Porto de Maceió registra recorde no crescimento de cargas e se prepara para administração autônoma
Terminal aguarda criação da Companhia Docas de Alagoas, relatada pelo deputado Daniel Barbosa na Câmara

A movimentação portuária em Alagoas segue em ritmo de crescimento. Apenas nos quatro primeiros meses de 2025, o Porto de Maceió embarcou e desembarcou 1,3 milhão de toneladas de cargas, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O resultado corresponde a um aumento de 6,55% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo puxado principalmente pelo açúcar, pelo sal, pela soda cáustica e pelos fertilizantes, mercadoria que representam a maior parte do tráfego portuário no estado.
Este crescimento revela o potencial do Porto de Maceió para atender às demandas da economia regional e fortalece o caminho iniciado em janeiro deste ano, quando a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3034/24, relatado pelo deputado alagoano Daniel Barbosa. A nova legislação autoriza a criação da Companhia Docas de Alagoas, que passará a administrar o terminal de forma autônoma, tentando dar mais eficácia e liberdade na administração portuária.

Deputado Daniel Barbosa, relator do projeto que cria a Companhia Docas Alagoas
Com essa alteração, o Porto de Maceió passa a ter uma empresa própria, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, porém com maior liberdade de organização e de tomada de decisão. A nova administração permitirá ao terminal atender às demandas do mercado de forma mais ágil, aumentando tanto o volume de cargas quanto o de cruzeiros que vêm ao estado. Para se ter uma ideia, somente na temporada 2023/2024, ele chegou a receber mais de 100 mil passageiros, mostrando o interesse pelo destino.
De acordo com o deputado Daniel Barbosa, o modelo permitirá ao Porto de Maceió dar um salto de eficácia, ampliando suas operações e aumentando a geração de emprego e riqueza na região. “Com a Companhia Docas de Alagoas, o nosso Porto passa a ter uma administração moderna, capaz de atender às necessidades do crescimento, tanto no transporte de mercadoria quanto no de cruzeiros. Isso fortalece a economia de Alagoas e proporciona uma nova dinâmica ao desenvolvimento local”, disse o parlamentar.
Ainda como parte dessa nova estrutura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) auxiliará o Porto de Maceió na organização da nova empresa, prestando consultorias especializadas e compartilhando estratégias de administração portuária. Dessa forma, o terminal passa a ter uma parceria importante para modernizar suas instalações e atender às exigências do comércio nacional e internacional.
Com o crescimento da movimentação de cargas e o modelo de administração autônoma, o Porto de Maceió fortalece o desenvolvimento de Alagoas, aumentando tanto a arrecadação de tributos quanto o ingresso de recursos pelo turismo e pelo comércio externo, sendo uma porta de entrada e saída de mercadoria cada vez mais relevante para o Nordeste.
Últimas notícias

Senadores sabatinam Marluce Caldas para vaga no STJ; acompanhe ao vivo

Janja chega em Maceió e tem agenda com marisqueiras no Vergel do Lago

Ladrão é preso por invadir Banco do Brasil e furtar cobre de aparelhos em Arapiraca
![[Vídeo] Adolescente de 16 anos foi morta pelo tribunal do crime em Olho d’Água das Flores, diz polícia](https://img.7segundos.com.br/10fcpEpNSHEJvFcP_2NTFIp_zIo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/2f6d292d-36f9-4f11-8f48-68760d3759dd.jpeg)
[Vídeo] Adolescente de 16 anos foi morta pelo tribunal do crime em Olho d’Água das Flores, diz polícia

Idoso é atropelado por moto em trecho da BR-104 no município de Rio Largo

Mulher é presa por com maconha, crack e dinheiro em espécie em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
