Hemoal Maceió retoma coleta de sangue na Unidade Trapiche
O serviço ficou suspenso por uma semana para manutenção predial
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) retornou, nesta segunda-feira (16), o funcionamento da coleta de sangue na Unidade Trapiche, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O serviço ficou uma semana com o funcionamento paralisado para a realização de manutenção predial, que passou por revisão da rede elétrica e pintura.
Assim como ocorria antes da paralisação para manutenção predial, a Unidade Trapiche do Hemoal Maceió continuará funcionando de segunda a sexta, das 7h às 18h. O serviço de coleta de sangue também permanecerá funcionando aos sábados, das 7h às 17h, para assegurar que os alagoanos possam praticar o gesto voluntário nos fins de semana.
“Após uma semana com o atendimento suspenso para a realização da manutenção predial, finalmente estamos retomando o atendimento aos doadores de sangue. Seguiremos atuando para atender os nossos doadores de sangue com eficiência, agilidade e humanização, seguindo as normas da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, ressaltou o supervisor administrativo do Hemoal, Marcelo Casado.
Outras unidades
Mas além da Unidade Trapiche, os voluntários que estiverem na capital alagoana ou na Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Litoral Sul, podem doar sangue também na Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Há também a Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.
Já no interior, é possível doar sangue em Arapiraca, na Unidade Eldorado, situada na rua Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e também aos sábados, das 7h às 17h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.
Critérios para doação
Para doar sangue, o voluntário deve seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). É necessário apresentar bom estado de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, e portar um documento de identificação oficial e original com foto.
Além de estar alimentado, o doador de sangue deve evitar alimentos gordurosos. O Ministério da Saúde determina, ainda, que os voluntários também não tenham ingerido bebidas alcoólicas antes de se candidatar à doação de sangue.
Quanto às pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida permanentemente. No caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
