Ouviu um alerta no celular? Fique tranquilo, era só um teste da Defesa Civil
População não corre risco; simulação integra ação nacional para testar novo sistema de alertas de emergência

Na tarde deste sábado (14), por volta das 16h, moradores de Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde receberam em seus celulares uma mensagem de “Alerta Extremo” da Defesa Civil, acompanhada de um sinal sonoro contínuo, semelhante a uma sirene de emergência.
Apesar do impacto da notificação, a Defesa Civil já havia anunciado com antecedência que se tratava de um teste do novo sistema de alertas de emergência, parte de uma simulação nacional promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Não há qualquer risco ou situação real de perigo nestas cidades.
A ação foi planejada para treinar a população e avaliar o funcionamento da tecnologia, que passará a ser usada em casos reais de desastres naturais, como chuvas intensas, vendavais e deslizamentos.
Durante a simulação, os celulares emitiram um som de alerta com cerca de 10 segundos de duração, mesmo que os aparelhos estivessem no modo silencioso. A seguinte mensagem apareceu na tela:
“ALERTA EXTREMO - Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”
O disparo do sinal sonoro em todos os aparelhos compatíveis é justamente uma das características do novo sistema, pensado para situações em que é necessária ação imediata da população.
Alagoas participou da simulação ao lado de outros 35 municípios do Nordeste, incluindo todas as capitais da região. A operação foi coordenada a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), em Brasília.
Em Alagoas, o teste ocorreu nas seguintes cidades:
• Maceió
• Marechal Deodoro
• Pilar
• São Luís do Quitunde
A população dessas cidades já havia sido informada, nos dias anteriores, sobre a realização do teste, que tem caráter preventivo e educativo.
O novo sistema permite o envio de notificações diretamente para a tela do celular, interrompendo qualquer outra atividade, com som e vibração de emergência. Ele complementa os canais já utilizados, como SMS, WhatsApp, Telegram e alertas por TV por assinatura.
Existem dois níveis de alerta:
• Alerta Extremo: som de sirene e ação imediata.
• Alerta Severo: aviso com menor urgência, voltado a medidas preventivas.
A Defesa Civil reforça que o alerta deste sábado foi apenas um teste, previamente divulgado, e que não existe nenhum motivo para preocupação. O objetivo da iniciativa é garantir que a população esteja preparada para situações reais de emergência no futuro.
A previsão do Governo Federal é de que o sistema esteja funcionando em todo o país até o final de 2025.
Últimas notícias

São Sebastião integra programa “Alagoas Sem Fome na Infância” e reforça compromisso com a primeira infância

Alagoas lidera redução da insegurança alimentar e conquista destaque no Prêmio Brasil Sem Fome

Vídeo mostra homem se masturbando dentro de van em Arapiraca

Operação contra furto de cabos resulta em seis prisões em cinco municípios de Alagoas

Hospital de Emergência do Agreste promove ação de prevenção ao câncer de mama

Gominho é internado em hospital e desabafa: "Não faz sentido"
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
