Presidente da FETAG-AL se defende de denúncias em operação que investiga descontos indevidos no INSS
Alegou que o órgão cumpre rigorosamente os critérios legais para realizar os descontos
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG-AL), Givaldo Teles, concedeu uma entrevista à Rádio Arapiraca para comentar as denúncias envolvendo a entidade na operação da Polícia Federal que apura descontos irregulares em benefícios de aposentados, sobretudo do meio rural, por entidades sindicais em todo o Brasil.
Durante a entrevista, Givaldo afirmou que a FETAG e a CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) não apenas desconheciam as fraudes, como também já haviam denunciado ao INSS, desde 2020, a prática de descontos indevidos feitos por entidades que, segundo ele, são “de fachada” e administradas por “golpistas aquaristas”. O presidente apontou que esses descontos eram realizados sem qualquer autorização por parte dos beneficiários, o que motivou a federação a encaminhar diversos ofícios ao Ministério da Previdência.
“Nós denunciamos as fraudes no INSS no dia 24 de julho de 2022, e em setembro de 2023 encaminhamos novo ofício alertando sobre irregularidades cometidas por entidades que não têm relação com os agricultores e nem sequer possuíam autorização assinada pelos mesmos”, explicou Givaldo.
O presidente também esclareceu que os sindicatos vinculados à FETAG cumprem rigorosamente os critérios legais para realizar os descontos, exigindo autorizações formais, com assinatura ou aval de testemunhas nos casos em que o associado não saiba ler ou escrever. Ele garantiu que todo o processo também vinha sendo feito com uso de biometria facial, reforçando a legalidade e transparência do procedimento.
Apesar disso, Givaldo Teles e outros dirigentes foram citados na investigação por suposto envolvimento em um desvio de recursos estimado em R$ 34,5 mil provenientes de aposentados. Segundo ele, a acusação tem como base duas ligações feitas por uma diretora da entidade pedindo a liberação de descontos que, segundo a FETAG, já tinham autorização dos beneficiários.
A investigação faz parte de uma ampla operação da Polícia Federal e do Ministério da Previdência que revelou um esquema bilionário de fraudes no INSS. De acordo com os dados iniciais, mais de R$ 6 bilhões teriam sido desviados por meio de descontos indevidos nos benefícios de aposentados em todo o país, supostamente autorizados por entidades sindicais sem qualquer vínculo com os beneficiários. A operação identificou envolvimento de associações, sindicatos de fachada e servidores públicos, e resultou no afastamento de nomes importantes da cúpula do INSS.
“Não há um centavo sequer que tenha caído na conta de qualquer diretor da FETAG ou da CONTAG. Nosso compromisso é com a verdade, com a legalidade e com o povo trabalhador rural”, declarou.
Ao final da entrevista, Givaldo se colocou à disposição da Justiça e da Polícia Federal para contribuir com as investigações e reforçou que a FETAG sairá “ainda mais forte” após os esclarecimentos.
A operação que investiga o esquema ainda está em andamento, e novos desdobramentos são aguardados nos próximos dias. A FETAG-AL, que completa 67 anos, reafirmou seu compromisso com a transparência e a defesa dos direitos dos trabalhadores rurais em Alagoas e em todo o Brasil.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
