Cabines temáticas garantem acolhimento e combatem assédio no São João Massayó
Iniciativa assegura proteção a grupos vulneráveis
O São João Massayó, além de ser o maior do litoral brasileiro, também se destaca pelo compromisso com a proteção dos direitos humanos e o acolhimento de grupos vulneráveis. Na edição de 2025, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania da capital (Semuc), segue disponibilizando as cabines temáticas de acolhimento durante todo o evento.
Os espaços funcionam como pontos de apoio humanizado para maceioenses e turistas, oferecendo atendimento especializado a qualquer pessoa que for vítima de assédio, racismo, LGBTfobia ou outras formas de violência.
Os ambientes contam com equipes multidisciplinares, capacitadas para prestar desde o acolhimento inicial até o registro formal de ocorrências. Após o atendimento, as vítimas são encaminhadas aos programas sociais da Prefeitura de Maceió, garantindo o suporte necessário.
A coordenadora da Mulher da Semuc, Mariana Alves, destacou como estão sendo feitos os atendimentos. "A gente acolhe de forma humanizada para que a vítima se sinta acolhida e consiga conversar sobre a problemática para identificarmos o que aconteceu e posteriormente a isso, fazermos as orientações e direcionamentos", disse ao pontuar ainda que os casos são acompanhados após o evento.
A iniciativa disponibiliza quatro cabines temáticas, tendo uma média de 80 pessoas trabalhando nos espaços como o Maceió Sem Assédio, Maceió com Igualdade Racial, Maceió Inclusiva, Cabine DiverCidade.
Desde 2023, Maceió é a primeira capital do País a possibilitar o registro de Boletins de Ocorrência diretamente no local do evento público, agilizando o atendimento e fortalecendo a rede de proteção às vítimas. A iniciativa proporciona a promoção de um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso para todos os cidadãos.
"Até o momento, tivemos uma ocorrência sobre uma mulher de Salvador que veio para Maceió e se encontrava em situação de rua. Fizemos o acolhimento dela, identificamos as demandas e estamos fazendo todos os procedimentos para que ela consiga retornar à sua cidade", concluiu a coordenadora.
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
