Alagoas lidera taxa de fecundidade no NE e no país, mas perde em reposição populacional
Aspectos como a queda da taxa de fecundidade total, envelhecimento e migrações podem influenciar no decréscimo da população
A divulgação de dados do Censo 2022, realizada na última sexta-feira (27 de junho) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) trouxe outros dados referentes a fecundidade para o estado de Alagoas, indicador que também pode servir para analisar o crescimento ou decréscimo do ritmo populacional de uma localidade ou de um país.
Nesse ponto, Alagoas ocupa uma posição de destaque distinta, com valores acima da média regional e brasileira.
O estado é líder no Nordeste da Taxa de Fecundidade Total (TFT) - indicador demográfico que estima o número médio de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida fértil, caso ela mantivesse as taxas de fecundidade específicas por idade observadas em um determinado período.
A expectativa para Alagoas é de 1,77 filhos por mulher em idade fértil, acima da média regional (1,60 filhos) e da brasileira (1,55 filhos).
Porém, apesar de ainda apresentar valores acima da média, a TFT de Alagoas está abaixo do nível de reposição populacional, que é de 2,1 filhos por mulher.
Aspectos como a queda da taxa de fecundidade total, envelhecimento e migrações podem influenciar no decréscimo da população geral do estado, estimado para a partir de 2027, segundo as projeções do IBGE também divulgadas na pesquisa em relação ao estado e Alagoas.
O declínio da taxa de fecundidade é uma realidade em todo o país, revela o IBGE, que também enfrenta um processo de adiamento da maternidade, com aumento da idade média das mães no Brasil.
Últimas notícias
Ator Rui Rezende, de 'Roque Santeiro', morre aos 88 anos no Rio de Janeiro
Revalida 2026/1: divulgado resultado final da primeira etapa do exame
IBGE inicia coleta da Pesquisa Nacional de Saúde 2026
Inmet emite alerta de baixa umidade para 16 municípios de Alagoas nesta segunda (13)
Após 26 anos, concurso da Guarda Municipal reúne quase 15 mil candidatos em Maceió
Mais de 10 mil pessoas acompanham Renan Filho e Cícero Cavalcante em caminhada histórica
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
