Quilombolas de Alagoas têm menor alfabetização e acesso a saneamento, diz IBGE
IBGE divulgou, pela primeira vez, perfil detalhado da população quilombola

O Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (9), novos indicadores sobre a população quilombola em Alagoas. Os dados fazem parte dos resultados do Censo Demográfico 2022 que, pela primeira vez, mapeou os quilombolas. Saneamento básico, domicílios, alfabetização, registro de nascimentos e população quilombola por sexo e idade são temas dessa divulgação.
Há mais de 1,3 milhão de quilombolas (1.330.186 pessoas) no Brasil. Em Alagoas, essa população abrange 37.724 pessoas, mas apenas 691 vivem em territórios quilombolas. O estado tem quatro territórios quilombolas oficialmente delimitados: Abobreiras (Teotônio Vilela), Cajá dos Negros (Batalha), Tabacaria (Palmeira dos Índios) e Mocambo (Pão de Açúcar, com maior parte do território em Sergipe).
A maior parte (68,43%) dos quilombolas alagoanos reside em áreas rurais (25.816 pessoas). Os quilombolas representam 1,6% da população do estado, que é o 6º lugar nacional em proporção de quilombolas em relação à população geral.
Em 2022, cerca de 99,3% dos quilombolas até 5 anos de idade tinham registro de nascimento.
Estado tem menor taxa de alfabetização de quilombolas no país
Alagoas tem a menor taxa de quilombolas alfabetizados entre as unidades da federação. Apenas 70,2% dessa população, com 15 anos ou mais, é alfabetizada. A maior taxa de alfabetização está na população quilombola feminina, que alcança 73,8% de alfabetização.
Nas áreas rurais, onde vive a maioria dos quilombolas, a taxa de alfabetização cai para cerca de 67%. Já nas áreas urbanas, o índice de alfabetizados é de 77%.
A média de quilombolas alfabetizados no estado é 12 pontos percentuais menor do que a taxa de alfabetização da população alagoana em geral (82,3% de alfabetizados), que também ocupa o último lugar no país.
No Distrito Federal, líder em alfabetização de quilombolas no país, a taxa de alfabetizados chega a 98,7%, com percentual de até 99,2% para as mulheres. A média brasileira é de 81% dos quilombolas alfabetizados (86,7% nas áreas urbanas e 77,2% nas áreas rurais).
Roraima e Acre não registraram população quilombola.
Quilombolas enfrentam mais desafios relacionados à infraestrutura
Alagoas tem 12.886 domicílios particulares permanentes ocupados por pelo menos um morador quilombola. Destes, cerca de 84,4% não tem saneamento básico adequado. Nessas residências (10.879 domicílios), a destinação do esgoto é feita por fossa rudimentar, buraco, vala, rio, córrego, mar, ou não há qualquer tipo de esgotamento porque não existe banheiro ou sanitário.
Na população geral, o saneamento básico inadequado faz parte da realidade de 50,3% dos domicílios alagoanos e atinge 527.198 moradias.
O lixo tem destinação correta em 87,2% dos domicílios alagoanos. Contudo, nos domicílios quilombolas, esse percentual reduz para 64,8% das moradias, onde o lixo é coletado em casa ou depositado em caçamba de serviço de limpeza.
População quilombola é mais jovem do que a população geral e mulheres são maioria
A idade mediana – idade que separa a metade mais jovem da metade mais velha da população – dos quilombolas alagoanos é de 29 anos. Na população geral, a mediana é de 32 anos.
Nesse mesmo sentido, o índice de envelhecimento da população quilombola é de 46,04. Isso significa dizer que há 46 idosos (60 anos ou mais) a cada 100 pessoas até 14 anos de idade em Alagoas, o que indica o predomínio de uma população quilombola jovem. O mesmo ocorre na média brasileira, que registra aproximadamente 55 quilombolas idosos a cada 100 quilombolas crianças.
Nas médias gerais, o índice de envelhecimento para os alagoanos é de cerca de 57 idosos a cada 100 jovens até 14 anos. No Brasil, a taxa é de 80 idosos a cada 100 crianças.
Mulheres são maioria entre os quilombolas alagoanos, com razão de sexo de aproximadamente 97 homens a cada 100 mulheres. Contudo, a proporção de população masculina em relação à população feminina, entre os quilombolas, é maior do que a média geral.
Na população alagoana, a razão de sexo é de quase 92 homens a cada 100 mulheres.
Últimas notícias

Arqueóloga afirma ter achado local em que Jesus foi crucificado

Rodrigo Cunha celebra Dia das Mães com mulheres em Arapiraca

Alexandre Ramagem tem parte da ação penal suspensa pelo STF

Igreja VBN inova com Jiu-Jitsu gratuito e transforma comunidade em Maceió

Polícia impede entrada de drogas e bilhetes de facção em presídio do Agreste

Lula diz que aposentados não serão prejudicados por descontos indevidos no INSS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
