TJ/AL mantém decisão que permite ao MP acesso ao sistema de informações sobre segurança pública da Polícia Civil
TJ/AL confirmou a decisão do magistrado de primeiro grau após Estado interpor uma apelação ao TJ/AL

Em sentença da 1ª Câmara Cível, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) confirmou decisão judicial que dá ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) o acesso ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Procedimentos Policiais Eletrônicos (SINESP-PPE) da Polícia Civil (PC/AL).
A decisão inicial atendia a uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo MPAL para ter acesso às informações do Sistema, porém, o Estado interpôs uma apelação ao TJ/AL questionando a ausência de previsão normativa. Agora, em análise do caso, o TJ/AL confirmou a decisão do magistrado de primeiro grau.
“O MP de Alagoas foi o primeiro do país a judicializar e obter êxito nesse assunto, de modo que possamos ter acesso a um mecanismo importante que foi criado para possibilitar o compartilhamento e o consumo de dados e informações entre órgãos de segurança pública”, esclareceu a promotora de Justiça Karla Padilha, titular da Promotoria de Justiça da Capital (Controle Externo da Atividade Policial e Tutela da Segurança Pública). “O Ministério Público pleiteou acesso ao SINESP-PPE para viabilizar o controle externo da atividade policial, atribuição constitucional e legal da instituição”, acrescentou.
Na sentença, os desembargadores do TJ/AL ressaltam que, “deste modo, a utilização do SINESP pelo Ministério Público atenderá especialmente para a finalidade, a celeridade, o aperfeiçoamento e a indisponibilidade da persecução penal, sem a necessidade de expedição de ofícios e intermediação de terceiros ou encaminhamento de informações por e-mail ou demais sistemas sujeitos às vulnerabilidades tecnológicas”.
O TJ/AL também decidiu que o acesso ao Sistema será limitado aos membros do MPAL com atribuição de controle externo da atividade policial, discriminados no art. 4º, inciso X, da Lei Complementar Estadual n.º 15/1996, que são: o Procurador-geral de Justiça e os Promotores de Justiça Criminais, de Execução Penal e de Defesa da Cidadania, “devidamente identificados e listados em ofício remetido pela 62.ª PJC/AL”.
Relator do caso na 1ª Câmara Cível, o desembargador Klever Rêgo Loureiro ressalta, em seu voto, que “o acesso ao SINESP-PPE pelo MPAL não implica prejuízo à autonomia das atividades desenvolvidas pela Polícia Civil ou Militar, haja vista que o controle externo da atividade policial não interfere na organização administrativa ou operacional das forças policiais. Pelo contrário, essa supervisão busca garantir a conformidade dos atos praticados com os direitos e garantias fundamentais, reforçando a proteção ao Estado Democrático de Direito”.
“Outrossim, é inquestionável que o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) atende aos requisitos previstos no art. 20, incisos I, II e III, da Resolução 01/2021-CONSINESP, para obter acesso ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), considerando-se a natureza de sua atuação institucional. Tal prerrogativa decorre da função constitucional de controle externo da atividade policial, que lhe é conferida pelo art. 129, VII, da Constituição Federal, com vistas a garantir a regularidade, eficiência e legalidade das atividades de segurança pública”, diz, mais adiante, o desembargador relator do caso.
O magistrado também salientou que “o compartilhamento de informações entre instituições, quando devidamente regulamentado, fortalece o sistema de justiça e segurança pública, promovendo maior eficiência na apuração de infrações e no combate à criminalidade, sem vulnerar a autonomia ou a independência dos órgãos envolvidos”.
Últimas notícias

Caio Bebeto repudia maus-tratos a cavalo no Benedito Bentes e cobra punição aos responsáveis

Cabo Bebeto critica veto de Paulo Dantas a projeto que beneficia pessoas com deficiência em Alagoas

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
