Câmara de Maceió aprova LDO e autoriza Prefeitura a contratar empréstimos para obras
Vereadores destacaram situação financeira positiva e nível de endividamento baixo da Prefeitura para aprovar os projetos
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Município para 2026 foi aprovada por unanimidade, nesta quinta-feira (10), pela Câmara Municipal de Maceió. Na sessão, também foi aprovada a autorização para que a Prefeitura dê início ao pedido de dois empréstimos para investimentos em obras na cidade.
A LDO define quais serão as prioridades dos investimentos municipais que irão orientar a Lei Orçamentária Anual, que por sua vez está prevista para chegar à Câmara em outubro.
Quanto aos empréstimos, aprovados por 23 votos a 3, o debate foi marcado por muitos discursos com argumentos favoráveis e alguns contrários.
Mas ao final da sessão, os pedidos - um deles no valor de 150 milhões de dólares, equivalentes a cerca de R$ 800 milhões, e o outro de R$ 400 milhões - contaram com a concordância da maioria dos vereadores presentes.
Entre os destaques das falas, as boas condições financeiras e fiscais em que se encontra o Município junto ao Tesouro Nacional foram citadas por vários parlamentares.
O novo líder do governo, vereador Kelmann Vieira, apresentou os números de endividamento, atualmente considerados baixos, o que dá a Maceió a nota máxima no indicador Capag, que indica Capacidade de Pagamento.
“A gente precisa trazer a verdade, e ela mostra que este governo tem austeridade fiscal. A Lei de Responsabilidade Fiscal é clara e diz que o limite máximo de endividamento é de 120%. O Município está com 18%. Se isso não for responsabilidade fiscal, não sei o que é”, apontou.
O novo vice-líder, David Empregos, lembrou que no início da gestão do prefeito JHC, Maceió tinha a nota C no indicador Capag e elevou o índice para A+, demonstrando que tem capacidade de cumprir os pagamentos e fazer novos investimentos para beneficiar o cidadão maceioense.
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Olívia Tenório, reforçou que após os pedidos da Prefeitura, os parlamentares se debruçaram sobre os dados, e eles apontaram a capacidade do Município de contrair mais um empréstimo. Os integrantes das comissões identificaram uma “consolidação financeira e orçamentária”, além de reconhecerem a necessidade de um montante maior para investimentos maiores.
O presidente da Comissão de Orçamento, vereador Samyr Malta, disse estar muito tranquilo em aprovar a autorização. Entre as obras que serão financiadas com esses recursos ele citou o BRT, que aponta como obra fundamental para a cidade, além de outras melhorias na infraestrutura inseridas no programa Avança Maceió.
Para o presidente da Câmara, Chico Filho, é importante explicar para a população que a aprovação pelo Legislativo municipal é só o primeiro passo de um longo processo com muitos pré-requisitos, que dão segurança à decisão dos vereadores. Ele também avalia que a Casa cumpriu seu papel de garantir a viabilidade de mais recursos chegarem a Maceió.
“Esses empréstimos vão ter que passar pelo Senado, com a garantia da União. O município terá que apresentar todas as certidões. O contrato tem um valor fixo de juros, ou seja, são vários pré-requisitos que ainda precisam ser atendidos. Além disso, foi feito um trabalho pela Secretaria da Fazenda que tirou Maceió de uma nota C para a nota A+. Temos uma taxa de endividamento de algo em torno de 18%, quando o município pode chegar a 120%. O Estado hoje tem algo em torno de 65%”, pontuou.
Votaram contrários aos empréstimos os vereadores Rui Palmeira, Teca Nelma e Silvio Camelo Filho. Rui se mostrou preocupado com a viabilidade de colocar o BRT em operação após sua implantação, por conta do seu alto custo. Ele também solicitou que o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito faça esses esclarecimentos em visita futura à Câmara.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
