Crise no abastecimento de água mobiliza municípios alagoanos e gera onda de manifestações e audiências públicas
Em Maceió, bairros como Jacintinho, Mangabeiras, Cruz das Almas e Bom Parto registraram protestos de moradores devido à interrupção no abastecimento
A crise no abastecimento de água em Alagoas tem mobilizado moradores, lideranças políticas e autoridades em diversas regiões do estado. Problemas recorrentes no fornecimento, reclamações sobre a qualidade dos serviços prestados pela concessionária BRK Ambiental e o aumento nas tarifas motivaram uma série de manifestações populares e audiências públicas ao longo das últimas semanas.
Em Maceió, bairros como Jacintinho, Mangabeiras, Cruz das Almas e Bom Parto registraram protestos de moradores devido à interrupção no abastecimento. Em algumas localidades, a população relatou estar até cinco dias sem água. Em Mangabeiras, a Avenida Gustavo Paiva foi bloqueada com entulhos, enquanto em Cruz das Almas, vias foram interditadas com pneus em chamas. A BRK atribuiu parte dos problemas à falta de energia elétrica que teria afetado os sistemas de captação.
Na região metropolitana, o município de Marechal Deodoro também foi palco de manifestações. Moradores do bairro Terra da Esperança protestaram em frente à sede da BRK. Em resposta à pressão popular, a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública com a presença da concessionária. O debate cobrou providências urgentes da empresa e da Arsal (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas).
Em Atalaia, uma audiência pública foi realizada no último dia 27 de maio, reunindo vereadores, população e representantes da BRK. Entre as pautas debatidas, estiveram as frequentes interrupções no fornecimento, a falta de transparência nas informações e os valores cobrados nas tarifas.
O município de Pilar também seguiu o mesmo caminho, com a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Representantes da concessionária compareceram ao evento, que reuniu moradores insatisfeitos com a prestação dos serviços.
O problema da escassez de água e os questionamentos à atuação da BRK têm se intensificado em várias regiões de Alagoas. Em todas as localidades, o apelo dos moradores é o mesmo: regularidade no fornecimento, respeito à população e transparência nas ações da concessionária.
O outro lado
Por meio de nota, a BRK informou que o Sistema Pratagy – operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) – segue com vazão reduzida devido às fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas semanas.
"Em razão disso, os bairros atendidos por esse sistema ainda podem apresentar oscilações no abastecimento de água: Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Ponta da Terra, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta, Farol, Pitanguinha, Jacintinho e Mangabeiras. A concessionária esclarece que está monitorando todos os pontos de distribuição e aguarda a normalização da vazão para restabelecer gradativamente o abastecimento", explicou.
Últimas notícias
Renan Calheiros mira presidente da Câmara em investigações contra o banco de Vorcaro
Repasse milionário de Jairzinho Lira a ONG de Lagoa da Canoa é investigado pelo MPAL
Semana Nacional de Educação Financeira mobiliza estudantes da rede municipal em Lagoa da Canoa
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
CCJ retoma debate sobre redução da maioridade penal no Brasil
Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
