Cabines temáticas garantem acolhimento e combatem assédio no São João Massayó
Iniciativa assegura proteção a grupos vulneráveis
 
                            O São João Massayó, além de ser o maior do litoral brasileiro, também se destaca pelo compromisso com a proteção dos direitos humanos e o acolhimento de grupos vulneráveis. Na edição de 2025, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania da capital (Semuc), segue disponibilizando as cabines temáticas de acolhimento durante todo o evento.
Os espaços funcionam como pontos de apoio humanizado para maceioenses e turistas, oferecendo atendimento especializado a qualquer pessoa que for vítima de assédio, racismo, LGBTfobia ou outras formas de violência.
Os ambientes contam com equipes multidisciplinares, capacitadas para prestar desde o acolhimento inicial até o registro formal de ocorrências. Após o atendimento, as vítimas são encaminhadas aos programas sociais da Prefeitura de Maceió, garantindo o suporte necessário.
A coordenadora da Mulher da Semuc, Mariana Alves, destacou como estão sendo feitos os atendimentos. "A gente acolhe de forma humanizada para que a vítima se sinta acolhida e consiga conversar sobre a problemática para identificarmos o que aconteceu e posteriormente a isso, fazermos as orientações e direcionamentos", disse ao pontuar ainda que os casos são acompanhados após o evento.
A iniciativa disponibiliza quatro cabines temáticas, tendo uma média de 80 pessoas trabalhando nos espaços como o Maceió Sem Assédio, Maceió com Igualdade Racial, Maceió Inclusiva, Cabine DiverCidade.
Desde 2023, Maceió é a primeira capital do País a possibilitar o registro de Boletins de Ocorrência diretamente no local do evento público, agilizando o atendimento e fortalecendo a rede de proteção às vítimas. A iniciativa proporciona a promoção de um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso para todos os cidadãos.
"Até o momento, tivemos uma ocorrência sobre uma mulher de Salvador que veio para Maceió e se encontrava em situação de rua. Fizemos o acolhimento dela, identificamos as demandas e estamos fazendo todos os procedimentos para que ela consiga retornar à sua cidade", concluiu a coordenadora.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		