Com entrada franca, Alagoas recebe II Seminário de Cannabis Medicinal no TJ nesta sexta
O tema do seminário este ano é “Cannabis Medicinal é um Direito Social”

Será realizado em Maceió, na próxima sexta-feira (13), o “II Seminário Alagoano de Cannabis Medicinal”, evento marcado o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Centro da cidade, das 09h00 às 13h00.
Com entrada franca, o encontro será no 5º andar do prédio antigo do TJ, no Plenário Desembargador Gerson Omena Bezerra.
O tema este ano é “Cannabis Medicinal é um Direito Social”, promovendo acesso à saúde, ao conhecimento, à cultura e à dignidade através da referida planta, com presença nas mesas temáticas do desembargador do TJ/AL, Tutmés Airan, e da médica Carolina Nocetti, referência-mor hoje no país sobre o assunto.
O evento é uma atividade toda ela gratuita, contando com duas mesas temáticas: “Direito Social” e “Cannabis Medicinal”. Vale salientar que, para receber o certificado de carga horária de 5h pelo CRF/AL, é preciso preencher o formulário e assinar o nome na recepção do Tribunal.
Essa 2ª edição do Seminário está sendo organizado pela Associação Liamba de Plantas Medicinais, em parceria com o Poder Judiciário de Alagoas; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Alagoas; Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL); Coordenadoria dos Direitos Humanos; Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA); e Raíza Carnaúba Quintela Advocacia.
“Esta nova edição do Seminário vem para ampliar ainda mais o diálogo, 'varrer o preconceito' e corroborar o fato de que a cannabis medicinal é um direito de todos e todas, que deve ser preservado, respeitado e garantido de forma legítima. Os avanços relatados em recentes pesquisas mostraram inúmeros benefícios para muitas frentes, desde o Parkinson ao Autismo, desde a ansiedade à insônia, desde a concentração ao apetite. Nosso papel com este evento é desmistificar essa planta e dar acesso à medicina que provém dela”, pontua Letícia Ravelly, farmacêutica e diretora da ONG.

Tendo feito 2 anos de existência em abril, a Associação Liamba é sem fins lucrativos e foi idealizada por ativistas que acreditam não só no poder medicinal, mas também no aspecto que confere transformação social por meio dessa planta.
Recentemente, a ONG esteve em audiências nas Câmaras de Vereadores de Maceió e Arapiraca, com a mesma pauta. “Nosso foco é levar acesso à cannabis com gestão de cuidado, orientação e respeito. Essa planta salva vidas”, reforça Letícia.
Mesas principais
A partir das 09h00, a mesa “Direito Social” contará com participantes como o desembargador do TJ/AL, Tutmés Airan; o advogado criminalista e professor universitário Roberto Moura; a advogada e assessora parlamentar da Câmara de Maceió, Jeysilla Iandza Nascimento; a educadora popular e diretora de Articulação Política e Cultural da Liamba, Érika Nicácio; o defensor público de Alagoas, Daniel Alcoforado; farmacêutico, professor e presidente do CRF/AL, Daniel Fortes; e o ex-deputado estadual Lobão — este último que é autor da Lei Estadual nº 8.754/22 pelo acesso universal aos tratamentos de saúde com cannabis e seus derivados em Alagoas, além de investimentos em pesquisa.
Já a mesa “Cannabis Medicinal” começará logo em seguida e receberá autoridades no tema como a médica, consultora e professora de cursos de extensão sobre Cannabis Medicinal na Unicamp e Unifesp, Carolina Nocetti; a servidora pública, feminista e antiproibicionista Jandira Nicácio; a farmacêutica e diretora da Associação Liamba, Letícia Ravelly; a advogada e vice-presidente da Comissão de Cannabis Medicinal da OAB/AL, Raíza Carnaúba Quintela; e a mãe de crianças atípicas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Ana Paula Marques, representando a sociedade civil.
O evento é literalmente aberto ao público e terá, ao final, microfone aberto para quem almeja dar algum depoimento. Uma ótima oportunidade para compartilhar uma outra visão sobre a cannabis em nosso Estado; uma nova visão que vem se clareando.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.even3.com.br/semin...

Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Ministro Renan Filho lança obra do VLT em Arapiraca nesta segunda (07)

Resultado do Concurso de Tradições Nordestinas será divulgado nesta sexta (04)

Câmara aprova projeto de Alfredo Gaspar que endurece pena para crimes hediondos

Traficante é preso escondido com drogas em barraco improvisado no Pilar

Homem com tornozeleira eletrônica é flagrado com maconha durante abordagem em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
