Município de São José da Laje completa oito meses sem registro de homicídios
Queda na violência é atribuída à atuação integrada da segurança pública e apoio da população

O município de São José da Laje, situado na Zona da Mata alagoana, alcança neste mês de maio o marco histórico de oito meses sem registro de homicídios consumados. A última ocorrência ocorreu em 15 de setembro de 2024, fato que evidencia uma significativa redução da violência letal na cidade.
Este resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança sediadas no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de São José da Laje.
A equipe do 115º Distrito Policial da Polícia Civil, em comunhão de esforços com a Polícia Militar e com o apoio da Guarda Municipal, tem desempenhado papel fundamental na manutenção da ordem pública.
A colaboração da população, por meio de denúncias anônimas, através do disque denúncia 181 e informações repassadas às autoridades, também se mostra decisiva para o êxito das ações preventivas e repressivas.
Além do patrulhamento ostensivo, destaca-se o empenho da Polícia Civil na investigação rigorosa dos homicídios anteriores. Esse trabalho investigativo busca não apenas elucidar os crimes, mas também afastar a sensação de impunidade e insegurança entre os cidadãos.
Foram promovidas ações preventivas que incluem representações por prisões preventivas e provisórias, cumprimento de mandados de busca e apreensão, bem como ações em relação a sigilos telefônicos e de dados, tudo em estreita colaboração com o Poder Judiciário local, nas pessoas do juiz de direito e do promotor de Justiça da Comarca.
O município de São José da Laje registrou, em 2014, um pico de 27 homicídios. Nos anos subsequentes, houve uma queda gradual, com 11 casos em 2023 e apenas 3 registros em 2024 até o mês de setembro.
O panorama aponta que São José da Laje caminha positivamente no combate à violência, consolidando-se como mais um exemplo de gestão integrada da Segurança Pública e de mobilização comunitária em prol da paz social.
Últimas notícias

PM apreende 23 armas de fogo e quase 50 kg de drogas na última semana em Alagoas

“Corre, que é Terapêutico” ocorre nesta quinta (9) em Arapiraca

Corpo de Bombeiros faz buscas por criança desaparecida na praia de Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Traficante 'Playboy' morto em confronto é suspeito de participar de roubos de relógios de luxo, em Maceió

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
