Cabines temáticas garantem acolhimento e combatem assédio no São João Massayó
Iniciativa assegura proteção a grupos vulneráveis
O São João Massayó, além de ser o maior do litoral brasileiro, também se destaca pelo compromisso com a proteção dos direitos humanos e o acolhimento de grupos vulneráveis. Na edição de 2025, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania da capital (Semuc), segue disponibilizando as cabines temáticas de acolhimento durante todo o evento.
Os espaços funcionam como pontos de apoio humanizado para maceioenses e turistas, oferecendo atendimento especializado a qualquer pessoa que for vítima de assédio, racismo, LGBTfobia ou outras formas de violência.
Os ambientes contam com equipes multidisciplinares, capacitadas para prestar desde o acolhimento inicial até o registro formal de ocorrências. Após o atendimento, as vítimas são encaminhadas aos programas sociais da Prefeitura de Maceió, garantindo o suporte necessário.
A coordenadora da Mulher da Semuc, Mariana Alves, destacou como estão sendo feitos os atendimentos. "A gente acolhe de forma humanizada para que a vítima se sinta acolhida e consiga conversar sobre a problemática para identificarmos o que aconteceu e posteriormente a isso, fazermos as orientações e direcionamentos", disse ao pontuar ainda que os casos são acompanhados após o evento.
A iniciativa disponibiliza quatro cabines temáticas, tendo uma média de 80 pessoas trabalhando nos espaços como o Maceió Sem Assédio, Maceió com Igualdade Racial, Maceió Inclusiva, Cabine DiverCidade.
Desde 2023, Maceió é a primeira capital do País a possibilitar o registro de Boletins de Ocorrência diretamente no local do evento público, agilizando o atendimento e fortalecendo a rede de proteção às vítimas. A iniciativa proporciona a promoção de um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso para todos os cidadãos.
"Até o momento, tivemos uma ocorrência sobre uma mulher de Salvador que veio para Maceió e se encontrava em situação de rua. Fizemos o acolhimento dela, identificamos as demandas e estamos fazendo todos os procedimentos para que ela consiga retornar à sua cidade", concluiu a coordenadora.
Últimas notícias
Caixa Econômica adia sorteio da Mega da Virada para esta quinta-feira (1º)
Girau do Ponciano cresceu e levou diversas melhorias para a população durante o ano de 2025
Denúncia de disparos leva à apreensão de droga, arma e balança em Feira Grande
Polícia Civil investiga achado de dois cadáveres em córrego na cidade de Palmeira dos Índios
Homem armado com facão tenta invadir residência e é contido por populares em Craíbas
Assaltante armado rende frentista e rouba dinheiro em posto de combustíveis em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
