Rússia realiza maior ataque aéreo contra Ucrânia em meio a negociações para acordo de paz
Bombardeio com uso de drones aconteceu horas antes da troca de prisioneiros
A Rússia realizou neste domingo (25) o que tem sido apontado como o maior ataque aéreo contra Kiev desde o início da guerra contra a Ucrânia. Pelo menos 12 pessoas morreram.
De acordo com Yuri Ihnat, porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, a Rússia atacou o território ucraniano com 367 drones. Ele classificou a ação como o maior ataque aéreo individual da guerra. O Ministério da Defesa russo informou, por sua vez, que interceptou 110 drones ucranianos durante a noite.
Na quarta-feira (21), a Ucrânia também atacou o território russo com drones, levando ao fechamento de vários aeroportos. Moscou afirmou que grande parte do ataque foi repelida, mas, mesmo assim, houve registro de feridos em áreas residenciais.
No dia seguinte, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o país está criando uma espécie de “zona tampão” ao longo da fronteira com a Ucrânia.
O bombardeio deste domingo (25) aconteceu horas antes da terceira e última etapa na troca de prisioneiros, celebrada em um acordo entre os dois países há duas semanas, em Istambul. Ao todo, cada lado do conflito repatriou mil soldados.
Na sexta-feira (23), o chanceler russo, Sergey Lavrov, afirmou que a Rússia está trabalhando para criar “as condições de um acordo duradouro, global e de longo prazo sobre a solução”. Este documento, segundo ele, deve ser entregue após a troca dos prisioneiros.
Os ataques acontecem dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que o presidente russo estava interessado em abrir negociações para um cessar-fogo. Os dois conversaram, por telefone, durante duas horas, na segunda-feira (19). A conversa não resultou em avanços concretos sobre o conflito. Após ataques deste domingo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou o que chamou de “silêncio” dos EUA.
O país norte-americano e a Ucrânia assinaram, há cerca de um mês, um acordo sobre as chamadas “terras raras” ucranianas. O acerto prevê acesso privilegiado a Washington em novos projetos para explorar recursos naturais na Ucrânia, incluindo alumínio, grafite, petróleo e gás natural.
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
