Quer doar sangue durante o São João? Confira os horários das unidades do Hemoal
m Arapiraca e Maceió, os voluntários podem se candidatar à doação sanguínea na segunda (23) e na terça (24)

As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão funcionar em horário especial durante a véspera e dia de São João para abastecer as maternidades e hospitais de hemocomponentes, bem como para receber doações de sangue. Com esta ação, a Hemorrede Pública de Alagoas garante que os pacientes que necessitem de transfusões sanguíneas sejam atendidos e, paralelamente, que os candidatos à doação de sangue possam praticar o gesto voluntário, que pode salvar até quatro vidas.
Em Arapiraca, a unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, vai funcionar para doação de sangue na segunda (23) e na terça-feira (24), das 7h às 17h. Já em Maceió, as unidades Trapiche e Via Expressa, localizadas, respectivamente, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), abrem para receber os voluntários também na segunda-feira (23) e na terça-feira (24), das 7h às 17h.
A gerente do Hemoal Arapiraca, Amilka Mello, ressalta que o objetivo da Hemorrede Pública de Alagoas é garantir que as pessoas que tenham o desejo de doar sangue, aproveitem o feriado de São João para praticar o gesto voluntário.
%20(3).jpg)
"Sabemos que muitas pessoas não dispõem de tempo para doar sangue de segunda a sexta e, inclusive, aos sábados, porque trabalham ou estudam. Deste modo, contribuímos para possibilitar que elas possam realizar este ato nobre em meio aos festejos juninos e, também, atuamos para manter nosso estoque estabilizado", enfatiza a gestora.
Critérios para doar
Para doar sangue, há critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os quatro principais são estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, peso mínimo de 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Se o voluntário for menor de idade, é necessário estar acompanhado de um responsável legal, com o seu respectivo documento.
Caso o voluntário seja acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e tenha se contaminado pelo vírus da hepatite após os 11 anos, ele fica impossibilitado permanentemente de doar sangue, uma vez que são doenças que podem ser transmitidas no ato da transfusão sanguínea. O candidato à doação de sangue deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o candidato à doação de sangue deve comparecer ao Hemoal alimentado, mas deve evitar o consumo de alimentos gordurosos. No caso do voluntário que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, há impedimento de doar sangue pelo período de 12 meses.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
