Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Formação é voltada a gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está ofertando 575 vagas para o curso de especialização Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Ufal, até às 23h59 do dia 8 de julho de 2025.
A seleção será realizada por meio de análise curricular. As vagas estão distribuídas da seguinte forma: Maceió I (Tabuleiro dos Martins), 175 vagas; Maceió II (Poço), 200 vagas; Arapiraca, 50 vagas; Delmiro Gouveia, 50 vagas; Olho D’Água das Flores, 25 vagas; São Miguel dos Campos, 25 vagas; São José da Laje, 25 vagas; e Porto Calvo, 25 vagas.
Caso haja vagas remanescentes, profissionais de escolas públicas municipais que ofertam o ensino médio, bem como servidores da rede estadual que atuam em atividades de gestão, também poderão ser contemplados.
Para Ricardo Lisboa Martins, superintendente do Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Seduc, a especialização representa um avanço estratégico para qualificar a gestão escolar em Alagoas.
“Essa formação permitirá que as equipes gestoras discutam de forma integrada a reestruturação do Ensino Médio, fortalecendo o papel das escolas no planejamento de uma educação com qualidade social, alinhada às reais necessidades das juventudes alagoanas”, afirma.
Segundo ele, o curso reforça o compromisso com uma gestão mais eficaz, participativa e conectada às políticas públicas da etapa. Além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a formação será considerada como critério na seleção de gestores da Seduc e contará para fins de progressão e avaliação de desempenho dos servidores.
O curso
Lançada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta semana, como parte das ações da Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM), a formação será realizada na modalidade a distância (EaD), com encontros presenciais obrigatórios ao longo dos 12 meses de duração. O público-alvo são gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores com diploma de graduação e atuação preferencial em escolas públicas estaduais de Ensino Médio.
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será responsável pela execução da formação, por meio do Campus do Sertão, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied).
Os encontros presenciais da especialização serão oferecidos em sete polos: Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Olho D’Água das Flores, São Miguel dos Campos, São José da Laje e Porto Calvo.
O edital completo, com todas as informações sobre inscrição, cronograma, critérios de seleção e documentação necessária, está disponível no site oficial da Ufal.
Últimas notícias

Urbanização da orla da comunidade Ponta Mofina será inaugurada na sexta-feira, 01

Homem morre após cair de bicicleta em Luziápolis; IML confirma óbito

Receita Federal apreende cerca de R$ 3 milhões em calçados falsificados em Maceió

Seminfra substitui tubulação da região central, que ameaçava colapsar

JHC está em negociações avançadas com o União Brasil

Se vier a Alagoas, Lula será recebido com protesto em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
