Defesa Civil recomenda suspensão de transporte escolar universitário por causa das chuvas
Universidade Federal de Alagoas já acatou recomendação e suspendeu aulas presenciais até a próxima quarta-feira (21)
A Coordenação Estadual de Defesa Civil emitiu uma recomendação nesta segunda-feira (19), para suspender o serviço de transporte escolar de estudantes universitários até a próxima quarta-feira (21), devido às fortes chuvas que atingem a região metropolitana de Maceió. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já acatou a recomendação e suspendeu as aulas presenciais nos próximos dias.
“Vamos enviar a recomendação também para a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), para que seja divulgada com todos os gestores municipais que oferecem o serviço de transporte de estudantes para universidades na capital. Muitos desses transportes percorrem trechos de 80 km ou mais. Estamos tendo muita queda de árvores nas rodovias e vários pontos alagados. Nesse momento é importante resguardar e salvar vidas”, informou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel BM Moisés Melo.
Coronel Moisés ressaltou que a previsão é de que as chuvas continuem intensas, ao menos até quarta-feira, em toda a região metropolitana e região norte do estado, como também na divisa de Pernambuco. “O rio Jacuípe chegou no limite, muito próximo de transbordar, mas a chuva recuou. No entanto, ela ainda persiste na Zona da Mata alagoana, na região de União dos Palmares”, explicou.
A situação das chuvas é acompanhada em tempo real pela equipe da Defesa Civil por meio de sistema de videmonitoramento. Só nos últimos dias, na região metropolitana, choveu uma quantidade superior ao esperado para o mês inteiro. “A previsão era de menos de 300 mm no mês, mas, só nesse fim de semana, passamos de 300 mm. A previsão é de chegar a mais de 400 mm nos próximos dias”, alertou o coronel.
O coordenador da Defesa Civil orienta a popular a evitar sair de casa nos próximos dias, uma vez que existem muitas ruas alagadas e a possibilidade de deslizamentos de barreiras. “Para quem não precisa se deslocar com urgência, é melhor esperar um pouco e tomar algumas precauções, como não se aproximar ou se abrigar da chuva embaixo de árvores, por causa da grande incidência de raios no estado”, disse o coronel, alertando sobre outros cuidados importantíssimos, como evitar o contato com as águas de alagamentos, devido ao risco de contrair leptospirose, provocada pelo contato com a urina do rato.
Apesar das intensidades das chuvas nos últimos dias, foram registrado desalojamento de pessoas nos municípios de São Luiz do Quitunde e em Coqueiro Seco, mas os números ainda estão sendo levantados.
Coronel Moisés acrescentou que não há registro de chuvas forte no Sertão, que este ano enfrenta uma seca intensa. “Temos registro de chuvas fortes apenas em Arapiraca e nas regiões Metropolitana e Norte do estado”, disse, acrescentando que os alertas de chuvas estão sendo encaminhados por meio de SMS àqueles que fizeram cadastro, até o lançamento do Defesa Civil Alerta, sistema que está sendo desenvolvido em parceria com o governo federal.
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
