Governador assina nesta quinta ordem de serviço para construção de UPA em Rio Largo
Cerimônia será realizada na Escola Estadual Neuza Teixeira, no Residencial Prefeito Antônio Lins, às margens da BR-104
O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, assinam nesta quinta-feira (19) a ordem de serviço para a construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Rio Largo. A cerimônia, que será aberta à população e vai contar com a presença do prefeito Pedro Carlos, ocorrerá na Escola Estadual Neuza Teixeira, situada no Residencial Prefeito Antônio Lins, às margens da BR-104.
A unidade de saúde representa um importante avanço na ampliação do acesso à assistência de urgência para os moradores do terceiro maior município do Estado. Com isso, a população riolarguense não precisará mais migrar para Maceió ao necessitar dos serviços prestados por uma UPA.
O equipamento de saúde terá um investimento de R$ 9 milhões, e deve ser concluído em seis meses. Com capacidade de atender até 10.500 usuários por mês, uma média de 350 atendimentos por dia, a unidade atuará como um suporte estratégico entre a Atenção Básica e os serviços hospitalares.
Funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, a UPA de Rio Largo oferecerá atendimento em clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia. A equipe será composta por profissionais de diversas áreas, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia e laboratório, odontólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, além do suporte administrativo e operacional.
A estrutura contará ainda com serviços de diagnóstico, como eletrocardiograma, exames laboratoriais e raios-X, garantindo agilidade nos atendimentos. O modelo de assistência será baseado na Classificação de Risco, o que permitirá que os pacientes sejam atendidos conforme o grau de urgência, com segurança e eficiência.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a construção da UPA de Rio Largo é parte do esforço do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para ampliar e qualificar a Rede de Urgência e Emergência estadual. “A iniciativa visa descentralizar o atendimento, tornando-o mais acessível e humanizado, sobretudo em municípios estratégicos, como Rio Largo, que também atenderá cidades vizinhas”, ressaltou.
Veja também
Últimas notícias
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Motociclista sem habilitação foge da polícia e é detido em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
