Com entrada franca, Alagoas recebe II Seminário de Cannabis Medicinal no TJ nesta sexta
O tema do seminário este ano é “Cannabis Medicinal é um Direito Social”
Será realizado em Maceió, na próxima sexta-feira (13), o “II Seminário Alagoano de Cannabis Medicinal”, evento marcado o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Centro da cidade, das 09h00 às 13h00.
Com entrada franca, o encontro será no 5º andar do prédio antigo do TJ, no Plenário Desembargador Gerson Omena Bezerra.
O tema este ano é “Cannabis Medicinal é um Direito Social”, promovendo acesso à saúde, ao conhecimento, à cultura e à dignidade através da referida planta, com presença nas mesas temáticas do desembargador do TJ/AL, Tutmés Airan, e da médica Carolina Nocetti, referência-mor hoje no país sobre o assunto.
O evento é uma atividade toda ela gratuita, contando com duas mesas temáticas: “Direito Social” e “Cannabis Medicinal”. Vale salientar que, para receber o certificado de carga horária de 5h pelo CRF/AL, é preciso preencher o formulário e assinar o nome na recepção do Tribunal.
Essa 2ª edição do Seminário está sendo organizado pela Associação Liamba de Plantas Medicinais, em parceria com o Poder Judiciário de Alagoas; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Alagoas; Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL); Coordenadoria dos Direitos Humanos; Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA); e Raíza Carnaúba Quintela Advocacia.
“Esta nova edição do Seminário vem para ampliar ainda mais o diálogo, 'varrer o preconceito' e corroborar o fato de que a cannabis medicinal é um direito de todos e todas, que deve ser preservado, respeitado e garantido de forma legítima. Os avanços relatados em recentes pesquisas mostraram inúmeros benefícios para muitas frentes, desde o Parkinson ao Autismo, desde a ansiedade à insônia, desde a concentração ao apetite. Nosso papel com este evento é desmistificar essa planta e dar acesso à medicina que provém dela”, pontua Letícia Ravelly, farmacêutica e diretora da ONG.

Tendo feito 2 anos de existência em abril, a Associação Liamba é sem fins lucrativos e foi idealizada por ativistas que acreditam não só no poder medicinal, mas também no aspecto que confere transformação social por meio dessa planta.
Recentemente, a ONG esteve em audiências nas Câmaras de Vereadores de Maceió e Arapiraca, com a mesma pauta. “Nosso foco é levar acesso à cannabis com gestão de cuidado, orientação e respeito. Essa planta salva vidas”, reforça Letícia.
Mesas principais
A partir das 09h00, a mesa “Direito Social” contará com participantes como o desembargador do TJ/AL, Tutmés Airan; o advogado criminalista e professor universitário Roberto Moura; a advogada e assessora parlamentar da Câmara de Maceió, Jeysilla Iandza Nascimento; a educadora popular e diretora de Articulação Política e Cultural da Liamba, Érika Nicácio; o defensor público de Alagoas, Daniel Alcoforado; farmacêutico, professor e presidente do CRF/AL, Daniel Fortes; e o ex-deputado estadual Lobão — este último que é autor da Lei Estadual nº 8.754/22 pelo acesso universal aos tratamentos de saúde com cannabis e seus derivados em Alagoas, além de investimentos em pesquisa.
Já a mesa “Cannabis Medicinal” começará logo em seguida e receberá autoridades no tema como a médica, consultora e professora de cursos de extensão sobre Cannabis Medicinal na Unicamp e Unifesp, Carolina Nocetti; a servidora pública, feminista e antiproibicionista Jandira Nicácio; a farmacêutica e diretora da Associação Liamba, Letícia Ravelly; a advogada e vice-presidente da Comissão de Cannabis Medicinal da OAB/AL, Raíza Carnaúba Quintela; e a mãe de crianças atípicas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Ana Paula Marques, representando a sociedade civil.
O evento é literalmente aberto ao público e terá, ao final, microfone aberto para quem almeja dar algum depoimento. Uma ótima oportunidade para compartilhar uma outra visão sobre a cannabis em nosso Estado; uma nova visão que vem se clareando.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.even3.com.br/semin...

Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
