Sem água há dez dias, moradores de Ibateguara bloqueiam via e ateiam fogo em protesto
Durante o ato, manifestantes fecharam uma das pistas da rodovia de acesso à cidade e atearam fogo em objetos, como forma de chamar atenção para o problema
Moradores do município de Ibateguara realizaram, na manhã desta sexta-feira (20), um protesto contra a falta de água na cidade. A manifestação foi marcada pela interdição de uma rodovia e pela queima de objetos. Os moradores alegam estar há mais de dez dias sem abastecimento regular e direcionaram o ato à empresa Verde Alagoas, responsável pela distribuição.
Os participantes levaram baldes, tonéis, faixas e cartazes, e seguiram em caminhada até a sede da concessionária. Durante a manifestação, o tráfego na via foi bloqueado, o que causou retenções momentâneas.
Em resposta, a Verde Alagoas informou que a responsabilidade pela captação e tratamento da água é da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A empresa afirmou ainda que está realizando o abastecimento emergencial por meio de caminhões-pipa, e que a distribuição regular será retomada gradualmente assim que a Casal restabelecer o fornecimento de água tratada.
A Casal, por sua vez, explicou que o problema foi provocado pelas chuvas intensas na região, que afetaram a qualidade da água nos mananciais dos sistemas Severo e Sumidouro, obrigando a paralisação do tratamento. Além disso, quedas de energia agravaram a situação, impedindo a operação contínua dos sistemas. A companhia afirmou que as atividades do Sistema Severo foram retomadas nesta sexta e que o Sistema Sumidouro voltou a funcionar após o restabelecimento da energia elétrica.
A Equatorial Energia, responsável pelo fornecimento de energia na região, informou que uma equipe técnica foi enviada para identificar e solucionar possíveis falhas na rede elétrica que impactam o funcionamento da captação de água.
As empresas envolvidas seguem monitorando a situação. A população de Ibateguara aguarda a normalização do abastecimento.
Confira abaixo as notas das empresas mencionadas, na íntegra:
NOTA VERDE ALAGOAS:
A Verde Alagoas informa que, devido às fortes chuvas e às constantes quedas de energia em Ibateguara, a captação e o tratamento da água, realizados pela Casal, foram temporariamente comprometidos. Enquanto a situação não é normalizada, a Verde está disponibilizando o abastecimento por meio de caminhão pipa. Assim que a Casal retomar o fornecimento de água tratada, a Verde retomará a distribuição de forma gradativa.
NOTA CASAL:
A Casal está ciente da irregularidade no fornecimento de água em Ibateguara e informa que o problema é causado, sobretudo, pelas fortes chuvas que caem na região. É que as águas pluviais carreiam material sólido para os mananciais, impactando a turbidez e a coloração da água bruta. Por esse motivo, o tratamento do líquido frequentemente se torna inviável e a Casal se vê forçada a paralisar os dois sistemas que atendem ao município: o Severo e o Sumidouro.
O segundo problema que faz a Companhia paralisar a produção de água de qualidade são as faltas de energia. Elas também são comuns no período de chuvas. Nesses casos, a Casal entra em contato com a concessionária de energia e solicita providências para que seus sistemas sejam reativados o quanto antes.
Nesta sexta-feira (20), o Severo voltou a operar dentro da normalidade e o Sumidouro, após uma falta de eletricidade, teve suas atividades retomadas, com previsão de voltar a fornecer água tratada para a Verde Alagoas distribuir até as 18h.
Últimas notícias
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
