Governador assina nesta quinta ordem de serviço para construção de UPA em Rio Largo
Cerimônia será realizada na Escola Estadual Neuza Teixeira, no Residencial Prefeito Antônio Lins, às margens da BR-104

O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, assinam nesta quinta-feira (19) a ordem de serviço para a construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Rio Largo. A cerimônia, que será aberta à população e vai contar com a presença do prefeito Pedro Carlos, ocorrerá na Escola Estadual Neuza Teixeira, situada no Residencial Prefeito Antônio Lins, às margens da BR-104.
A unidade de saúde representa um importante avanço na ampliação do acesso à assistência de urgência para os moradores do terceiro maior município do Estado. Com isso, a população riolarguense não precisará mais migrar para Maceió ao necessitar dos serviços prestados por uma UPA.
O equipamento de saúde terá um investimento de R$ 9 milhões, e deve ser concluído em seis meses. Com capacidade de atender até 10.500 usuários por mês, uma média de 350 atendimentos por dia, a unidade atuará como um suporte estratégico entre a Atenção Básica e os serviços hospitalares.
Funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, a UPA de Rio Largo oferecerá atendimento em clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia. A equipe será composta por profissionais de diversas áreas, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia e laboratório, odontólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, além do suporte administrativo e operacional.
A estrutura contará ainda com serviços de diagnóstico, como eletrocardiograma, exames laboratoriais e raios-X, garantindo agilidade nos atendimentos. O modelo de assistência será baseado na Classificação de Risco, o que permitirá que os pacientes sejam atendidos conforme o grau de urgência, com segurança e eficiência.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a construção da UPA de Rio Largo é parte do esforço do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para ampliar e qualificar a Rede de Urgência e Emergência estadual. “A iniciativa visa descentralizar o atendimento, tornando-o mais acessível e humanizado, sobretudo em municípios estratégicos, como Rio Largo, que também atenderá cidades vizinhas”, ressaltou.
Veja também
Últimas notícias

Alagoas propõe nova política de educação profissional e prioriza alunos da rede pública

Bombeiros de Alagoas participam de Simulado Operacional do Nordeste

PM prende em Maceió homem que estava foragido há 16 anos pelo crime de homicídio

Clube do Servidor será palco da Copa da Liga Arapiraquense de Futsal neste fim de semana

Polícia Civil prende homem acusado de estupro contra adolescente em Carneiros
Alta hospitalar para a morte? MP denuncia abandono de pacientes sem condições de autocuidado em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
