Cavalo da PM-AL é doado ao Ifal para uso em ensino e pesquisa agropecuária
‘Jaraguá’ será integrado a atividades educacionais e agropecuárias do Instituto

Do quartel ao campus. Após longos anos servindo à sociedade alagoana no policiamento, a carreira de um dos cavalos do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon) acaba de ganhar um novo destino. Após concluir a colaboração na Segurança Pública, o animal, que goza de condições físicas para desempenhar funções leves, contribuirá com a educação.
Nesta quarta-feira (16), a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) formalizou a doação do animal ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Batizado de Jaraguá, o cavalo 152 foi oficialmente entregue ao Laboratório de Bovinocultura e Equideocultura do Campus Satuba, onde, a partir de agora, será empregado em atividades práticas voltadas ao ensino, pesquisa e manejo agropecuário.
“A doação dá destinação adequada e socialmente louvável. Neste caso, para o ensino e a pesquisa. Com certeza, Jaraguá terá um tratamento digno no novo ambiente de morada. A iniciativa representa uma importante ação de responsabilidade institucional e integração entre a segurança pública e a educação técnica”, destacou o subcomandante do RPMon, capitão Diogo Buarque.
Ele salientou também que, no entendimento dos gestores da PM e do RPMon, a doação é mais um exemplo de como o reaproveitamento responsável de recursos pode gerar impactos positivos fora do ambiente policial, contribuindo para a formação de novos profissionais e para a valorização do ensino público.
O ato de entrega contou com a participação de integrantes do RPMon e também simbolizou o fortalecimento dos vínculos entre as instituições. Um dos presentes foi o sargento Antônio Macedônio, militar cavaleiro que já foi aluno no mesmo campus onde, agora, será o novo lar de Jaraguá.

Segundo a médica veterinária do campus, Jana Kelly dos Santos, a doação representa um marco para o Ifal.
“Esse animal vai reforçar nosso plantel de equídeos, enriquecendo nossas práticas educativas e também facilitando o trabalho de manejo junto ao rebanho bovino. É uma parceria que tem potencial para crescer, inclusive com ações nas áreas de cultura, ciência e estágios”.
A solicitação foi realizada formalmente pelo Departamento de Gestão Agropecuária (DGA) do Ifal, após visita técnica ao RPMon. Na ocasião, foi identificada a possibilidade de doação de animais inativos, mas ainda aptos a colaborar com projetos de formação profissional e extensão.
Últimas notícias

Após várias advertências, Prefeitura de Penedo apreende pescados impróprios na feira livre

"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu

Eventos modificam trânsito da capital neste fim de semana

Videomonitoramento ajuda Guarda Civil a prender homem após agressão contra mulher em Palmeira

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, será palestrante no maior festival de educação do Brasil

‘Justiça não é tola, mas exige indícios’, diz defesa de Bolsonaro em resposta a Moraes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
