Recém-nascido é transferido de Alagoas para Pernambuco para cirurgia cardíaca
Heitor Fortunato do Nascimento, de apenas 10 dias de vida, foi transferido, via UTI aérea, até Recife

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) garantiu, nesta quarta-feira (7), a transferência de mais um bebê diagnosticado com cardiopatia congênita para a realização de uma cirurgia em Recife, Pernambuco.
Heitor Fortunato do Nascimento, de apenas 10 dias de vida, foi transportado em uma aeronave do Departamento Estadual de Aviação (DEA), com o apoio logístico do Programa Salva Mais, composto pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O recém-nascido estava internado na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro Poço, em Maceió, e foi levado para o Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), em Recife. Na unidade de saúde pernambucana, ele irá passar por uma cirurgia para corrigir a má-formação congênita.
Heitor apresentou um desconforto respiratório após o nascimento e o Teste do Coraçãozinho detectou uma alteração na frequência cardíaca. Após uma avaliação médica mais completa, viu-se a realização da cirurgia como necessária e urgente para salvar a vida do recém-nascido alagoano.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou o empenho do Governo de Alagoas em assegurar a logística necessária para a transferência.
“Diante da urgência desse caso, nos mobilizamos para garantir a ida do bebê com segurança e a realização da cirurgia que ele tanto precisa. O governador Paulo Dantas diz que cada vida é prioridade e vamos seguir trabalhando para assegurar a melhor assistência aos alagoanos”, afirmou o gestor da Sesau.
O gerente técnico de Operações Aéreas do DEA, major Cristian Bons, pontuou que o transporte aconteceu como foi planejado, sem nenhuma intercorrência.
"Esse transporte foi ímpar. Levamos Heitor, com apenas 10 dias, para cirurgia cardíaca em Recife. Ele permaneceu estável e chegou bem em Recife para ser operado", frisou.
Também atuou, para a efetivação da ação, o Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O serviço garante que pacientes alagoanos tenham acesso a serviços de saúde que não estão disponíveis no Estado.
Últimas notícias

Sete envolvidos na morte de torcedor do CSA, não vão a julgamento decide STJ

Escritor Daniel Mastral havia revelado, em entrevista, profecia sobre novo Papa

Super Massa leva sabor e qualidade aos apaixonados por gastronomia em Arapiraca

Em Maceió, Palato aposta em experiências com significado para o Dia das Mães

Policial civil alagoano conquista 4º lugar em ultramaratona no Rio de Janeiro

Ministério Público investiga situação da drenagem urbana em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
