Túmulo da Era Viking com mulher e cachorro é encontrado no norte da Noruega
Cachorro estava posicionado aos pés da mulher em um túmulo a apenas 30 centímetros da superfície
Um túmulo da Era Viking foi encontrado na ilha de Senja, no norte da Noruega. A descoberta revela o sepultamento de uma mulher ao lado de um cachorro, em um barco com cerca de 5,4 metros de comprimento. O achado foi feito após dois homens encontrarem broches de bronze com detectores de metais em 2023. A partir disso, arqueólogos do Museu Universitário Ártico da Noruega iniciaram uma escavação no local em maio de 2025.
A análise dos artefatos indica que o túmulo data entre os anos 900 e 950. A mulher foi enterrada no centro do barco, com a cabeça voltada para o norte. Foram encontrados dois broches ovais, uma foice de ferro, uma pedra de amolar, contas de bronze, peças de âmbar, ferramentas de tecelagem e objetos de ferro ainda não identificados.
Segundo a arqueóloga Anja Roth Niemi, “tanto o fato de ela ter sido enterrada em um barco, quanto a localização do túmulo e os pertences indicam que ela era uma mulher de grande importância”.
O cachorro estava posicionado aos pés da mulher. Os pesquisadores avaliam que ele poderia ser um companheiro de estimação, um cão de caça ou um cão de guarda destinado a acompanhá-la na jornada após a morte. “Isso sugere que cães e humanos tinham uma relação próxima mesmo há mais de mil anos”, afirmou Niemi. Cães e cavalos são frequentemente encontrados em túmulos da Idade do Ferro no norte da Noruega.
O túmulo estava localizado a apenas 30 centímetros da superfície. Devido ao estado de preservação, os arqueólogos retiraram os objetos junto com o solo para análises em laboratório. As próximas etapas incluem exames no esqueleto da mulher, nos ossos do animal e na madeira do barco para entender melhor quem era essa pessoa e como vivia.
Segundo Isa Troim, da Diretoria do Patrimônio Cultural da universidade, “os achados fornecem informações valiosas sobre as práticas funerárias e as pessoas que viveram nesta área durante a Era Viking”.
Niemi também espera que esta descoberta “traga informações importantes sobre a sociedade da Era Viking em Senja e ajude a ampliar o conhecimento sobre a pré-história da região”.
Últimas notícias
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Idoso é encontrado morto dentro de chácara em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
