Município de São José da Laje completa oito meses sem registro de homicídios
Queda na violência é atribuída à atuação integrada da segurança pública e apoio da população

O município de São José da Laje, situado na Zona da Mata alagoana, alcança neste mês de maio o marco histórico de oito meses sem registro de homicídios consumados. A última ocorrência ocorreu em 15 de setembro de 2024, fato que evidencia uma significativa redução da violência letal na cidade.
Este resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança sediadas no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de São José da Laje.
A equipe do 115º Distrito Policial da Polícia Civil, em comunhão de esforços com a Polícia Militar e com o apoio da Guarda Municipal, tem desempenhado papel fundamental na manutenção da ordem pública.
A colaboração da população, por meio de denúncias anônimas, através do disque denúncia 181 e informações repassadas às autoridades, também se mostra decisiva para o êxito das ações preventivas e repressivas.
Além do patrulhamento ostensivo, destaca-se o empenho da Polícia Civil na investigação rigorosa dos homicídios anteriores. Esse trabalho investigativo busca não apenas elucidar os crimes, mas também afastar a sensação de impunidade e insegurança entre os cidadãos.
Foram promovidas ações preventivas que incluem representações por prisões preventivas e provisórias, cumprimento de mandados de busca e apreensão, bem como ações em relação a sigilos telefônicos e de dados, tudo em estreita colaboração com o Poder Judiciário local, nas pessoas do juiz de direito e do promotor de Justiça da Comarca.
O município de São José da Laje registrou, em 2014, um pico de 27 homicídios. Nos anos subsequentes, houve uma queda gradual, com 11 casos em 2023 e apenas 3 registros em 2024 até o mês de setembro.
O panorama aponta que São José da Laje caminha positivamente no combate à violência, consolidando-se como mais um exemplo de gestão integrada da Segurança Pública e de mobilização comunitária em prol da paz social.
Últimas notícias

Mais de 100 mil pessoas participam de protesto em Londres convocado por ativista de extrema direita

PM apreende 17 armas de fogo e mais de 10 Kg de drogas na última semana em Alagoas

Carro roda na pista e se choca contra mureta na Avenida Josefa de Melo

Biota alerta para regras de convivência durante temporada reprodutiva de baleias-jubarte

Homem é atacado pelo próprio cachorro na Ponta Grossa

Homem fica ferido após colisão entre carro e moto em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
