Projeto que garante mais segurança para veículos de aplicativo e táxis avança na Câmara dos Deputados
Além de formalizar essa medida de proteção em lei, a proposta abre caminho para o financiamento da blindagem com recursos públicos
O projeto que permite a instalação de blindagem em veículos utilizados por motoristas de aplicativo e táxis, de autoria do deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil – Alagoas), teve mais um avanço importante na Câmara dos Deputados. A Comissão de Viação e Transportes aprovou o PL 5666/2023, que visa garantir mais segurança para esses profissionais.
Além de formalizar essa medida de proteção em lei, a proposta abre caminho para o financiamento da blindagem com recursos públicos, por meio do Fundo Garantidor para Investimentos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito, operado pelo BNDES. A blindagem passará a integrar a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 14.042/20.
“Estamos falando de um projeto que pode salvar vidas. Blindar esses veículos é uma medida urgente, necessária e viável. Motoristas de aplicativo e de táxi enfrentam diariamente o risco da violência nas ruas. Este projeto reconhece a importância desses profissionais e oferece uma resposta concreta à insegurança que vivem”, destacou o deputado Alfredo Gaspar, autor da proposta.
A matéria, que já havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, segue agora para as comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Como tramita em caráter conclusivo, o projeto não precisa passar pelo plenário da Câmara, a menos que haja recurso.
Blindagem como direito à vida: Dados recentes reforçam a gravidade do cenário: o número de motoristas vítimas de violência aumentou de forma preocupante nos últimos anos. A proposta de Alfredo Gaspar busca transformar a blindagem em uma ferramenta efetiva de proteção e prevenção, não apenas garantindo segurança física, mas também atuando como elemento de dissuasão contra criminosos.
“A segurança pública precisa alcançar quem está nas ruas todos os dias, sustentando famílias e movimentando a economia. Este projeto é uma vitória do bom senso, da responsabilidade social e da proteção à vida”, concluiu Alfredo Gaspar.
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
