Recém-nascido é transferido de Alagoas para Pernambuco para cirurgia cardíaca
Heitor Fortunato do Nascimento, de apenas 10 dias de vida, foi transferido, via UTI aérea, até Recife
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) garantiu, nesta quarta-feira (7), a transferência de mais um bebê diagnosticado com cardiopatia congênita para a realização de uma cirurgia em Recife, Pernambuco.
Heitor Fortunato do Nascimento, de apenas 10 dias de vida, foi transportado em uma aeronave do Departamento Estadual de Aviação (DEA), com o apoio logístico do Programa Salva Mais, composto pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O recém-nascido estava internado na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro Poço, em Maceió, e foi levado para o Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), em Recife. Na unidade de saúde pernambucana, ele irá passar por uma cirurgia para corrigir a má-formação congênita.
Heitor apresentou um desconforto respiratório após o nascimento e o Teste do Coraçãozinho detectou uma alteração na frequência cardíaca. Após uma avaliação médica mais completa, viu-se a realização da cirurgia como necessária e urgente para salvar a vida do recém-nascido alagoano.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou o empenho do Governo de Alagoas em assegurar a logística necessária para a transferência.
“Diante da urgência desse caso, nos mobilizamos para garantir a ida do bebê com segurança e a realização da cirurgia que ele tanto precisa. O governador Paulo Dantas diz que cada vida é prioridade e vamos seguir trabalhando para assegurar a melhor assistência aos alagoanos”, afirmou o gestor da Sesau.
O gerente técnico de Operações Aéreas do DEA, major Cristian Bons, pontuou que o transporte aconteceu como foi planejado, sem nenhuma intercorrência.
"Esse transporte foi ímpar. Levamos Heitor, com apenas 10 dias, para cirurgia cardíaca em Recife. Ele permaneceu estável e chegou bem em Recife para ser operado", frisou.
Também atuou, para a efetivação da ação, o Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O serviço garante que pacientes alagoanos tenham acesso a serviços de saúde que não estão disponíveis no Estado.
Últimas notícias
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Homem é baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca
PM recupera motocicleta roubada horas após crime em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
