Censo revela que alagoanas pretas tornam-se mães mais cedo do que as brancas
Diferença no grau do instrução também impacta na taxa de fecundidade total (TFT), segundo o IBGE
Dados do Censo 2022 do IBGE revelam que em Alagoas, mulheres brancas ou com grau de instrução mais elevado, são mães mais tardiamente. No caso das mulheres de cor preta, a idade é um pouco reduzida.
Em Alagoas, existe uma disparidade em relação ao país: mulheres com nível superior completo têm idade média da fecundidade aos 31 anos, e as sem instrução são mães por volta dos 25,9 anos.
Nível nacional
Já em nível nacional, no caso das mulheres brancas, a idade média de fecundidade é de 27,5 anos. Já no caso das mulheres de cor preta, a tendência é que se tornem mães por volta dos 26,5 anos. Já as Pardas têm idade média de fecundidade de 27,2 anos.
De modo geral, mulheres da cor ou raça branca são as que mais adiam a maternidade, revela a pesquisa. A idade média de fecundidade das brancas no Brasil é de 29 anos.
Nível de instrução
A diferença de idade também é significativa pela relação da quantidade de filhos com o grau de instrução, ou seja, segundo o Censo 2022, para alagoanas com ensino superior, é esperado 1,20 filho por mulher; já para as sem instrução ou fundamental incompleto, a taxa é de 2,36 filhos.
O nível de instrução é outro aspecto que tem impacto na idade média e na taxa total de fecundidade. Mulheres com ensino superior completo tendem a ter menos filhos e são mães mais tardiamente.
Do outro lado, mulheres sem instrução ou com ensino fundamental incompleto alcançam a maternidade mais jovens e têm maior taxa de fecundidade.
No Brasil, a idade média de fecundidade das mulheres com superior completo é de 30,7 anos e a taxa de fecundidade total (TFT) estima um número de 1,19 filhos por mulher.
Quando se trata das mulheres sem instrução ou com baixa escolaridade, a TFT quase dobra – são esperados 2,01 filhos por mulher – e a maternidade chega mais cedo, na média dos 26,7 anos.
Últimas notícias
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
