Ação da Vigilância de Zoonoses recolhe animais com sinais de esporotricose
Medidas preventivas tiveram como objetivo eliminar riscos à saúde dos moradores do Conjunto Aprígio Vilela

A equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Maceió promoveu, nesta terça-feira (15), uma ação de captura de um grupo de felinos com lesões compatíveis com suspeita de esporotricose, numa área do Conjunto Aprígio Vilela, localizado no Benedito Bentes.
A ação foi motivada pela denúncia de uma moradora, que relatou a presença de gatos com ferimentos em meio a outros aparentemente saudáveis, o que vinha gerando um risco à saúde de toda a comunidade.
“A esporotricose é uma doença causada pelo fungo Sporothrix, que geralmente habita o solo, plantas em decomposição e outros materiais orgânicos, o que torna os felinos as maiores vítimas da doença, por conta do hábito de escavar a terra. Por se tratar de uma zoonose transmissível ao ser humano, é preciso acionar nossa unidade aos primeiros sinais, para que todas as medidas sejam tomadas, eliminando os riscos de transmissão da doença”, explica o chefe especial da UVZ, Mailan Maia.
A ação de captura foi precedida, na tarde da última segunda-feira (14), de uma vistoria no local, realizada por uma equipe da UVZ, logo após o recebimento da denúncia. Além da identificação dos felinos com sinais da doença e coleta de material para confirmação do diagnóstico, foi realizado ainda um trabalho de orientação com os moradores, abordando o que são as zoonoses e qual é o papel da UVZ no controle e prevenção dessas doenças.
Em comum acordo com a comunidade, foi definido que no dia seguinte, após a confirmação do diagnóstico, a equipe retornaria ao local para realizar a captura dos animais doentes e realizar vacinação, conforme determinam as diretrizes do Ministério da Saúde para o controle da zoonose – que este ano passou a ser de notificação compulsória - visando proteger a saúde da população e conter possíveis riscos de transmissão.
“É importante estar atento e, caso você verifique um animal com sinais suspeitos para uma zoonose, deve acionar a UVZ de imediato, através do número (82) 98882-8240. Não medique. Isole o animal, mas não o abandone. Nossa unidade UVZ é ativa no controle dessa e outras zoonoses e marcamos presença desde a vistoria ao controle populacional da população animal e estamos a postos para atender a população”, reforçou Maia.
Saiba mais sobre a esporotricose
A esporotricose é uma infecção de pele (micose) causada por fungos do gênero Sporothrix, transmitida principalmente através de contato com solo contaminado, onde há plantas em decomposição ou materiais orgânicos contaminados.
Os animais acometidos pela doença – especialmente os gatos – apresentam lesões cutâneas com formato de crostas que não cicatrizam, ao redor da face, orelhas e outros membros, e pode ser transmitida ao homem por meio de lambidas, mordidas ou arranhões, também causando lesões cutâneas que, se não tratadas, podem evoluir para infecções mais graves em órgãos internos. A esporotricose tem tratamento com medicamentos antifúngicos.
Últimas notícias
![[Vídeo] Prefeita de São Luis do Quitunde diz que ação da PF é tentativa infundada de candidata derrotada](https://img.7segundos.com.br/HiCrNoGeBCyOeVxJrW_z_Qxi8U4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/sao-luiz-do-quitunde-1.png)
[Vídeo] Prefeita de São Luis do Quitunde diz que ação da PF é tentativa infundada de candidata derrotada

Polícia cumpre mandados em AL e PE por tentativa de homicídio contra ciclista profissional

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 33 milhões

Vini Jr quer liberação do Real Madrid para reatar com Virginia; entenda

Governo divulga passo a passo de CNH sem obrigatoriedade de autoescola

2026 terá 9 dos 10 feriados em dias úteis; saiba quais são as folgas do ano que vem
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
