MPAL e Procon Maceió fiscalizam agência bancária no Centro por desrespeito à lei das filas
Segundo o promotor de Justiça Marques Martins, a situação relatada já vinha sendo monitorada há mais de um ano
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e o Procon Maceió realizaram, na manhã desta quarta-feira (11), uma ação de fiscalização na agência bancária, localizada na Rua do Sol, no Centro da capital alagoana. A operação teve como objetivo verificar o cumprimento da legislação municipal que regulamenta o tempo de espera nas filas das agências bancárias.
A inspeção ocorreu após diversas denúncias sobre a demora excessiva no atendimento aos clientes, especialmente aos idosos, pessoas com deficiência e demais grupos classificados como hipervulneráveis. Segundo o promotor de Justiça Marques Martins, a situação relatada já vinha sendo monitorada há mais de um ano. A ação de hoje teve caráter de retorno para averiguar se houve melhorias no serviço prestado.
De acordo com os fiscais, a denúncia foi confirmada in loco. Foi constatada uma grande aglomeração de pessoas, filas extensas e desrespeito no atendimento a clientes com prioridade legal. A unidade fiscalizada absorveu a demanda de uma outra agência do mesmo banco que foi encerrada, mas, segundo o MPAL, isso não exime a instituição financeira da obrigação de oferecer um atendimento digno aos usuários.
“A presença do Ministério Público e do Procon na agência tem o objetivo de verificar pontualmente todas essas irregularidades. Não se pode ter um atendimento precário, desrespeitoso como esse que está sendo oferecido aos usuários”, afirmou o promotor Marques Martins.
O representante do MPAL também informou que a expectativa é resolver a situação por vias administrativas. No entanto, caso não haja avanço, o caso poderá ser judicializado, com a possibilidade de um pedido de indenização por danos morais coletivos em favor da sociedade.
Durante a fiscalização, o Procon Maceió já iniciou a aplicação de multas administrativas, com base no descumprimento da lei municipal que estabelece o tempo máximo de espera nas filas de agências bancárias.
A atuação conjunta dos órgãos de fiscalização busca garantir o respeito aos direitos dos consumidores e assegurar que os serviços bancários sejam prestados com eficiência e respeito à dignidade dos usuários.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
