Censo revela que alagoanas pretas tornam-se mães mais cedo do que as brancas
Diferença no grau do instrução também impacta na taxa de fecundidade total (TFT), segundo o IBGE
Dados do Censo 2022 do IBGE revelam que em Alagoas, mulheres brancas ou com grau de instrução mais elevado, são mães mais tardiamente. No caso das mulheres de cor preta, a idade é um pouco reduzida.
Em Alagoas, existe uma disparidade em relação ao país: mulheres com nível superior completo têm idade média da fecundidade aos 31 anos, e as sem instrução são mães por volta dos 25,9 anos.
Nível nacional
Já em nível nacional, no caso das mulheres brancas, a idade média de fecundidade é de 27,5 anos. Já no caso das mulheres de cor preta, a tendência é que se tornem mães por volta dos 26,5 anos. Já as Pardas têm idade média de fecundidade de 27,2 anos.
De modo geral, mulheres da cor ou raça branca são as que mais adiam a maternidade, revela a pesquisa. A idade média de fecundidade das brancas no Brasil é de 29 anos.
Nível de instrução
A diferença de idade também é significativa pela relação da quantidade de filhos com o grau de instrução, ou seja, segundo o Censo 2022, para alagoanas com ensino superior, é esperado 1,20 filho por mulher; já para as sem instrução ou fundamental incompleto, a taxa é de 2,36 filhos.
O nível de instrução é outro aspecto que tem impacto na idade média e na taxa total de fecundidade. Mulheres com ensino superior completo tendem a ter menos filhos e são mães mais tardiamente.
Do outro lado, mulheres sem instrução ou com ensino fundamental incompleto alcançam a maternidade mais jovens e têm maior taxa de fecundidade.
No Brasil, a idade média de fecundidade das mulheres com superior completo é de 30,7 anos e a taxa de fecundidade total (TFT) estima um número de 1,19 filhos por mulher.
Quando se trata das mulheres sem instrução ou com baixa escolaridade, a TFT quase dobra – são esperados 2,01 filhos por mulher – e a maternidade chega mais cedo, na média dos 26,7 anos.
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
