Saúde

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

Morador do município de Coité do Nóia, está internado em Maceió devido o agravamento da doença

Por Valeska Miranda* 13/05/2025 20h08 - Atualizado em 13/05/2025 20h08
Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente
Paciente necessita de doações de sangue de qualquer tipo urgente - Foto: Reprodução

O morador do município de Coité do Nóia, localizado no Agreste alagoano, identificado como Daniel Barbosa de Oliveira, de 29 anos, necessita de doações de plaquetas e de sangue de qualquer tipagem - urgentemente - para poder continuar seu tratamento contra o câncer.

Daniel, que a princípio foi diagnosticado com dengue hemorrágica, está, na verdade, enfrentando um quadro de leucemia aguda descoberta recentemente, segundo informações da irmã dele.

Daniela afirma ainda, que o seu irmão passou por alguns exames e como não conseguiram fechar o prognóstico de dengue hemorrágica, ele foi encaminhado para Maceió e, ao chegar lá, foi internado e submetido a novos exames onde ficou constatada a leucemia aguda.

A coleta do sangue e das plaquetas devem ser efetuadas no Hemocentro da Santa Casa de Maceió, localizada na capital alagoana. No entanto, quem tiver interesse em doar e possuir alguma dificuldade em comparecer ao local indicado, o transporte até Maceió será ofertado pelos familiares de Daniel. Bastar entrar em contato com os números: (82) 998764-4239 e (82) 998108-7070 e falar com Daniela, irmã dele.

A família segue aflita em decorrência da baixa quantidade de plaquetas apresentadas nos últimos exames de Daniel. Por conta disso, é importante que as doações direcionadas a ele sejam angariadas o quanto antes, para que o tratamento tenha eficácia e ele possa retornar ao lar onde os filhos e a companheira os aguarda.

Daniela relata ainda, que o hospital onde o irmão está internado desde a última quinta-feira apresenta carência de sangue e plaquetas dificultando assim, a continuação do processo de restabelecimento da saúde de Daniel, visto que mesmo após ele receber certa quantidade de sangue e plaquetas, o número favorável ainda não foi atingido.

Quem tiver interesse e disponibilidade, deve enviar mensagem para Daniela por meio dos números de contato ou ir diretamente na Santa Casa de Maceió e doar voluntariamente.

Quem pode doar?

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, além de idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.

Os voluntários também não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. Vale ressaltar que os documentos devem ser originais e oficiais, sendo obrigatório que tenham foto, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Habilitação.

No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses. É exigido ainda, conforme o Ministério da Saúde, que o voluntário tenha dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

*estagiária sob a supervisão da redação