Alagoas adere à Prova Nacional Docente, criada pelo MEC para seleção de professores
Inscrições acontecem até 25/07, pelo sistema PND
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) traz uma novidade para os professores interessados em ingressar na carreira do magistério pela rede pública estadual de ensino: a adesão à Prova Nacional Docente (PND), instituída este ano pelo Ministério da Educação (MEC), a partir do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo do exame é auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes.
A Portaria Seduc nº 7.388/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 25 de junho, está disponível no site da Seduc na aba “Avisos” e dispõe sobre a possibilidade de utilização da PND como etapa de concurso público para provimento de cargos efetivos no âmbito da Seduc.
As inscrições para a prova nacional estão abertas até o dia 25 deste mês, por meio de sistema próprio, e serão aplicadas no dia 26 de outubro.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, explica que esta pode ser uma excelente oportunidade para os interessados em ingressar na rede estadual, considerando a intenção do governo em realizar concurso público para o cargo efetivo de professor até o final do segundo semestre deste ano e ainda em outros Processos Seletivos Simplificados (PSS).
“Como está previsto no próprio regulamento nacional, a adesão não nos obriga a utilizar os resultados da PND em todos os nossos processos seletivos. A decisão será nossa de utilizá-la como uma das etapas, cabendo oficializar no respectivo edital. Mas, acreditamos que esta é uma iniciativa muito positiva, pois qualifica nossos profissionais, e reafirmamos, sim, o interesse em utilizá-la em nossos editais”, declara Roseane.
PND
A prova foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Mais informações no site www.gov.br/mec.
Veja também
Últimas notícias
Fabrício Faustino reúne mais de 3 mil pessoas em festa inédita do Dia das Mães em Paulo Jacinto
Sem filtro e sem IA: nascer do sol no rio Madeira impressiona pelas cores vibrantes
Idosa se ajoelha para tentar impedir máquina de entrar em fazenda para obra de duplicação da GO-330
Criança de 11 anos é mordida por tubarão em praia de Pernambuco
[Vídeo] Escola Virgem dos Pobres traz experiência pedagógica da Itália para Arapiraca
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros no Tabuleiro do Martins, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
