Projeto de lei propõe incluir o Bumba Meu Boi no calendário de eventos de Maceió
Proposta, de autoria da vereadora Teca Nelma, aguarda promulgação para ter validade
Nesta segunda-feira (30), é celebrado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, manifestação cultural de forte presença na tradição nordestina. Em Maceió, a data pode ganhar um novo significado após a aprovação do projeto de lei que institui oficialmente o Festival do Bumba Meu Boi no calendário de eventos do município. A proposta, de autoria da vereadora Teca Nelma, foi aprovada no ano passado e aguarda promulgação para ter validade.
Segundo o texto do projeto, o festival deverá ser realizado anualmente na última semana de setembro, com a responsabilidade de organização e programação compartilhada entre o Poder Executivo e os grupos culturais que mantêm viva a tradição.
A lei também determina que o município inclua recursos no orçamento para viabilizar o evento. “Graças a um projeto de minha autoria, o Festival Bumba Meu Boi fará parte do calendário oficial da cidade, e o município deverá garantir orçamento para sua realização”, afirma a vereadora.
O que diz o projeto?
De acordo com a proposta, o papel da manifestação como expressão cultural predominante nos folguedos da região Nordeste, especialmente em Maceió, onde a manifestação adquiriu identidade própria. “Possui estrutura mais elaborada, características próprias e enredos secundários distintos são percebidos nas apresentações locais”, diz a parlamentar.
Ela informa que houve um crescimento do número dos grupos de Bumba meu boi na cidade que, de forma espontânea, desfilam pelas ruas de Maceió como nos bairros da Pajuçara e Ponta da Terra, Vale do Reginaldo e Jacintinho, se espalhando para o Vergel, Poço, Cruz das Almas e Benedito Bentes.
Em 2023, a Prefeitura alegou não ter recursos para patrocinar o festival, o que gerou uma grande mobilização por parte da comunidade. Na época, a Liga do Bumba Meu Boi chegou a realizar um protesto pacífico na orla de Pajuçara contra o cancelamento do festival.
Para garantir a realização do festival, o projeto acolheu a demanda de representantes dos grupos culturais e foi desenvolvido o projeto. “O objetivo é garantir, por meio da lei, a continuidade do festival nos próximos anos, oferecendo segurança jurídica e valorização a quem mantém viva essa tradição popular”, finaliza.
Últimas notícias
Bloco do Povo abrirá prévias carnavalescas 2026 de Palmeira dos Índios com Léo Santana
Prévias carnavalescas de Palmeira dos Índios terão regras definidas em TAC entre Prefeitura e MP
Prévias carnavalescas movimentam Maceió com blocos, frevo e tradição; veja a programação
Confira as mudanças no trânsito para as prévias de Carnaval, em Maceió
Com a proximidade do Carnaval, Hospital Ib Gatto faz alerta para foliões curtirem com saúde
Prefeito de Japaratinga anuncia inaugurações de novas obras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
