Tarifa de 50% dos EUA atinge exportações de Alagoas; açúcar e minério estão entre os produtos afetados
Outro item que preocupa é o minério de cobre, segundo principal produto
Alagoas está entre os estados brasileiros que podem ser mais afetados pela nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida foi anunciada pelo presidente americano Donald Trump e atinge diretamente os estados que têm os EUA como principal destino das exportações.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Alagoas exportou mais de R$ 850 milhões para os Estados Unidos em 2023. O país foi o principal comprador de produtos alagoanos no último ano.
Açúcar é o principal produto exportado
O produto mais afetado pela medida será o açúcar bruto, derivado da cana-de-açúcar. A produção alagoana tem forte presença no mercado norte-americano e deve perder competitividade com a nova tarifa. Produtores afirmam que contratos podem ser cancelados e prejuízos devem ser registrados já nos próximos meses.
Outro item que preocupa é o minério de cobre, segundo principal produto da pauta exportadora do estado. O material é enviado por meio do Porto de Maceió e também será encarecido com a taxação.
Outros produtos também correm risco
Além do açúcar e do minério, a tarifa também atinge placas cerâmicas, derivados do coco e fécula de mandioca, que têm mercado em expansão nos Estados Unidos. Esses produtos agora enfrentam o risco de perder espaço para concorrentes de países asiáticos e latino-americanos.
Medida afeta diretamente a economia alagoana
Produtores do setor sucroalcooleiro alertam para o impacto da decisão americana. A expectativa é de queda nas exportações, suspensão de contratos e reflexo no número de empregos. “Com o aumento do imposto, o comprador lá fora vai buscar outro fornecedor. Isso é perda direta para a gente”, afirmou um empresário da Zona da Mata.
Alagoas entre os mais afetados do Brasil
De acordo com levantamento do setor, os estados mais atingidos pela medida são São Paulo, Ceará, Paraíba, Espírito Santo e Alagoas, todos com forte relação comercial com os Estados Unidos.
Governo Lula prepara resposta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu retaliação e já convocou reuniões com os ministérios da Fazenda, Agricultura e Relações Exteriores. A ideia é aplicar tarifas em produtos americanos e buscar apoio de parceiros do Mercosul.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
