Porto de Maceió registra recorde no crescimento de cargas e se prepara para administração autônoma
Terminal aguarda criação da Companhia Docas de Alagoas, relatada pelo deputado Daniel Barbosa na Câmara
A movimentação portuária em Alagoas segue em ritmo de crescimento. Apenas nos quatro primeiros meses de 2025, o Porto de Maceió embarcou e desembarcou 1,3 milhão de toneladas de cargas, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O resultado corresponde a um aumento de 6,55% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo puxado principalmente pelo açúcar, pelo sal, pela soda cáustica e pelos fertilizantes, mercadoria que representam a maior parte do tráfego portuário no estado.
Este crescimento revela o potencial do Porto de Maceió para atender às demandas da economia regional e fortalece o caminho iniciado em janeiro deste ano, quando a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3034/24, relatado pelo deputado alagoano Daniel Barbosa. A nova legislação autoriza a criação da Companhia Docas de Alagoas, que passará a administrar o terminal de forma autônoma, tentando dar mais eficácia e liberdade na administração portuária.

Deputado Daniel Barbosa, relator do projeto que cria a Companhia Docas Alagoas
Com essa alteração, o Porto de Maceió passa a ter uma empresa própria, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, porém com maior liberdade de organização e de tomada de decisão. A nova administração permitirá ao terminal atender às demandas do mercado de forma mais ágil, aumentando tanto o volume de cargas quanto o de cruzeiros que vêm ao estado. Para se ter uma ideia, somente na temporada 2023/2024, ele chegou a receber mais de 100 mil passageiros, mostrando o interesse pelo destino.
De acordo com o deputado Daniel Barbosa, o modelo permitirá ao Porto de Maceió dar um salto de eficácia, ampliando suas operações e aumentando a geração de emprego e riqueza na região. “Com a Companhia Docas de Alagoas, o nosso Porto passa a ter uma administração moderna, capaz de atender às necessidades do crescimento, tanto no transporte de mercadoria quanto no de cruzeiros. Isso fortalece a economia de Alagoas e proporciona uma nova dinâmica ao desenvolvimento local”, disse o parlamentar.
Ainda como parte dessa nova estrutura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) auxiliará o Porto de Maceió na organização da nova empresa, prestando consultorias especializadas e compartilhando estratégias de administração portuária. Dessa forma, o terminal passa a ter uma parceria importante para modernizar suas instalações e atender às exigências do comércio nacional e internacional.
Com o crescimento da movimentação de cargas e o modelo de administração autônoma, o Porto de Maceió fortalece o desenvolvimento de Alagoas, aumentando tanto a arrecadação de tributos quanto o ingresso de recursos pelo turismo e pelo comércio externo, sendo uma porta de entrada e saída de mercadoria cada vez mais relevante para o Nordeste.
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
