Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Somente na última semana, mais de dez assistidos relataram terem sido contatados via WhatsApp por golpistas
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) informou nesta quarta-feira (23) que identificou novas tentativas de golpe envolvendo o nome da instituição, desta vez, em Maceió. Um possível estelionatário utilizou o nome de defensores públicos da área cível e de família para coletar dados de cidadãos assistidos pela Instituição.
De acordo com a Defensoria Pública, somente na última semana, mais de dez assistidos relataram terem sido contatados via WhatsApp por golpistas que se passam por defensores públicos, utilizando dados públicos sobre os processos.
Segundo os relatos, os criminosos usam nomes reais de defensores, porém, as fotos dos perfis são retiradas de bancos de imagens para dar aparência de legitimidade. Na abordagem, informam sobre um suposto resultado positivo em uma ação judicial e afirmam que o assistido teria valores a receber. Em seguida, solicitam dados sigilosos e exigem o pagamento de quantias em dinheiro.
A Defensoria Pública avisa que é importante ressaltar que o atendimento da Defensoria Pública é totalmente gratuito. A Instituição não cobra qualquer valor pelos serviços. Também é fundamental destacar que defensores públicos e seus assessores não entram em contato com os assistidos para solicitar informações bancárias, pagamentos ou dados pessoais sensíveis, como senhas ou números de cartão.
A Defensoria Pública orienta seus assistidos a serem cautelosos ao compartilhar informações pelas redes sociais. Em caso de suspeita ou dúvidas sobre qualquer situação semelhante, recomenda-se procurar a unidade da Defensoria Pública mais próxima para esclarecimentos e orientação jurídica.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa aponta Arthur e Marina à frente para o Senado e JHC no Governo
Ministério Público recomenda nova eleição da Mesa Diretora da Câmara de Atalaia
Francisco Sales convoca alagoanos e defende mudança política nas urnas
Homem é preso após usar muleta para agredir a irmã em Arapiraca
Prefeito anuncia Programa Municipal de Diagnóstico e Tratamento da Endometriose
Rodrigo Cunha entrega 34 ruas pavimentadas no Village Campestre 2 e Canto do Mainá
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
