Cidades

[Vídeo] Moradores bloqueiam AL-101 Norte por falta de energia, em Guaxuma

Somente nesta terça-feira (20) esse já a segunda manifestação de moradores que reivindicam a normalização do fornecimento de energia elétrica

Por Wanessa Santos 20/05/2025 12h12 - Atualizado em 20/05/2025 13h01
[Vídeo] Moradores bloqueiam AL-101 Norte por falta de energia, em Guaxuma
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) foi acionada e está no local para tentar negociar com os manifestantes a liberação da pista - Foto: Reprodução

Moradores do bairro Guaxuma bloquearam os dois sentidos da rodovia AL-101 Norte, próximo ao clube da Ameal, nesta terça-feira (20), em protesto pela falta de água e também de energia elétrica. Imagens feitas por populares mostram os manifestantes fechando a pista com galhos e pneus, e ateando fogo, impedindo que os veículos trafegassem no local.

Somente nesta terça-feira esse já a segunda manifestação de moradores que reivindicam a normalização do fornecimento de energia elétrica. O outro protesto registrado mais cedo ocorreu no bairro Prado, acabou bloqueando parcialmente a Avenida Assis Chateaubriand. A manifestação também era contra a interrupção no fornecimento de energia elétrica que, segundos os moradores, já dura cerca de 48 horas.

Em Guaxuma o trânsito no local ficou bastante complicado devido ao bloqueio dos dois sentidos da AL-101 Norte, o que exigiu paciência redobrada dos condutores que precisaram passar pelo local.

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) foi acionada e informou que, após negociação, a pista foi liberada e o fluxo de veículos retomado.

Em nota, a Equatorial informou que equipes técnicas já foram mobilizadas para verificar a situação e executar os trabalhos necessários para restabelecer o fornecimento de energia tanto nos bairros Prado, São Jorge e também Guaxuma.

A empresa ressaltou, ainda, que, diante do aumento no número de chamados em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado, a Distribuidora segue empenhada em atender a todas as ocorrências.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento


A Equatorial informa que, diante das fortes chuvas que atingem o estado de Alagoas desde o último sábado (17), a Distribuidora já ampliou em mais de 350% o número de equipes nas ruas para atender às solicitações relacionadas a interrupções de energia e ocorrências de risco. A medida foi adotada como resposta imediata ao aumento expressivo no número de chamados registrados, em razão do volume de chuvas acima da média, conforme alertas divulgados pelos órgãos meteorológicos e de segurança.

Apesar do reforço das equipes, a empresa alerta que, diante da complexidade das ocorrências e dos danos causados pelos ventos e chuvas intensas, os atendimentos podem levar mais tempo que o habitual. Entre os principais desafios estão: pontos de alagamento, quedas de postes em áreas com deslizamento de solo, árvores sobre a rede elétrica, estradas sem acesso e chuvas torrenciais que, em determinados momentos, impossibilitam a atuação segura das equipes em campo.

Entre as localidades mais impactadas estão: Maceió, Rio Largo, São Miguel, Porto Calvo e União dos Palmares.

A Distribuidora ressalta ainda, a importância dos clientes de registrarem os chamados por um dos canais oficiais da empresa e aguardar o atendimento. Os registros de falta de energia devem ser feitos por meio da Assistente Virtual Clara no WhatsApp 82.2126.9200, pelo site www.al.equatorialenergia.com.br, ou pela Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. A ligação é gratuita e funciona 24h. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.