Com estoque zerado, Maternidade Santa Mônica faz apelo por doações de leite materno
O alimento é essencial para os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), mais uma vez, está enfrentando uma grave escassez de leite materno e faz um apelo urgente às mulheres que estão amamentando para que se tornem doadoras. O alimento é essencial para os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).
Segundo a pediatra Andréa Pinheiro, coordenadora do BLH da Santa Mônica, o estoque de leite humano está zerado. “Nós não temos estoque, nós temos apenas o leite para a semana. Então a gente pede para as mães que estão amamentando, que têm excesso de leite, que não joguem esse leite fora. Entrem em contato com o Banco de Leite por meio de telefone ou WhatsApp. A partir desse contato, nossa equipe passa todas as informações necessárias para que elas façam essa coleta e nós vamos agendar um horário para ir até a casa delas trazer esse leite para o banco da Santa Mônica”, explicou Andréa.
Por ser uma maternidade referência no atendimento às gestantes de alto risco, a MESM registra uma quantidade significativa de bebês prematuros, além de mães impossibilitadas de amamentar. “Nós temos 52 leitos, em todo o complexo, e a gente precisa ofertar o leite materno para esses bebês, principalmente os prematuros e os que passaram por algum procedimento cirúrgico. Na impossibilidade do leite da mãe, a gente precisa ofertar o leite materno que foi doado e pasteurizado, porque esse leite vai contribuir para a recuperação dos bebês. Muitas mulheres estão em tratamento com antibióticos ou possuem doenças que as impedem de doar ou até de amamentar seus próprios filhos”, explicou a pediatra.
O Banco de Leite funciona na maternidade, localizada na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço. A doadora precisa estar saudável e ter feito o pré-natal. Os exames realizados durante a gestação são suficientes para avaliação. Caso a mulher não possua os exames, eles podem ser feitos gratuitamente na própria unidade. Os testes identificam doenças como HIV, hepatite e toxoplasmose, que inviabilizam a doação.
O processo é simples e acolhedor. “A partir do primeiro contato, encaminhamos um profissional da equipe para orientar a doadora, auxiliar na ordenha e, se necessário, fazer a coleta do leite em domicílio”, explicou a pediatra. “Cada doação, por menor que pareça, pode salvar uma vida”, completou.
Serviço:
Banco de Leite Humano da MESM
Telefone e WhatsApp: (82) 98833-8808
Endereço: Avenida Comendador Leão, Poço, Maceió, Alagoas
Horário de funcionamento: 24 horas
Últimas notícias

“Corre, que é Terapêutico” ocorre nesta quinta (9) em Arapiraca

Corpo de Bombeiros faz buscas por criança desaparecida na praia de Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Traficante 'Playboy' morto em confronto é suspeito de participar de roubos de relógios de luxo, em Maceió

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
