Pode ou não? Veja o que é permitido no comércio durante o São João Massayó 2025
Ambulantes devem ficar atentos às regras para garantir segurança, organização e boas práticas durante os festejos juninos

O São João Massayó 2025 é uma grande oportunidade de trabalho para os ambulantes. Mas para que as festas ocorram com segurança, organização e dentro das normas sanitárias, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) reforça que é fundamental o cumprimento das regras estabelecidas para a atividade comercial no evento.
As normas estão previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Semsc e diversos órgãos, como o Ministério Público de Alagoas (MPAL), Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Ilumina, Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Semce), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Equatorial, Procon Estadual e Municipal, além dos organizadores dos arraiais. O TAC define os direitos, deveres e limitações dos comerciantes que irão atuar no São João Massayó 2025.
O que está liberado?
Os ambulantes autorizados devem seguir uma série de regras para garantir uma experiência segura e organizada para todos. É permitido:
• Atuar nos locais e horários determinados no alvará;
• Vender apenas os produtos previamente autorizados pelo patrocinador;
• Utilizar utensílios descartáveis ou biodegradáveis;
• Manter o espaço limpo, armazenando corretamente os resíduos em sacos e realizando o descarte adequado;
• Portar e manter, de forma visível, o alvará de funcionamento.
• Manter os equipamentos em boas condições de uso;
• Trabalhar pessoalmente — a licença é pessoal e intransferível;
• Participar dos cursos de capacitação obrigatórios oferecidos pela Prefeitura;
• Exibir, em local visível, o cardápio com preços e o aviso: “Proibida a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos”.
O que está proibido?
• Trabalhar em locais ou horários diferentes dos autorizados;
• Utilizar quantidade de equipamentos superior à autorizada;
• Usar isopores ou similares fora das áreas permitidas;
• Obstruir calçadas, vias públicas ou qualquer espaço de circulação;
• Vender produtos ilícitos;
• Utilizar caixas de som, equipamentos sonoros ou alto-falantes;
• Usar sombreiros, guarda-chuvas ou similares (somente capas de chuva são permitidas);
• Utilizar churrasqueira a carvão (só é permitido botijão de gás de até 13 kg, fora da barraca);
• Vender produtos em bandejas ou utilizar mesas tipo bistrô;
• Comercializar bebidas em recipientes de vidro ou alimentos em espetos de madeira, além de qualquer objeto perfurocortante;
• Vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos;
• Consumir bebidas alcoólicas, drogas ou entorpecentes durante o trabalho;
• Empregar mão de obra infantil ou adolescente;
• Deixar veículos nas áreas do evento — é obrigatório retirá-los até três horas antes da abertura dos portões;
• Fazer ligações clandestinas de energia ou água;
• Danificar calçadas ou espaços públicos para fixação de equipamentos;
• Causar danos ao patrimônio público ou privado (em caso de dano, a reparação é imediata e obrigatória);
• Comercializar produtos de marcas concorrentes;
• Descumprir qualquer determinação dos órgãos de fiscalização, incluindo o Procon.
O diretor de Licenciamento e Fiscalização de Posturas da Semsc, João Fernando, destaca que a fiscalização será rigorosa para manter o padrão do evento.
“Vamos contar com rondas diárias, apoio da Guarda Municipal, videomonitoramento e o suporte das equipes da Semsc em todos os polos. O objetivo é garantir que todos cumpram o que está previsto no TAC e que o evento ocorra com tranquilidade e respeito às normas”, ressaltou.
Além disso, ambulantes na modalidade “formiguinha” devem circular com os produtos nas mãos ou presos ao corpo, sendo permitida apenas a venda de itens como balas, chicletes, capas de chuva e copos plásticos. É proibida, nessa modalidade, a comercialização de bebidas, cigarros e alimentos.
O Subsecretário de Convívio Social, Valdecio Nascimento, reforça que as regras são essenciais para garantir um ambiente seguro e bem organizado para trabalhadores, frequentadores e para o sucesso do evento.
“Essas orientações mostram a preocupação da Prefeitura de Maceió em garantir segurança tanto aos ambulantes quanto ao público que estará presente nos festejos. Estamos cuidando de cada detalhe para assegurar a organização e o ordenamento dos comerciantes que vão trabalhar nos espaços públicos durante o São João Massayó”, afirma Valdecio.
Últimas notícias

Homem atende a porta e é surpreendido com um tiro no peito no Feitosa

Mulher morre após ser esfaqueada pelo ex-companheiro no Jacintinho

Suspeitos de tráfico em Campo Alegre monitoravam moradores por meio de câmeras

Homem é preso após agredir ex com socos e puxões de cabelo em Lagoa da Canoa

Homem morre após ser baleado em Lagoa da Canoa

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
