Quer doar sangue durante o São João? Confira os horários das unidades do Hemoal
m Arapiraca e Maceió, os voluntários podem se candidatar à doação sanguínea na segunda (23) e na terça (24)
As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão funcionar em horário especial durante a véspera e dia de São João para abastecer as maternidades e hospitais de hemocomponentes, bem como para receber doações de sangue. Com esta ação, a Hemorrede Pública de Alagoas garante que os pacientes que necessitem de transfusões sanguíneas sejam atendidos e, paralelamente, que os candidatos à doação de sangue possam praticar o gesto voluntário, que pode salvar até quatro vidas.
Em Arapiraca, a unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, vai funcionar para doação de sangue na segunda (23) e na terça-feira (24), das 7h às 17h. Já em Maceió, as unidades Trapiche e Via Expressa, localizadas, respectivamente, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), abrem para receber os voluntários também na segunda-feira (23) e na terça-feira (24), das 7h às 17h.
A gerente do Hemoal Arapiraca, Amilka Mello, ressalta que o objetivo da Hemorrede Pública de Alagoas é garantir que as pessoas que tenham o desejo de doar sangue, aproveitem o feriado de São João para praticar o gesto voluntário.
%20(3).jpg)
"Sabemos que muitas pessoas não dispõem de tempo para doar sangue de segunda a sexta e, inclusive, aos sábados, porque trabalham ou estudam. Deste modo, contribuímos para possibilitar que elas possam realizar este ato nobre em meio aos festejos juninos e, também, atuamos para manter nosso estoque estabilizado", enfatiza a gestora.
Critérios para doar
Para doar sangue, há critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os quatro principais são estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, peso mínimo de 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Se o voluntário for menor de idade, é necessário estar acompanhado de um responsável legal, com o seu respectivo documento.
Caso o voluntário seja acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e tenha se contaminado pelo vírus da hepatite após os 11 anos, ele fica impossibilitado permanentemente de doar sangue, uma vez que são doenças que podem ser transmitidas no ato da transfusão sanguínea. O candidato à doação de sangue deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o candidato à doação de sangue deve comparecer ao Hemoal alimentado, mas deve evitar o consumo de alimentos gordurosos. No caso do voluntário que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, há impedimento de doar sangue pelo período de 12 meses.
Últimas notícias
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
