Economia

Tarifa de 50% dos EUA atinge exportações de Alagoas; açúcar e minério estão entre os produtos afetados

Outro item que preocupa é o minério de cobre, segundo principal produto

Por Redação 7Segundos 11/07/2025 07h07
Tarifa de 50% dos EUA atinge exportações de Alagoas; açúcar e minério estão entre os produtos afetados
Cana de açúcar - Foto: Foto de Adrienne Andersen

Alagoas está entre os estados brasileiros que podem ser mais afetados pela nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida foi anunciada pelo presidente americano Donald Trump e atinge diretamente os estados que têm os EUA como principal destino das exportações.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Alagoas exportou mais de R$ 850 milhões para os Estados Unidos em 2023. O país foi o principal comprador de produtos alagoanos no último ano.

Açúcar é o principal produto exportado


O produto mais afetado pela medida será o açúcar bruto, derivado da cana-de-açúcar. A produção alagoana tem forte presença no mercado norte-americano e deve perder competitividade com a nova tarifa. Produtores afirmam que contratos podem ser cancelados e prejuízos devem ser registrados já nos próximos meses.

Outro item que preocupa é o minério de cobre, segundo principal produto da pauta exportadora do estado. O material é enviado por meio do Porto de Maceió e também será encarecido com a taxação.

Outros produtos também correm risco


Além do açúcar e do minério, a tarifa também atinge placas cerâmicas, derivados do coco e fécula de mandioca, que têm mercado em expansão nos Estados Unidos. Esses produtos agora enfrentam o risco de perder espaço para concorrentes de países asiáticos e latino-americanos.

Medida afeta diretamente a economia alagoana


Produtores do setor sucroalcooleiro alertam para o impacto da decisão americana. A expectativa é de queda nas exportações, suspensão de contratos e reflexo no número de empregos. “Com o aumento do imposto, o comprador lá fora vai buscar outro fornecedor. Isso é perda direta para a gente”, afirmou um empresário da Zona da Mata.

Alagoas entre os mais afetados do Brasil


De acordo com levantamento do setor, os estados mais atingidos pela medida são São Paulo, Ceará, Paraíba, Espírito Santo e Alagoas, todos com forte relação comercial com os Estados Unidos.


Governo Lula prepara resposta


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu retaliação e já convocou reuniões com os ministérios da Fazenda, Agricultura e Relações Exteriores. A ideia é aplicar tarifas em produtos americanos e buscar apoio de parceiros do Mercosul.