Operação flagra esgoto clandestino em Jacarecica e autua BRK por crime ambiental
Flagrante ocorreu em trecho da Rua Major Isidoro, na altura do viaduto de Jacarecica
Uma ação conjunta da Prefeitura de Maceió flagrou, nesta quarta-feira (7), o extravasamento de esgoto e uma ligação clandestina de esgoto na rede de drenagem da cidade, no trecho da Rua Major Isidoro, nas proximidades do viaduto de Jacarecica. A irregularidade foi constatada durante a Operação Línguas Sujas, realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, acompanhou de perto os trabalhos e classificou a situação como inaceitável. "Infelizmente, é uma situação que não podemos mais admitir, mas que, como podemos constatar, está sendo combatida por meio da Operação Línguas Sujas. A ação visa coibir esse tipo de prática que afeta diretamente o meio ambiente, já que os dejetos despejados na rede de drenagem acabam desaguando no mar e, nesse caso específico, no Rio Jacarecica", afirmou.
Como resultado do flagrante, a concessionária de saneamento BRK Ambiental foi autuada por crime ambiental com base no Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Lei 4.548/96, Art. 178, incisos 3 e 20) e na Lei Federal de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98, Art. 54, inciso 5º). A autuação será feita pela Semurb, representada no local pelo subsecretário Diogo Lino.

Rodrigo Cunha acompanhou ação conjunta da Seminfra e Semurb para detectar irregularidades. Foto: Felipe Sóstenes/ Ascom Seminfra
Gabriel Rodas, coordenador de drenagem da Seminfra à frente da Operação Línguas Sujas, explicou que a pasta tem feito esse tipo de trabalho preventivo, que possibilita a descoberta e o flagrante de extravasamento de dejetos e esgotos irregulares, como os que foram encontrados em Jacarecica.
“Não temos como precisar, mas avaliamos que esse esgoto clandestino está aqui há muito tempo. Infelizmente, a população paga o serviço às empresas responsáveis para que o esgoto seja enviado para uma estação de tratamento, mas flagramos os dejetos caindo e se misturando à rede de drenagem de água pluvial, como aqui em Jacarecica. É um trabalho que a Seminfra faz para buscar coibir irregularidades como essa”, destacou Rodas.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
