Alagoas recebe primeiro teste do Defesa Civil Alerta em 14 de junho
Além da capital, passam pela demonstração os moradores de Marechal Deodoro, Pilar e de São Luís do Quitunde
No próximo dia 14 de junho, moradores de Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde vão passar pela primeira demonstração do Defesa Civil Alerta (DCA). O sistema emite avisos sonoros e mensagens diretamente nos celulares de quem está em áreas de risco.
A data do evento teste foi anunciada durante coletiva de imprensa com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e representantes do Ministério das Comunicações, da Anatel e das defesas civis estaduais, na quinta-feira (29/05), em Brasília (DF). Além de Alagoas, os moradores das outras oito capitais nordestinas e mais 24 cidades da região também receberão o primeiro alerta de demonstração.
O chefe de Gabinete da Defesa Civil Estadual e instrutor nacional do DCA, major Silva Melo, participou da coletiva e de uma reunião com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, para ajustar os últimos detalhes com vistas ao lançamento da ferramenta em Alagoas.
O major lembrou que o evento teste no Nordeste faz parte do projeto de nacionalização do DCA. As regiões Sul e Sudeste já contam com a ferramenta em operação. Segundo Silva Melo, os treinamentos para expandir o sistema para o Norte e Centro-Oeste começam no próximo dia 8.
O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens com som de sirene e aviso em tela cheia para aparelhos conectados às redes 4G ou 5G — sem necessidade de cadastro prévio.
O conteúdo do alerta é elaborado pelas defesas civis estaduais, com orientações específicas para situações de risco, como chuvas intensas, inundações e deslizamentos.
LANÇAMENTO EM ALAGOAS
Em Alagoas, o lançamento ocorrerá na sede da Defesa Civil Estadual, por meio de videoconferência, sob a coordenação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
Silva Melo explica que a escolha de Maceió e das cidades de Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde se deu por critérios técnicos, a exemplo da boa estrutura da Defesa Civil municipal, além do histórico de desastres nesses municípios.
“A população precisa saber que irá chegar em seu aparelho celular um alerta com som e mensagem, indicando o local do desastre, a urgência e a ação que deverá fazer para não correr riscos”, pontuou o major, lembrando que não é necessário habilitar o celular para receber os avisos.
“Tal alerta irá se sobrepor a qualquer ação que esteja fazendo no celular. Recebem o alerta os aparelhos que estiverem nas redes de telefonia 4G ou 5G. Não só o público local como o circulante, a exemplo de turistas, receberá o alerta”, acrescenta.
De acordo com Silva Melo, depois do alerta de demonstração, haverá um período curto – de 3 a 5 dias - para ajustes técnicos junto às operadoras de telefonia móvel, quando o sistema ficará liberado para todo o estado.
Em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, onde já foi implantado, o sistema já enviou 376 alertas, sendo 57 classificados como extremos. A previsão é que o serviço esteja disponível em todo o Brasil até o fim de 2025.
Ainda segundo Silva Melo, o Governo Federal inicia nesta segunda-feira (2) uma campanha de sensibilização da população sobre o funcionamento do DCA. Em Alagoas também haverá ações.
“A partir de hoje, o governo federal irá começar a divulgar a mídia de divulgação via redes sociais e também com as emissoras de TV e rádio. Teremos ainda um dia para panfletagem”, reforçou o major, lembrando que em Alagoas, o DCA conta com oito militares da Defesa Civil Estadual aptos para fazer o lançamento e gerenciar o sistema.
COMPROMISSO
Durante a coletiva, o ministro Waldez Góes lembrou do compromisso assumido de expandir o Defesa Civil Alerta para todo o país, já implementado no Sul e Sudeste. Ele afirmou que o objetivo é salvar vidas, proteger patrimônios e levar inovação tecnológica.
“O Brasil está se adaptando às mudanças climáticas e, com isso, modernizando sua capacidade de resposta. Estamos entregando ao povo nordestino mais um instrumento importante para salvar vidas”, afirmou o ministro.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
