Maceió inicia pesquisa "Sobe e Desce" para construção do novo Plano de Mobilidade Urbana
Levantamento ocorrerá entre os dias 21 e 25 de julho e contará com apoio da população para mapear os fluxos de passageiros no transporte público
Maceió inicia, nos próximos dias 21, 22, 23, 24 e 25 de julho, uma importante etapa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMobi): a pesquisa "Sobe e Desce". Conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a ação é uma das etapas previstas e tem como objetivo validar os dados da bilhetagem com fluxos de entrada e saída de passageiros nos ônibus que circulam pela capital alagoana, identificando os principais pontos de embarque e desembarque da população usuária do serviço.
O levantamento será realizado diretamente nos veículos, com equipes técnicas embarcadas e devidamente identificadas com coletes e crachás que irão registrar o comportamento dos usuários em dez linhas do sistema de transporte público.
Confira a lista de linhas que receberão os pesquisadores
069 – Clima Bom/Centro (via Farol)
113 – Eustáquio Gomes/Trapiche (Centro–Vergel)
223 – Ipioca/Vergel (via Ponta Verde)
226 – Ipioca/Trapiche (via Poço)
601 - Benedito Bentes/Jatiúca (via Rota do Mar)
604 - Eustáquio Gomes/Cruz das Almas (via UFAL–Rotary)
704 - Benedito Bentes/Ponta Verde / Farol
709 - Chã da Jaqueira/Ponta Verde/Mutirão
716 - Clima Bom/Ponta Verde/Farol
727 - Eustáquio Gomes/Ponta Verde (Village II)
Os dados obtidos servirão como base para diagnósticos e propostas de melhorias na rede de transporte coletivo, como reorganização de itinerários, reforço em linhas prioritárias e redução dos tempos de espera nos pontos de embarque. A pesquisa integra um conjunto de estudos técnicos contratados pela Prefeitura de Maceió, que está elaborando um novo Plano de Mobilidade com foco em acessibilidade, eficiência e sustentabilidade.
“A pesquisa é essencial para entendermos como os maceioenses usam o transporte público. Com esses dados, será possível planejar um sistema mais eficiente e alinhado às necessidades reais da população, a exemplo de deslocamentos mais ágeis. A participação dos usuários é essencial nesse processo. Quanto mais próximo da realidade for o levantamento, melhores serão as soluções. Daí a necessidade de que todos colaborem com os pesquisadores, utilizando normalmente as linhas avaliadas.”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André Santos de Alcântara Costa.
Sobre o Planmobi
O PlanMobi é coordenado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) e pela Secretaria de Ações Estratégicas e Parcerias, com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele será dividido em etapas que envolvem diagnóstico da situação atual, participação popular, estudos técnicos e, por fim, a definição de ações e metas para curto, médio e longo prazos.
Últimas notícias

Prefeitura de Rio Largo leva mais de 70 serviços para a população na 1ª edição do “Prefeitura Presente”

Cem estudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio na Inglaterra

Filarmônica de Alagoas apresenta a 8ª edição do Clássicos do Rock neste sábado, em Maceió

Polícia Militar prende homem foragido da Justiça em operação no Sertão

PM apreende arma e mais de 2kg de drogas em ação no bairro Benedito Bentes

Inclusão Nordeste: primeira edição em Alagoas acontece em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
