Município de São José da Laje completa oito meses sem registro de homicídios
Queda na violência é atribuída à atuação integrada da segurança pública e apoio da população
O município de São José da Laje, situado na Zona da Mata alagoana, alcança neste mês de maio o marco histórico de oito meses sem registro de homicídios consumados. A última ocorrência ocorreu em 15 de setembro de 2024, fato que evidencia uma significativa redução da violência letal na cidade.
Este resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança sediadas no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de São José da Laje.
A equipe do 115º Distrito Policial da Polícia Civil, em comunhão de esforços com a Polícia Militar e com o apoio da Guarda Municipal, tem desempenhado papel fundamental na manutenção da ordem pública.
A colaboração da população, por meio de denúncias anônimas, através do disque denúncia 181 e informações repassadas às autoridades, também se mostra decisiva para o êxito das ações preventivas e repressivas.
Além do patrulhamento ostensivo, destaca-se o empenho da Polícia Civil na investigação rigorosa dos homicídios anteriores. Esse trabalho investigativo busca não apenas elucidar os crimes, mas também afastar a sensação de impunidade e insegurança entre os cidadãos.
Foram promovidas ações preventivas que incluem representações por prisões preventivas e provisórias, cumprimento de mandados de busca e apreensão, bem como ações em relação a sigilos telefônicos e de dados, tudo em estreita colaboração com o Poder Judiciário local, nas pessoas do juiz de direito e do promotor de Justiça da Comarca.
O município de São José da Laje registrou, em 2014, um pico de 27 homicídios. Nos anos subsequentes, houve uma queda gradual, com 11 casos em 2023 e apenas 3 registros em 2024 até o mês de setembro.
O panorama aponta que São José da Laje caminha positivamente no combate à violência, consolidando-se como mais um exemplo de gestão integrada da Segurança Pública e de mobilização comunitária em prol da paz social.
Últimas notícias
Suspeito de executar homem em Japaratinga morre após confronto com a PM em Maragogi
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
