MPAL e Governo Estadual debatem consulta pública sobre políticas de publicidade do estado
O representante do poder executivo entregou ao chefe do MPAL cópia da consulta pública sobre as práticas adotadas pelo Governo de Alagoas na veiculação de publicidade
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, recebeu, nesta terça-feira (30), o secretário estadual de Comunicação, Wendel Palhares. Na ocasião, o representante do poder executivo entregou ao chefe do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) cópia da consulta pública que está sendo realizada para colher opiniões sobre as práticas adotadas pelo Governo de Alagoas na veiculação de publicidade institucional em sites, blogs e portais de notícias.
Para o procurador-geral, a iniciativa colabora para o cumprimento de importantes princípios que devem reger a administração pública:
“Estamos vendo a preocupação da gestão, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação, com a impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, pilares importantes que asseguram que a atuação do Estado seja legítima, justa, transparente e eficaz”, afirmou Lean Araújo, garantindo que acessará a consulta pública para dar a contribuição do MPAL envolvendo a temática.
Segundo Wendel Palhares, a participação é aberta à população, e qualquer cidadão poderá opinar, até o dia 7 de maio, basta acessar o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4DyZCILomswErdTWJ8mBDuHA7E2j6hK9Z2FVuypdPTLEbvw/viewform.
“Decidimos trazer cópia da consulta ao chefe desta instituição porque acreditamos que o Ministério Público é uma peça importante na construção de uma política que tenha participação social, que tenha clareza, que tenha transparência, e nós sabemos que as contribuições do MP vão fortalecer a comunicação pública estadual. Temos estudado bastante como essa comunicação se dá em todo o Brasil, estamos buscando o que há de mais moderno em mecanismos de defesa de uma comunicação pública com integridade da informação e com respeito ao mercado e, sobretudo, ao cidadão”, declarou o secretário.
Podem colaborar com as respostas, cidadãos, veículos de comunicação, órgãos de controle, como o Tribunal de Contas e o próprio Ministério Público, e entidades representativas, como o Sindicato dos Jornalistas e o Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário (ABAP). Os resultados obtidos servirão de base para que a Secom possa tornar a comunicação pública mais justa, eficiente e democrática, ao oferecer subsídios sobre a execução da publicidade digital.
A iniciativa integra as ações da Secretaria de Comunicação de Alagoas, que vem promovendo esse debate em articulação com o Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação (Consecom) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A jornalista Janaina Ribeiro, diretora de Comunicação do MPAL, também participou da reunião.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
