Governo de Alagoas abre edital para ampliar vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua
Documento está disponível no site da Seades e propostas devem ser enviadas por e-mail

Após anunciar a ampliação de 160 para 480 vagas em casas de acolhimento e o lançamento do Observatório da Pessoa em Situação de Rua, a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) faz o chamamento público destinado à seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para atuar no reforço da rede estadual de atenção à essa população.
A missão das OSCs é prestar serviços de acolhimento institucional voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua. Podem se inscrever OSCs que atenderem aos requisitos listados no edital, disponível no site: assistenciasocial.al.gov.br. As propostas devem ser enviadas para o e-mail: [email protected].
"As organizações que desejam se inscrever precisam comprovar que estão em funcionamento há, no mínimo, um ano e que possuem cadastro ativo, entre outros requisitos. Essa iniciativa faz parte do Plano Integrado de Acolhimento e Transferência da População em Situação de Rua, lançado pelo governador Paulo Dantas. Trata-se de um trabalho transversal que irá atender famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social", explicou a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born.

Política de governo
No último dia 18, o Governo do Estado deu início à maior ação integrada já realizada em Alagoas para o acolhimento de pessoas em situação de rua, reunindo políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde, habitação e segurança para garantir dignidade, proteção e reinserção social de 28 famílias alojadas na Praça Sinimbu, no centro de Maceió.
Além disso, o governo vai oferecer aluguel social no valor de R$ 800 para as pessoas cadastradas pelas equipes técnicas e vai investir também na entrega de moradias definitivas.
A saúde mental é outra prioridade com foco no atendimento de pessoas com transtornos mentais e dependência química, integrando a Rede Estadual de Atenção Psicossocial.
Outra medida importante para o acompanhamento da realidade de Alagoas em relação às pessoas em situação de rua e para o desenvolvimento de ações de cidadania para essa população é a criação do Observatório da Pessoa em Situação de Rua, anunciado no último dia 25, após uma reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), de Prevenção à Violência (Seprev), do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e da Segurança Pública (SSP).
Para o lançamento do observatório, está sendo feito um censo com levantamento dos dados sobre a população em situação de rua em Alagoas. Além desse perfil, o site também vai disponibilizar informações sobre as ações desenvolvidas pelo governo para essas pessoas.
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo

Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
