Polícia Científica de Alagoas promove diálogo sobre o bem-estar de seus agentes
Roda de conversa com especialista reforça a importância do acolhimento psicológico no ambiente da segurança pública
A Polícia Científica do Estado de Alagoas (PolCAL) promoveu na manhã da última sexta-feira (13), uma roda de conversa sobre a importância do cuidado com a saúde mental dos agentes da segurança pública do estado. O evento ocorreu no auditório do órgão e contou com a presença de Ana Rafaela Menezes, psicóloga, segundo Sargento do Corpo de Bombeiros Militar e Chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).
Durante o encontro, os servidores da Polícia Científica e do Instituto de Criminalística de Maceió (ICM) puderam compartilhar experiências e refletir sobre os desafios emocionais enfrentados no exercício de suas funções. A sargento convidada apresentou dados e estratégias sobre autocuidado e prevenção ao adoecimento psíquico, destacando a importância da escuta ativa dentro das instituições de segurança.
Além da troca de conhecimentos, a iniciativa também serviu para divulgar programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar psicológico dos profissionais, como o projeto Escuta SUSP — uma ação integrada entre os governos estadual e federal que oferece suporte emocional e atendimento especializado aos trabalhadores da segurança pública.
A roda de conversa foi idealizada pelo vice-coordenador da Comissão de Qualidade de Vida, Andrey Augusto, que observou a crescente mobilização da SSP/AL em torno do tema e decidiu replicar a ação no âmbito da Polcal.
“O assunto saúde mental é algo de extrema importância e jamais deve ser deixado de lado. A necessidade de falar sobre isso sempre existe, principalmente para nós que trabalhamos na defesa do povo alagoano. Já possuía esse pensamento quando vi os esforços da Secretaria de Segurança Pública sobre o tema, então decidi trazer para a Polícia Científica em forma de roda de conversa”, afirmou Andrey.
A expectativa é de que ações como essa se tornem recorrentes, promovendo um ambiente institucional mais saudável e acolhedor, fortalecendo não apenas os profissionais da segurança pública, mas também o compromisso do Governo de Alagoas com o bem-estar de quem cuida da população.
Últimas notícias
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
Governo retira urgência de projeto sobre 6x1; entenda próximos passos
Leonardo Dias volta a cobrar funcionamento do HC Pet dois meses após "inauguração"
Vereadores de Porto Calvo declaram apoio à pré-candidatura de Renan Filho
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa no bairro Benedito Bentes
Óleo na pista deixa trânsito lento e provoca acidentes na Avenida Pierre Chalita
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
