Polícia Científica de Alagoas promove diálogo sobre o bem-estar de seus agentes
Roda de conversa com especialista reforça a importância do acolhimento psicológico no ambiente da segurança pública

A Polícia Científica do Estado de Alagoas (PolCAL) promoveu na manhã da última sexta-feira (13), uma roda de conversa sobre a importância do cuidado com a saúde mental dos agentes da segurança pública do estado. O evento ocorreu no auditório do órgão e contou com a presença de Ana Rafaela Menezes, psicóloga, segundo Sargento do Corpo de Bombeiros Militar e Chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).
Durante o encontro, os servidores da Polícia Científica e do Instituto de Criminalística de Maceió (ICM) puderam compartilhar experiências e refletir sobre os desafios emocionais enfrentados no exercício de suas funções. A sargento convidada apresentou dados e estratégias sobre autocuidado e prevenção ao adoecimento psíquico, destacando a importância da escuta ativa dentro das instituições de segurança.
Além da troca de conhecimentos, a iniciativa também serviu para divulgar programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar psicológico dos profissionais, como o projeto Escuta SUSP — uma ação integrada entre os governos estadual e federal que oferece suporte emocional e atendimento especializado aos trabalhadores da segurança pública.
A roda de conversa foi idealizada pelo vice-coordenador da Comissão de Qualidade de Vida, Andrey Augusto, que observou a crescente mobilização da SSP/AL em torno do tema e decidiu replicar a ação no âmbito da Polcal.
“O assunto saúde mental é algo de extrema importância e jamais deve ser deixado de lado. A necessidade de falar sobre isso sempre existe, principalmente para nós que trabalhamos na defesa do povo alagoano. Já possuía esse pensamento quando vi os esforços da Secretaria de Segurança Pública sobre o tema, então decidi trazer para a Polícia Científica em forma de roda de conversa”, afirmou Andrey.
A expectativa é de que ações como essa se tornem recorrentes, promovendo um ambiente institucional mais saudável e acolhedor, fortalecendo não apenas os profissionais da segurança pública, mas também o compromisso do Governo de Alagoas com o bem-estar de quem cuida da população.
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
