Saúde

Em novo vídeo, Bolsonaro aparece enfaixado andando por hospital

Segundo o último boletim médico, Bolsonaro permanece internado na UTI, com boa evolução clínica e sem dor

Por Metrópoles 16/04/2025 17h05
Em novo vídeo, Bolsonaro aparece enfaixado andando por hospital
Segundo o último boletim médico, Bolsonaro permanece internado na UTI, com boa evolução clínica e sem dor - Foto: Reprodução

O perfil do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais publicou, nesta quarta-feira (16), um novo vídeo do ex-mandatário caminhando pelos corredores do Hospital DF Star, onde está hospitalizado desde sábado (12) para tratar uma obstrução intestinal.

Nas imagens, Bolsonaro aparece acompanhado da equipe que cuida do seu pós-operatório. No domingo (12/4), ele foi submetido a uma cirurgia de 12 horas para a remoção de aderências intestinais — conhecidas como bridas — e a reconstrução de parte da parede abdominal.

O que é obstrução intestinal?

A obstrução intestinal é caracterizada pelo bloqueio parcial ou total da passagem dos alimentos digeridos pelo intestino.
Essa condição pode ser provocada por diferentes fatores, como tumores, hérnias, inflamações, intoxicações, ou pelas chamadas bridas intestinais.

Os principais sintomas incluem inchaço abdominal, prisão de ventre, dificuldade para eliminar gases, náuseas, vômitos e dor abdominal em forma de cólica.

No caso de Bolsonaro, o problema está associado às cirurgias feitas após o atentado de 2018, o que favorece a formação dessas aderências.

No boletim divulgado na manhã desta quarta, o hospital informou que o “ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Encontra-se com boa evolução clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências. Mantém programação de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”.

Desde o atentado que sofreu em setembro de 2018, durante a campanha presidencial, Bolsonaro passou por uma série de procedimentos médicos relacionados ao sistema digestivo.