Maceió inicia pesquisa "Sobe e Desce" para construção do novo Plano de Mobilidade Urbana
Levantamento ocorrerá entre os dias 21 e 25 de julho e contará com apoio da população para mapear os fluxos de passageiros no transporte público
Maceió inicia, nos próximos dias 21, 22, 23, 24 e 25 de julho, uma importante etapa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMobi): a pesquisa "Sobe e Desce". Conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a ação é uma das etapas previstas e tem como objetivo validar os dados da bilhetagem com fluxos de entrada e saída de passageiros nos ônibus que circulam pela capital alagoana, identificando os principais pontos de embarque e desembarque da população usuária do serviço.
O levantamento será realizado diretamente nos veículos, com equipes técnicas embarcadas e devidamente identificadas com coletes e crachás que irão registrar o comportamento dos usuários em dez linhas do sistema de transporte público.
Confira a lista de linhas que receberão os pesquisadores
069 – Clima Bom/Centro (via Farol)
113 – Eustáquio Gomes/Trapiche (Centro–Vergel)
223 – Ipioca/Vergel (via Ponta Verde)
226 – Ipioca/Trapiche (via Poço)
601 - Benedito Bentes/Jatiúca (via Rota do Mar)
604 - Eustáquio Gomes/Cruz das Almas (via UFAL–Rotary)
704 - Benedito Bentes/Ponta Verde / Farol
709 - Chã da Jaqueira/Ponta Verde/Mutirão
716 - Clima Bom/Ponta Verde/Farol
727 - Eustáquio Gomes/Ponta Verde (Village II)
Os dados obtidos servirão como base para diagnósticos e propostas de melhorias na rede de transporte coletivo, como reorganização de itinerários, reforço em linhas prioritárias e redução dos tempos de espera nos pontos de embarque. A pesquisa integra um conjunto de estudos técnicos contratados pela Prefeitura de Maceió, que está elaborando um novo Plano de Mobilidade com foco em acessibilidade, eficiência e sustentabilidade.
“A pesquisa é essencial para entendermos como os maceioenses usam o transporte público. Com esses dados, será possível planejar um sistema mais eficiente e alinhado às necessidades reais da população, a exemplo de deslocamentos mais ágeis. A participação dos usuários é essencial nesse processo. Quanto mais próximo da realidade for o levantamento, melhores serão as soluções. Daí a necessidade de que todos colaborem com os pesquisadores, utilizando normalmente as linhas avaliadas.”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André Santos de Alcântara Costa.
Sobre o Planmobi
O PlanMobi é coordenado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) e pela Secretaria de Ações Estratégicas e Parcerias, com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele será dividido em etapas que envolvem diagnóstico da situação atual, participação popular, estudos técnicos e, por fim, a definição de ações e metas para curto, médio e longo prazos.
Últimas notícias

Caminhão é encontrado abandonado na entrada do Sítio Luciana em Palmeira dos Índios

Câmara de Novo Lino recebe nota zero em transparência pública na gestão da ex-presidente Núbia Lima

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes

Princípio de incêndio atinge residência no conjunto Village Campestre, em Maceió

Bombeiros controlam incêndio que atingiu residência no bairro da Levada, em Maceió

Como Sofá na Caixa foi de sucesso viral nas redes à explosão de reclamações de clientes
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
