Deputado Rafael Brito é escolhido relator do Sistema Nacional de Educação
Anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, durante coletiva nesta terça-feira (6); deputado destaca construção coletiva e compromisso com avanço da pauta educacional

O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) foi anunciado nessa terça-feira (6) como relator do projeto que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE), uma das principais pautas estruturantes da área educacional no Congresso Nacional. A nomeação foi feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante coletiva de imprensa realizada no Salão Verde da Casa.
Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), Rafael Brito coordena os trabalhos de articulação política entre deputados e senadores ligados à pauta educacional. Em 2025, a Frente estabeleceu como prioridades a aprovação do SNE e do novo Plano Nacional de Educação (PNE), e recebeu do presidente da Câmara o compromisso de dar celeridade à tramitação de ambas as propostas.
A relatoria do SNE é considerada estratégica para organizar, de forma cooperativa, os sistemas de ensino da União, estados e municípios, com vistas a garantir maior equidade, continuidade e coordenação nas políticas públicas educacionais.
Durante seu pronunciamento, Rafael Brito agradeceu a confiança e afirmou que o trabalho será conduzido com diálogo amplo. “Quero agradecer a confiança e dizer que desempenharemos um trabalho ouvindo os pares, porque quem tem uma Bancada como essa, pessoas que militam uma vida em defesa da educação, não pode cometer o erro de tratar um assunto como esse sozinho”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda que a Câmara tem a responsabilidade de entregar um sistema à altura das expectativas da população. “Trabalharemos próximo para que a gente possa ter o melhor texto possível, para que a Câmara entregue à sociedade um Sistema Nacional da Educação à altura do que a sociedade brasileira espera e confia de nós”, completou.
Brito também ressaltou o compromisso firmado por Hugo Motta com a pauta da educação, ainda durante o processo de eleição à presidência da Câmara. “Antes mesmo da sua eleição, presidente Hugo, eu te visitei como presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação e o senhor, naquele momento ainda candidato, disse que a educação seria uma das suas bandeiras prioritárias (...). O senhor está de parabéns, essa será uma presidência voltada para os anseios do desenvolvimento da educação do nosso país”, declarou.
Veja também
Últimas notícias

Veja como ficou o carro do goleiro Rossi após tentativa de assalto com tiros na Linha Amarela

Polícia investiga possível instigação moral de pai no caso de irmãos que mataram homem com foice

'Em Maceió, os Direitos básicos só chegam por ordem judicial', diz Teca Nelma durante sessão

Covid-19: novo estudo sugere que coronavírus surgiu em morcegos

Cabo Bebeto critica homenagem a Margareth Menezes na Assembleia Legislativa de Alagoas
Câmara aprova relatório de Alfredo Gaspar que pode livrar Bolsonaro de ação no STF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
