Município de São José da Laje completa oito meses sem registro de homicídios
Queda na violência é atribuída à atuação integrada da segurança pública e apoio da população

O município de São José da Laje, situado na Zona da Mata alagoana, alcança neste mês de maio o marco histórico de oito meses sem registro de homicídios consumados. A última ocorrência ocorreu em 15 de setembro de 2024, fato que evidencia uma significativa redução da violência letal na cidade.
Este resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança sediadas no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de São José da Laje.
A equipe do 115º Distrito Policial da Polícia Civil, em comunhão de esforços com a Polícia Militar e com o apoio da Guarda Municipal, tem desempenhado papel fundamental na manutenção da ordem pública.
A colaboração da população, por meio de denúncias anônimas, através do disque denúncia 181 e informações repassadas às autoridades, também se mostra decisiva para o êxito das ações preventivas e repressivas.
Além do patrulhamento ostensivo, destaca-se o empenho da Polícia Civil na investigação rigorosa dos homicídios anteriores. Esse trabalho investigativo busca não apenas elucidar os crimes, mas também afastar a sensação de impunidade e insegurança entre os cidadãos.
Foram promovidas ações preventivas que incluem representações por prisões preventivas e provisórias, cumprimento de mandados de busca e apreensão, bem como ações em relação a sigilos telefônicos e de dados, tudo em estreita colaboração com o Poder Judiciário local, nas pessoas do juiz de direito e do promotor de Justiça da Comarca.
O município de São José da Laje registrou, em 2014, um pico de 27 homicídios. Nos anos subsequentes, houve uma queda gradual, com 11 casos em 2023 e apenas 3 registros em 2024 até o mês de setembro.
O panorama aponta que São José da Laje caminha positivamente no combate à violência, consolidando-se como mais um exemplo de gestão integrada da Segurança Pública e de mobilização comunitária em prol da paz social.
Últimas notícias

Deputado Delegado Leonan cobra punição a criminosos que atiraram em gatos no município de Arapiraca

Homem invade restaurante e rouba televisão na Avenida Amélia Rosa, em Maceió

Virginia Fonseca depõe agora na CPI das Bets; ASSISTA

Arthur Lira recusou convite de Lula para assumir ministério; saiba o motivo
CPMI do INSS é protocolada no Congresso Nacional; saiba quais alagoanos assinaram o documento
Davi Filho não quer se aliar a Renan Calheiros e defende independência do Republicanos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
