Operação flagra esgoto clandestino em Jacarecica e autua BRK por crime ambiental
Flagrante ocorreu em trecho da Rua Major Isidoro, na altura do viaduto de Jacarecica
Uma ação conjunta da Prefeitura de Maceió flagrou, nesta quarta-feira (7), o extravasamento de esgoto e uma ligação clandestina de esgoto na rede de drenagem da cidade, no trecho da Rua Major Isidoro, nas proximidades do viaduto de Jacarecica. A irregularidade foi constatada durante a Operação Línguas Sujas, realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, acompanhou de perto os trabalhos e classificou a situação como inaceitável. "Infelizmente, é uma situação que não podemos mais admitir, mas que, como podemos constatar, está sendo combatida por meio da Operação Línguas Sujas. A ação visa coibir esse tipo de prática que afeta diretamente o meio ambiente, já que os dejetos despejados na rede de drenagem acabam desaguando no mar e, nesse caso específico, no Rio Jacarecica", afirmou.
Como resultado do flagrante, a concessionária de saneamento BRK Ambiental foi autuada por crime ambiental com base no Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Lei 4.548/96, Art. 178, incisos 3 e 20) e na Lei Federal de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98, Art. 54, inciso 5º). A autuação será feita pela Semurb, representada no local pelo subsecretário Diogo Lino.

Rodrigo Cunha acompanhou ação conjunta da Seminfra e Semurb para detectar irregularidades. Foto: Felipe Sóstenes/ Ascom Seminfra
Gabriel Rodas, coordenador de drenagem da Seminfra à frente da Operação Línguas Sujas, explicou que a pasta tem feito esse tipo de trabalho preventivo, que possibilita a descoberta e o flagrante de extravasamento de dejetos e esgotos irregulares, como os que foram encontrados em Jacarecica.
“Não temos como precisar, mas avaliamos que esse esgoto clandestino está aqui há muito tempo. Infelizmente, a população paga o serviço às empresas responsáveis para que o esgoto seja enviado para uma estação de tratamento, mas flagramos os dejetos caindo e se misturando à rede de drenagem de água pluvial, como aqui em Jacarecica. É um trabalho que a Seminfra faz para buscar coibir irregularidades como essa”, destacou Rodas.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
