgia de alta complexidade e que não pode esperar. O Programa Salva Mais é a prova de que a união entre os serviços de saúde, regulação e transporte especializado pode salvar vidas todos os dias em Alagoas,” afirmou o secretário.
O bebê transferido nesta quarta-feira é acometido por Transposição das Grandes Artérias (TGA), uma cardiopatia congênita que ocorre quando a aorta e a artéria pulmonar estão invertidas. É uma doença cardíaca grave e rara. A cirurgia indicada para o bebê é a de “switch” arterial, chamada também de cirurgia de Jatene. Ela consiste na correção da transposição das grandes artérias. Além disso, também foi recomendado para a criança a manobra de Lecompte, uma técnica cirúrgica cardíaca que reposiciona a artéria pulmonar em relação à aorta.
Outros casos
Além do recém-nascido transferido para o Recife, nessa terça-feira (15) a Sesau assegurou que uma bebê de 2 meses, que estava internada no Hospital da Criança de Alagoas, fosse transferida para o Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo. A criança nasceu com coarctação da aorta (CoA) associada à hipoplasia do arco aórtico (AAH), e também deverá passar por cirurgia para correção da cardiopatia.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
