Sem água há dez dias, moradores de Ibateguara bloqueiam via e ateiam fogo em protesto
Durante o ato, manifestantes fecharam uma das pistas da rodovia de acesso à cidade e atearam fogo em objetos, como forma de chamar atenção para o problema

Moradores do município de Ibateguara realizaram, na manhã desta sexta-feira (20), um protesto contra a falta de água na cidade. A manifestação foi marcada pela interdição de uma rodovia e pela queima de objetos. Os moradores alegam estar há mais de dez dias sem abastecimento regular e direcionaram o ato à empresa Verde Alagoas, responsável pela distribuição.
Os participantes levaram baldes, tonéis, faixas e cartazes, e seguiram em caminhada até a sede da concessionária. Durante a manifestação, o tráfego na via foi bloqueado, o que causou retenções momentâneas.
Em resposta, a Verde Alagoas informou que a responsabilidade pela captação e tratamento da água é da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A empresa afirmou ainda que está realizando o abastecimento emergencial por meio de caminhões-pipa, e que a distribuição regular será retomada gradualmente assim que a Casal restabelecer o fornecimento de água tratada.
A Casal, por sua vez, explicou que o problema foi provocado pelas chuvas intensas na região, que afetaram a qualidade da água nos mananciais dos sistemas Severo e Sumidouro, obrigando a paralisação do tratamento. Além disso, quedas de energia agravaram a situação, impedindo a operação contínua dos sistemas. A companhia afirmou que as atividades do Sistema Severo foram retomadas nesta sexta e que o Sistema Sumidouro voltou a funcionar após o restabelecimento da energia elétrica.
A Equatorial Energia, responsável pelo fornecimento de energia na região, informou que uma equipe técnica foi enviada para identificar e solucionar possíveis falhas na rede elétrica que impactam o funcionamento da captação de água.
As empresas envolvidas seguem monitorando a situação. A população de Ibateguara aguarda a normalização do abastecimento.
Confira abaixo as notas das empresas mencionadas, na íntegra:
NOTA VERDE ALAGOAS:
A Verde Alagoas informa que, devido às fortes chuvas e às constantes quedas de energia em Ibateguara, a captação e o tratamento da água, realizados pela Casal, foram temporariamente comprometidos. Enquanto a situação não é normalizada, a Verde está disponibilizando o abastecimento por meio de caminhão pipa. Assim que a Casal retomar o fornecimento de água tratada, a Verde retomará a distribuição de forma gradativa.
NOTA CASAL:
A Casal está ciente da irregularidade no fornecimento de água em Ibateguara e informa que o problema é causado, sobretudo, pelas fortes chuvas que caem na região. É que as águas pluviais carreiam material sólido para os mananciais, impactando a turbidez e a coloração da água bruta. Por esse motivo, o tratamento do líquido frequentemente se torna inviável e a Casal se vê forçada a paralisar os dois sistemas que atendem ao município: o Severo e o Sumidouro.
O segundo problema que faz a Companhia paralisar a produção de água de qualidade são as faltas de energia. Elas também são comuns no período de chuvas. Nesses casos, a Casal entra em contato com a concessionária de energia e solicita providências para que seus sistemas sejam reativados o quanto antes.
Nesta sexta-feira (20), o Severo voltou a operar dentro da normalidade e o Sumidouro, após uma falta de eletricidade, teve suas atividades retomadas, com previsão de voltar a fornecer água tratada para a Verde Alagoas distribuir até as 18h.
Últimas notícias

Dupla armada rouba motocicleta em borracharia no bairro Santa Lúci

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Dólar fecha a R$ 5,35, menor valor em mais de um ano

Motorista desobedece sinalização e destrói pórtico na Av. Governador Afrânio Lages
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
