Procon Maceió intensifica ações de fiscalização em postos de combustíveis
Objetivo da fiscalização é garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e assegurar a transparência na venda de combustíveis
O Procon Maceió iniciou, na última segunda-feira(8), uma fiscalização de rotina nos postos de combustíveis da capital com o objetivo de garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e verificar a transparência na comercialização dos combustíveis.
Durante a ação, as equipes do órgão analisam a exposição de preços, a diferenciação entre os valores cobrados à vista e a prazo, e se os estabelecimentos disponibilizam de forma visível o exemplar do CDC para consulta dos consumidores, conforme determina a legislação.
Além disso, os postos fiscalizados são notificados a apresentar, no prazo de até 20 dias, as notas fiscais de compra junto às distribuidoras, referentes ao período de 1º a 8 de julho. A medida visa apurar se houve redução nos valores repassados pelas distribuidoras e se essa eventual queda foi efetivamente repassada ao consumidor final.
“A intenção da fiscalização é garantir que qualquer redução de preço nas distribuidoras seja refletida nas bombas, beneficiando o consumidor. Também verificamos denúncias de bomba baixa e a conformidade da mistura do álcool anidro na gasolina”, explicou o coordenador de fiscalização do Procon Maceió, Daiwisson Alves.
Durante a fiscalização, são realizados testes de volumetria nas bombas de combustível para identificar possíveis irregularidades no volume entregue ao consumidor. Ate o momentto, nenhuma anormalidade foi constatada. Na ação, também é aferido o percentual de álcool anidro misturado à gasolina comum — que, segundo determinação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), deve ser de 27% — e todos os postos já verificados estavam em conformidade.
“Os testes mostraram que os postos vistoriados estão, até o momento, operando dentro da regularidade, tanto na qualidade quanto na quantidade do combustível fornecido. Seguiremos acompanhando e cobrando a documentação necessária para análise completa das práticas comerciais”, completou Daiwisson.
As fiscalizações seguem em andamento nos próximos dias, com o objetivo de ampliar o monitoramento e garantir a proteção dos direitos do consumidor maceioense.
Últimas notícias
Batalhão de Polícia Ambiental flagra pesca predatória na Lagoa Manguaba
Gonet também teve dados sigilosos violados na Receita Federal, diz STF
Trabalhador fica ferido após estrutura com placas solares desabar em posto de combustível
Moto furtada é recuperada em canavial de Colônia Leopoldina
Sepultamento de Edlúcio Nonato acontece nesta quarta-feira (18) em Maceió
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
