Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Formação é voltada a gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está ofertando 575 vagas para o curso de especialização Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Ufal, até às 23h59 do dia 8 de julho de 2025.
A seleção será realizada por meio de análise curricular. As vagas estão distribuídas da seguinte forma: Maceió I (Tabuleiro dos Martins), 175 vagas; Maceió II (Poço), 200 vagas; Arapiraca, 50 vagas; Delmiro Gouveia, 50 vagas; Olho D’Água das Flores, 25 vagas; São Miguel dos Campos, 25 vagas; São José da Laje, 25 vagas; e Porto Calvo, 25 vagas.
Caso haja vagas remanescentes, profissionais de escolas públicas municipais que ofertam o ensino médio, bem como servidores da rede estadual que atuam em atividades de gestão, também poderão ser contemplados.
Para Ricardo Lisboa Martins, superintendente do Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Seduc, a especialização representa um avanço estratégico para qualificar a gestão escolar em Alagoas.
“Essa formação permitirá que as equipes gestoras discutam de forma integrada a reestruturação do Ensino Médio, fortalecendo o papel das escolas no planejamento de uma educação com qualidade social, alinhada às reais necessidades das juventudes alagoanas”, afirma.
Segundo ele, o curso reforça o compromisso com uma gestão mais eficaz, participativa e conectada às políticas públicas da etapa. Além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a formação será considerada como critério na seleção de gestores da Seduc e contará para fins de progressão e avaliação de desempenho dos servidores.
O curso
Lançada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta semana, como parte das ações da Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM), a formação será realizada na modalidade a distância (EaD), com encontros presenciais obrigatórios ao longo dos 12 meses de duração. O público-alvo são gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores com diploma de graduação e atuação preferencial em escolas públicas estaduais de Ensino Médio.
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será responsável pela execução da formação, por meio do Campus do Sertão, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied).
Os encontros presenciais da especialização serão oferecidos em sete polos: Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Olho D’Água das Flores, São Miguel dos Campos, São José da Laje e Porto Calvo.
O edital completo, com todas as informações sobre inscrição, cronograma, critérios de seleção e documentação necessária, está disponível no site oficial da Ufal.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
