Cavalo da PM-AL é doado ao Ifal para uso em ensino e pesquisa agropecuária
‘Jaraguá’ será integrado a atividades educacionais e agropecuárias do Instituto

Do quartel ao campus. Após longos anos servindo à sociedade alagoana no policiamento, a carreira de um dos cavalos do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon) acaba de ganhar um novo destino. Após concluir a colaboração na Segurança Pública, o animal, que goza de condições físicas para desempenhar funções leves, contribuirá com a educação.
Nesta quarta-feira (16), a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) formalizou a doação do animal ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Batizado de Jaraguá, o cavalo 152 foi oficialmente entregue ao Laboratório de Bovinocultura e Equideocultura do Campus Satuba, onde, a partir de agora, será empregado em atividades práticas voltadas ao ensino, pesquisa e manejo agropecuário.
“A doação dá destinação adequada e socialmente louvável. Neste caso, para o ensino e a pesquisa. Com certeza, Jaraguá terá um tratamento digno no novo ambiente de morada. A iniciativa representa uma importante ação de responsabilidade institucional e integração entre a segurança pública e a educação técnica”, destacou o subcomandante do RPMon, capitão Diogo Buarque.
Ele salientou também que, no entendimento dos gestores da PM e do RPMon, a doação é mais um exemplo de como o reaproveitamento responsável de recursos pode gerar impactos positivos fora do ambiente policial, contribuindo para a formação de novos profissionais e para a valorização do ensino público.
O ato de entrega contou com a participação de integrantes do RPMon e também simbolizou o fortalecimento dos vínculos entre as instituições. Um dos presentes foi o sargento Antônio Macedônio, militar cavaleiro que já foi aluno no mesmo campus onde, agora, será o novo lar de Jaraguá.

Segundo a médica veterinária do campus, Jana Kelly dos Santos, a doação representa um marco para o Ifal.
“Esse animal vai reforçar nosso plantel de equídeos, enriquecendo nossas práticas educativas e também facilitando o trabalho de manejo junto ao rebanho bovino. É uma parceria que tem potencial para crescer, inclusive com ações nas áreas de cultura, ciência e estágios”.
A solicitação foi realizada formalmente pelo Departamento de Gestão Agropecuária (DGA) do Ifal, após visita técnica ao RPMon. Na ocasião, foi identificada a possibilidade de doação de animais inativos, mas ainda aptos a colaborar com projetos de formação profissional e extensão.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
