Encontro Estudantil da rede estadual é remarcado para novembro
Nova fase de inscrições será aberta em breve; cronograma do evento passará por reestruturação completa

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) informou que o 8º Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual de Ensino foi oficialmente remarcado para o mês de novembro de 2025. Inicialmente previsto para ocorrer entre os dias 5 e 7 de agosto, o evento passa a contar com novo período de realização, a ser divulgado em breve nos canais institucionais da pasta.
A mudança visa garantir uma melhor organização logística e pedagógica, assegurando ampla participação das unidades de ensino e maior qualidade na execução das atividades, em consonância com os princípios da educação integral, da valorização das diversidades e do protagonismo juvenil.
Novo cronograma
Com a mudança de data, o cronograma oficial do evento será integralmente reestruturado, incluindo novas datas para apresentações, exposições, credenciamento e atividades formativas. Em breve, será divulgada uma nova janela de inscrições, que haviam sido encerradas no dia 11 de julho, oferecendo nova oportunidade para que mais estudantes participem dessa iniciativa que mobiliza toda a comunidade escolar.
Todas as apresentações e atividades serão realizadas no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, com estrutura de apoio fornecida pela Seduc, incluindo transporte e alimentação para estudantes e professores orientadores.
Podem participar estudantes do Ensino Médio regular, Ensino Médio integrado à educação profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com projetos inéditos e interdisciplinares. Os projetos serão acompanhados por professores orientadores e selecionados de acordo com critérios estabelecidos em regulamento.
8º Encontro Estudantil
Com o tema “120 anos de Nise da Silveira: um olhar humanizado de Alagoas para o mundo”, o encontro estudantil deste ano busca promover a reflexão sobre a trajetória da psiquiatra alagoana que revolucionou o tratamento de saúde mental no Brasil.
O evento se propõe a valorizar a criatividade, o pensamento crítico, a empatia e o respeito à diversidade, estimulando os estudantes a expressarem suas visões por meio da arte, da ciência, da tecnologia, da literatura e de ações sociais.
O encontro contempla diversas mostras, festivais, prêmios e olimpíadas nas áreas de ciências, artes, inovação, cultura digital, literatura e história, dentre elas:
- Feira de Ciências do Estado de Alagoas (FECEAL)
- Mostra Estudantil Audiovisual, de Fotografia e Artes Plásticas
- Festival Estudantil de Dança, Teatro e Música
- Mostra de Programação e Robótica
- Sarau Estudantil da Rede Estadual (SAEREAL)
- Encontro dos Grêmios Estudantis (EGREAL)
- Olimpíada de História de Alagoas
- Prêmios Professor Edvaldo Albuquerque, Cenira Angélica e Personalidades Negras e Indígenas
- Festival de Invenção e Criatividade – FIC no Encontro Estudantil
- Arena da Cultura Empreendedora
- Projeto “Professor Mentor, meu Projeto de Vida”
Os três primeiros colocados em cada modalidade receberão certificados de reconhecimento, troféus para as unidades de ensino e poderão ter seus projetos divulgados nos Anais do Encontro Estudantil.
Para saber detalhes sobre cada atividade, confira o edital disponível em: https://www.educacao.al.gov.br/component/jdownloads/?task=download.send&id=4478&catid=445&m=0&Itemid=101
Veja também
Últimas notícias

Mais de 11 mil aposentados e pensionistas em Alagoas já aderiram ao acordo de ressarcimento

28 armas e quase 29 kg de drogas são retirados de circulação em Alagoas

Morre Roberto Duailibi, escritor e publicitário, aos 89 anos

Lula critica ações dos EUA contra ministros do STF: 'Medida arbitrária e sem fundamento'

Professor da Ufal é convidado para examinar tubarão raro encontrado em Sergipe

São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe receberão recursos da Defesa Civil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
