Educação

Ufal mantém atividades remotas em Maceió e Rio Largo até sexta-feira (23)

Unidade de Viçosa volta com atividades presenciais nesta quarta

Por 7Segundos, com Assessoria 20/05/2025 14h02 - Atualizado em 20/05/2025 14h02
Ufal mantém atividades remotas em Maceió e Rio Largo até sexta-feira (23)
Campus A.C. Simões, em Maceió, está com mais de 20 prédios danificados por conta das fortes chuvas dos últimos dias - Foto: Ascom Ufal

Após reunião realizada no final da manhã desta terça-feira (20), a gestão superior da Universidade Federal de Alagoas emitiu uma nota comunicando a manutenção das atividades de forma remota até sexta-feira (23), tanto acadêmicas quanto administrativas. Isso vale para as unidades de Maceió e do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo. Quanto às atividades na Unidade localizada na cidade de Viçosa, estas deverão retornar ao formato presencial já nesta quarta feira, 21 de maio.

De acordo com a Ufal, a decisão se baseou nos alertas ainda emitidos pelas coordenações da Defesa Civil da capital e do estado, além de informações do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) e boletins do Radar Meteorológico da Ufal. Há previsão de “chuvas de mais 96 mm nas próximas 24 horas, e, ainda, possibilidade de consequências mais graves do que as já enfrentadas pela população”, diz a nota.

Para manter as atividades remotas, a gestão também levou em consideração o levantamento feito pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) sobre a situação de mais de 20 prédios do Campus A.C. Simões, inclusive blocos e salas de aula. Infiltrações, quedas de gesso do teto, pingueiras e danos na parte elétrica são alguns dos prejuízos constatados.

Na próxima sexta-feira (23) haverá nova reunião da gestão para nova avaliação da situação. 

Veja abaixo a íntegra da nota:

Nota Oficial - Situação das chuvas e as atividades da Ufal

A Gestão Superior da Ufal está acompanhando a situação das fortes chuvas que tem afetado a capital, a região metropolitana de Maceió e a Zona da Mata alagoana, inclusive com acesso direto às coordenações de Defesa Civil de Maceió e do estado de Alagoas, além das informações providas pelo Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) e pelo Radar Meteorológico da Universidade.

Em várias regiões da capital o montante de chuvas extrapolou a marca de 400 mm nas últimas 72 horas, ainda tendo a previsão de chuvas de mais 96 mm nas próximas 24 horas, com possibilidade de consequências ainda mais graves do que as já enfrentadas pela população.

Tal situação causa problemas em moradias e mobilidade de toda sociedade, e impacta também sobre a infraestrutura da Universidade, prejudicando o desempenho das atividades acadêmicas e administrativas da Ufal. Mais de 20 prédios foram diretamente afetados e demandam ações de manutenção.

Considerando os alerta emitidos e a previsão de chuvas para as próximas horas, bem como a necessidade de reparos aos danos causados à sua infraestrutura, a Ufal manterá as atividades administrativas e acadêmicas de forma remota nas cidades de Maceió e Rio Largo, no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), até a próxima sexta feira, dia 23 de maio. Nestas cidades, as atividades consideradas essenciais deverão ser mantidas de forma presencial.

Quanto às atividades na Unidade localizada na cidade de Viçosa, estas deverão retornar ao formato presencial já nesta quarta feira, 21 de maio.

Na sexta feira, dia 23, haverá uma nova reunião com a gestão da Universidade, diretores e diretoras das unidades acadêmicas e campi fora de sede para avaliar a situação e os impactos das chuvas e também analisar se haverá necessidade de alteração do calendário acadêmico.

A gestão reforça o apoio e a solidariedade a todas as pessoas atingidas pelas chuvas, sempre reforçando estar ao dispor da população alagoana dentro de suas competências e possibilidades.