Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Somente na última semana, mais de dez assistidos relataram terem sido contatados via WhatsApp por golpistas
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) informou nesta quarta-feira (23) que identificou novas tentativas de golpe envolvendo o nome da instituição, desta vez, em Maceió. Um possível estelionatário utilizou o nome de defensores públicos da área cível e de família para coletar dados de cidadãos assistidos pela Instituição.
De acordo com a Defensoria Pública, somente na última semana, mais de dez assistidos relataram terem sido contatados via WhatsApp por golpistas que se passam por defensores públicos, utilizando dados públicos sobre os processos.
Segundo os relatos, os criminosos usam nomes reais de defensores, porém, as fotos dos perfis são retiradas de bancos de imagens para dar aparência de legitimidade. Na abordagem, informam sobre um suposto resultado positivo em uma ação judicial e afirmam que o assistido teria valores a receber. Em seguida, solicitam dados sigilosos e exigem o pagamento de quantias em dinheiro.
A Defensoria Pública avisa que é importante ressaltar que o atendimento da Defensoria Pública é totalmente gratuito. A Instituição não cobra qualquer valor pelos serviços. Também é fundamental destacar que defensores públicos e seus assessores não entram em contato com os assistidos para solicitar informações bancárias, pagamentos ou dados pessoais sensíveis, como senhas ou números de cartão.
A Defensoria Pública orienta seus assistidos a serem cautelosos ao compartilhar informações pelas redes sociais. Em caso de suspeita ou dúvidas sobre qualquer situação semelhante, recomenda-se procurar a unidade da Defensoria Pública mais próxima para esclarecimentos e orientação jurídica.
Veja também
Últimas notícias
Operação Tampa Bueiro já nivelou 569 tampas de poços de visita em Maceió
Bandidos invadem casa e executam DJ Jaciel Marley em União dos Palmares
Pai e filho morreram por afogamento acidental em Delmiro Gouveia
Veja o resultado definitivo do concurso público do Ministério Público de AL
Justiça mantém prisão de suspeito de estuprar e matar Petérson Ykaro
Jovem morre após moto bater de frente com caçamba em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
