Projeto que garante mais segurança para veículos de aplicativo e táxis avança na Câmara dos Deputados
Além de formalizar essa medida de proteção em lei, a proposta abre caminho para o financiamento da blindagem com recursos públicos
O projeto que permite a instalação de blindagem em veículos utilizados por motoristas de aplicativo e táxis, de autoria do deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil – Alagoas), teve mais um avanço importante na Câmara dos Deputados. A Comissão de Viação e Transportes aprovou o PL 5666/2023, que visa garantir mais segurança para esses profissionais.
Além de formalizar essa medida de proteção em lei, a proposta abre caminho para o financiamento da blindagem com recursos públicos, por meio do Fundo Garantidor para Investimentos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito, operado pelo BNDES. A blindagem passará a integrar a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 14.042/20.
“Estamos falando de um projeto que pode salvar vidas. Blindar esses veículos é uma medida urgente, necessária e viável. Motoristas de aplicativo e de táxi enfrentam diariamente o risco da violência nas ruas. Este projeto reconhece a importância desses profissionais e oferece uma resposta concreta à insegurança que vivem”, destacou o deputado Alfredo Gaspar, autor da proposta.
A matéria, que já havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, segue agora para as comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Como tramita em caráter conclusivo, o projeto não precisa passar pelo plenário da Câmara, a menos que haja recurso.
Blindagem como direito à vida: Dados recentes reforçam a gravidade do cenário: o número de motoristas vítimas de violência aumentou de forma preocupante nos últimos anos. A proposta de Alfredo Gaspar busca transformar a blindagem em uma ferramenta efetiva de proteção e prevenção, não apenas garantindo segurança física, mas também atuando como elemento de dissuasão contra criminosos.
“A segurança pública precisa alcançar quem está nas ruas todos os dias, sustentando famílias e movimentando a economia. Este projeto é uma vitória do bom senso, da responsabilidade social e da proteção à vida”, concluiu Alfredo Gaspar.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
