Leonardo Dias propõe replicar modelo de SP para enfrentar ‘mini-cracolândias’ em Maceió
Local foi recentemente esvaziado após ações integradas dos poderes públicos do estado
Em São Paulo-SP, o vereador Leonardo Dias (PL) acompanhou as iniciativas bem-sucedidas de resgate a pessoas em situação de rua e dependentes químicas na região onde funcionava a Cracolândia.
O local foi recentemente esvaziado após ações integradas dos poderes públicos de São Paulo, tanto por parte do governo estadual, quanto da prefeitura, baseadas em políticas públicas que oferecem serviços de saúde e buscam a reinserção de pessoas em vulnerabilidade no mercado de trabalho.
“Há poucos dias, funcionava a Cracolândia de São Paulo. Hoje, a realidade é outra: não há mais ninguém. Isso não significa, obviamente, que o problema da dependência química em São Paulo foi resolvido de forma geral, nem o da população em situação de rua. Mas o que vemos hoje é um grande avanço”, afirmou o vereador.
“O esvaziamento da Cracolândia, com a oferta de alternativas para essas pessoas e a busca pela recuperação de muitas que aqui estavam, só ocorreu por conta da união entre a prefeitura e o governo de São Paulo”, falou o edil.
Dias explicou que as ações implementadas para acolher a população em situação de rua, compreender os dramas vivenciados e garantir tratamento aos dependentes envolvem diversas pastas, como Saúde, Assistência Social, Emprego e Trabalho, além de órgãos como a Guarda Civil e a Segurança Pública. O vereador salientou que é possível replicar essas soluções em Maceió, considerando o sucesso obtido em São Paulo.
“Este é o grande desafio. É preciso que todos estejam unidos para que tenhamos sucesso em resolver um problema que já chega a Maceió, com as pequenas cracolândias que estão se formando em nosso município. Maceió enfrenta esse grande desafio de unir o Estado e a Prefeitura. A internação involuntária é, sim, uma parte do que é necessário, mas não é suficiente para resolvermos esse grave problema”, detalhou o vereador.
Leonardo Dias afirmou que “Maceió precisa aprender com o que deu certo em São Paulo”. “Estamos vendo um modelo que pode ser implementado em nossa capital, para cuidarmos das nossas praças e atuarmos em relação às nossas ‘mini-cracolândias’, evitando que Maceió chegue à situação vivida aqui. Continuamos focados em ajudar essa população a reencontrar sua autonomia. Se Deus quiser, vai dar certo”, finalizou.
Últimas notícias
Após tornado, Enem é suspenso em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
3ª Feira da Agricultura Familiar de Matriz de Camaragibe começa na próxima segunda-feira (10)
Viih Tube fala sobre a educação do filho em vídeo e causa polêmica
Suspeito tenta enganar policiais durante operação em Rio Largo, mas é preso com drogas e armas
Minimédico de seis anos encanta web ao discursar no Senado
Truque inusitado para limpar box de banheiro com sacola viraliza e choca web
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
