Cabines temáticas garantem acolhimento e combatem assédio no São João Massayó
Iniciativa assegura proteção a grupos vulneráveis
O São João Massayó, além de ser o maior do litoral brasileiro, também se destaca pelo compromisso com a proteção dos direitos humanos e o acolhimento de grupos vulneráveis. Na edição de 2025, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania da capital (Semuc), segue disponibilizando as cabines temáticas de acolhimento durante todo o evento.
Os espaços funcionam como pontos de apoio humanizado para maceioenses e turistas, oferecendo atendimento especializado a qualquer pessoa que for vítima de assédio, racismo, LGBTfobia ou outras formas de violência.
Os ambientes contam com equipes multidisciplinares, capacitadas para prestar desde o acolhimento inicial até o registro formal de ocorrências. Após o atendimento, as vítimas são encaminhadas aos programas sociais da Prefeitura de Maceió, garantindo o suporte necessário.
A coordenadora da Mulher da Semuc, Mariana Alves, destacou como estão sendo feitos os atendimentos. "A gente acolhe de forma humanizada para que a vítima se sinta acolhida e consiga conversar sobre a problemática para identificarmos o que aconteceu e posteriormente a isso, fazermos as orientações e direcionamentos", disse ao pontuar ainda que os casos são acompanhados após o evento.
A iniciativa disponibiliza quatro cabines temáticas, tendo uma média de 80 pessoas trabalhando nos espaços como o Maceió Sem Assédio, Maceió com Igualdade Racial, Maceió Inclusiva, Cabine DiverCidade.
Desde 2023, Maceió é a primeira capital do País a possibilitar o registro de Boletins de Ocorrência diretamente no local do evento público, agilizando o atendimento e fortalecendo a rede de proteção às vítimas. A iniciativa proporciona a promoção de um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso para todos os cidadãos.
"Até o momento, tivemos uma ocorrência sobre uma mulher de Salvador que veio para Maceió e se encontrava em situação de rua. Fizemos o acolhimento dela, identificamos as demandas e estamos fazendo todos os procedimentos para que ela consiga retornar à sua cidade", concluiu a coordenadora.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
