Governo de Alagoas recebe ministra Margareth Menezes para diálogo sobre políticas de cultura
Encontro no Salão Nobre reuniu vice-governador Ronaldo Lessa e secretários após entrega do primeiro CEU das Artes do estado
O Governo de Alagoas recebeu nesta terça-feira (8) a ministra da Cultura, Margareth Menezes, para uma agenda oficial no Salão Nobre do Palácio Floriano Peixoto, em Maceió. O encontro contou com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa e de vários secretários de Estado, fortalecendo o diálogo sobre políticas públicas de cultura e inclusão social.
Durante a reunião, Lessa destacou o compromisso do governo com a ampliação do acesso à cultura, especialmente em áreas de alta vulnerabilidade social. “Ver a cultura chegando aos bairros é cidadania na prática”, afirmou o vice-governador.
Ele também ressaltou o impacto positivo que projetos como o Centro de Artes e Esportes Unificado, o CEU das Artes, podem ter no cotidiano das comunidades. “Antes, parecia que só quem tinha dinheiro podia viajar ou ter férias. Hoje, cultura é um direito de todas e todos. Quando o Estado chega com equipamentos como esse, a criminalidade cai, a harmonia aumenta. É uma bênção para a comunidade poder usufruir desses espaços”, completou.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, anunciou que outros seis CEUs das Artes estão previstos para Alagoas, com implantação em Arapiraca, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema e nos bairros Jacintinho e Benedito Bentes, em Maceió.
A ministra Margareth Menezes enfatizou o papel dos CEUs das Artes como política pública para democratizar o acesso à cultura em todo o Brasil. “Estamos entregando hoje um equipamento importantíssimo para a cultura alagoana. Cultura não é privilégio, é um direito de todas e todos”, afirmou a ministra.
Ela também destacou os efeitos sociais e econômicos desses investimentos. “A cultura gera emprego, renda e oportunidades, principalmente para as novas gerações. Esse espaço será usado para robótica, música, cinema, esportes e muito mais. É uma ferramenta poderosa de transformação social”, disse Margareth Menezes.
A ministra lembrou ainda que programas como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo seguem em vigor para apoiar o setor, enquanto novas iniciativas, como a Lei Rouanet Nordeste, visam descentralizar ainda mais os recursos.
Primeiro CEU de Alagoas
Mais cedo, Margareth Menezes participou da inauguração oficial do primeiro CEU das Artes de Alagoas, no conjunto Frei Damião, em Maceió. O espaço multifuncional, viabilizado com recursos federais e apoio do governo estadual e municipal, foi projetado para integrar ações culturais, atividades esportivas, formação para o trabalho, serviços socioassistenciais e inclusão digital.
A estrutura conta com biblioteca física e digital equipada com leitores eletrônicos, laboratórios de inovação e espaços maker, auditório, áreas recreativas e esportivas. Estão previstas atividades como robótica, música, capoeira, skate, leitura e cinema, além de oficinas aos fins de semana por meio do Programa Escola Aberta.
A expectativa é atender mais de mil crianças e adolescentes por dia no espaço, oferecendo oportunidades de formação, lazer e cidadania para a comunidade.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
